ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Estudo experimental do Princípio de Avogadro a partir de equipamento construído com tubos de PVC

AUTORES: Silva, J.A.D. (IFF - CAMPUS CABO FRIO) ; Santos, L.C.F. (IFF - CAMPUS CABO FRIO) ; Soares, T.R. (IFF - CAMPUS CABO FRIO) ; França, R.F. (IFF - CAMPUS CABO FRIO) ; Del Corso, V.M.G.A. (IFF - CAMPUS CABO FRIO)

RESUMO: O uso de experimentos é uma ferramenta eficaz para se trabalhar os mais diversos conteúdos da química, dentre eles os sistemas gasosos, pois fornece aos estudantes informações sensoriais capazes de promover um desenvolvimento cognitivo sobre esse conteúdo. Entretanto, o elevado custo dos equipamentos usados para estudo de sistemas gasosos inviabiliza a democratização de seu emprego em escolas menos favorecidas financeiramente. O objetivo desse trabalho foi o desenvolvimento de um sistema experimental de baixo custo para estudar as relações entre as variáveis de um sistema gasoso e em especial o princípio de Avogadro. A confecção do aparato requer tubos de PVC e seringas de plástico facilmente encontrados no mercado e os resultados encontrados apresentam significativa coerência científica.

PALAVRAS CHAVES: Experimentação; Sistemas gasosos; Material de baixo custo

INTRODUÇÃO: O uso de experimentos com objetivo de auxiliar e/ou promover a construção do conhecimento em química é descrito como uma ferramenta metodológica capaz de estimular o aprendizado do aluno na medida em que favorece a percepção de aspectos fenomenológicos dessa ciência (FARIAS ET AL., 2009; ANDREU E RECENA, 2010). Nesse contexto vários experimentos têm sido propostos para trabalhar os mais diversos conteúdos da química (LUZ JÚNIOR ET AL., 2004). Entretanto, alguns conteúdos são pouco explorados por essa metodologia de ensino, dentre eles, os sistemas gasosos. Além disso, em uma pesquisa realizada na Universidade de Washington com mais de 1500 estudantes egressos, praticamente todos apresentaram alguma deficiência de aprendizado no tangente a teoria do gás ideal (KAUTZ ET AL., 1999). Uma das deficiências mais marcantes é a atribuição de diferentes comportamentos físico-químicos a diferentes tipos de gases sujeitos às mesmas condições, ou seja, vários estudantes acreditam que as mesmas quantidades de gases diferentes se comportam de maneira diferente mesmo quando submetidos às mesmas condições de pressão, temperatura e volume (KAUTZ ET AL., 1999). Este pensamento contrapõe o conceito do princípio de Avogadro. Acredita-se que os estudantes levam em consideração o tamanho das moléculas ao fazer a previsão do volume ocupado pelo sistema gasoso estabelecendo uma relação proporcional entre o tamanho das moléculas e volume por elas ocupado. O objetivo desse trabalho foi o desenvolvimento de uma atividade experimental voltada ao estudo do princípio de Avogadro a partir de um equipamento confeccionado com materiais de baixo custo.

MATERIAL E MÉTODOS: A confecção do aparato requer os seguintes materiais: 1 – plataforma de madeira; 2 - tampão de PVC de 100 mm ; 3 – cano de PVC de 25 mm de diâmetro e 30 cm de comprimento; 4 – cano de PVC de 20 mm de diâmetro e 30 cm de comprimento; 5 – conexão de PVC 25/60 mm; 6 – conexão de PVC 20/50 mm; 7 – uma seringa de plástico de 10 mL cuja agulha foi lacrada com parafina; 8 – uma balança de açougueiro ou conjunto de materiais cujas massas são conhecidas, montados como apresentado na Figura 1. Uma seringa de plástico vedada de 10 mL contendo o mesmo volume do gás a ser estudado deve ser colocada no interior do cano 4 para observação da variação de volume. Tanto o cano 4 quanto o 3 devem ter cortes retangulares para visualização do volume da seringa. Após a montagem do equipamento vários objetos de massas diversas foram adicionadas no tampão de PVC e os valores de volume correspondentes foram registrados. Foram feitas análises com os gases CO2, H2, O2 obtidos no laboratório através dos seguintes métodos: CO2 – reação entre bicarbonato de sódio e vinagre; O2 – decomposição catalítica do peróxido de hidrogênio usando MnO2; H2 – reação entre zinco e ácido clorídrico. Os gases assim preparados foram purificados através da passagem por uma coluna de CaCl2 anidro e recolhidos em seringas de plástico de 10 mL prontos para as análises. Além desses também foi realizada a análise do ar atmosférico considerado nesse experimento como N2.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O aparato desenvolvido é apresentado na Figura 1. Os valores de pressão foram obtidos através das equações F = m .g e P = F / a. A partir de diversas massas adicionadas nos sistemas foi construído o Gráfico 1 que relaciona a pressão do sistema e seu respectivo volume. A partir da análise do gráfico pode-se observar que o comportamento de diferentes gases quando submetidos a condições de pressão e temperatura semelhantes possuem comportamentos de compressibilidade similares, ou seja, em um sistema fechado contendo um volume fixo, a pressão é diretamente proporcional à quantidade de matéria do gás independente da natureza desse gás, conforme diz o Princípio de Avogadro. A compreensão de conceitos relacionados ao comportamento dos gases por parte estudantes é dificultada pela necessidade de abstração dos alunos mediante um sistema de baixa visualização macroscópica e pelo fato de boa parte do aprendizado ser fundamentado em informações sensoriais (BALEN E NETZ, 2005; ANDREU E RECENA, 2010). Parte dessa dificuldade está relacionada à relutância do aluno em assumir o conceito de vazio e a necessidade de preencher os espaços entre as moléculas em sistemas gasosos com alguma substância somando-se a uma idéia equivocada do tamanho das moléculas em relação ao espaço que elas ocupam (MORTIMER, 1995). Resulta desse experimento que, em sistemas gasosos, o volume molecular não influencia significativamente no volume do sistema à pressões ordinárias e que, por sua vez, gera um ponto de partida para uma discussão didática acerca da teoria cinético-molecular dos gases. Desta forma, pretende-se gerar um conflito cognitivo que substanciará uma alteração conceitual nos estudantes.

Figura 1

Aparato desenvolvido com tubos de PVC e seringa de plásico para o estudo de sistemas gasosos.

Gráfico 1

Variação do volume (mL) frente a diferentes pressões (atm) para as substâncias gasosas: oxigênio, Hidrogênio, gás carbônico e ar (nitrogênio).

CONCLUSÕES: Neste trabalho foi apresentado um experimento capaz de mostrar ao aluno que gases diferentes possuem o mesmo comportamento quando nas mesmas condições de temperatura, pressão e volume. A partir dessa constatação pode-se estabelecer o quão é insignificante a influência do tamanho molecular em relação ao volume de um sistema gasoso à pressões ordinárias. Além disso, o experimento foi conduzido a partir de um aparato desenvolvido com materiais de baixo custo o que favorece e democratiza sua aplicação mesmo em escolas que não dispõe de laboratórios didáticos.

AGRADECIMENTOS: CNPq, CAPES, FAPERJ, IFF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANDREU, M. P. AND M. C. P. RECENA (2010). "Influência de um objeto de aprendizagem nas concepções de estudantes do ensino médio sobre ebulição da água." RENOTE 5(2).

BALEN, O. AND P. A. NETZ (2005). "Aplicação da modelagem e simulação no ensino de modelos de sistemas gasosos." Acta Scientiae : revista de Ciências Naturais e Exatas 7(2): 29.

FARIAS, C. S., A. M. BASAGLIA, ET AL. A importância das atividades experimentais no Ensino de Química.In: 1º CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA., 2009, Londrina - Pr. Resumos da 1º Congresso Paranaense de Educação Em Química.

KAUTZ, C. H., M. LOVRUDE, ET AL. (1999). Research on student understanding of the ideal gas law.

LUZ JÚNIOR, G. E., S. A. A. SOUSA, ET AL. (2004). "Química Geral experimental: uma nova abordagem didática." Química Nova 27(1): 164-168.

MORTIMER, E. F. (1995). "Concepções atomistas dos estudantes." Química Nova na Escola 1: 23-26.