ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A CONTEXTUALIZAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM SOBRE CINÉTICA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Barbosa de Aquino, G. (UFS) ; Batista da Silva, G. (UFS) ; Gomes Silva Neto, H. (UFPE) ; de França Silva, B.C. (FPD) ; da Paz Santos, (UFS)

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de compreensão dos alunos sobre o estudo dos fatores que influem na cinética das reações químicas fazendo o uso da contextualização com o auxílio de atividades experimentais. O projeto foi realizado na Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães (ETEPAM), no Recife-PE com os alunos da 2ª série do Ensino Médio. Como resultado, a utilização da contextualização dos temas abordados em sala de aula juntamente com as demonstrações experimentais serviu como instrumentos facilitadores no processo ensino-aprendizagem dos alunos na construção e compreensão de conceitos químicos.

PALAVRAS CHAVES: Contextualização; Experimentação; Cinética Química

INTRODUÇÃO: De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB/9.394/96) o ensino de Química deve ser abordado de maneira contextualizada de modo que o estudante relacione o que aprende em sala de aula com situações cotidianas, levando em consideração a informação científica e o contexto social o qual está inserido. Quando os temas de Química não são devidamente contextualizados, há uma grande possibilidade de que o aluno apresente rejeição desta ciência, gerando dificuldades em aprender e perceber o significado do que estudam (LIMA, J. F. L. et al. 2000). Percebe-se que o conteúdo Cinética Química normalmente é abordado de maneira tradicional e sem vínculo com o cotidiano dos alunos. Uma das formas de superar esta dificuldade é o uso da contextualização em sala de aula que consiste na construção de significados, incorporando valores que explicitem o cotidiano, com uma abordagem social e cultural, que facilitem o processo da descoberta. Conforme SANTOS et al (2011), representa um caminho de levar o aluno a entender a importância do conhecimento e aplicá-lo na compreensão dos fatos que o cercam. Por essas razões, o objetivo deste trabalho foi avaliar o grau de compreensão dos alunos sobre o estudo dos fatores que influenciam a cinética das reações químicas fazendo o uso da contextualização com o auxílio de atividades experimentais com os alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães (ETEPAM), no Recife-PE.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado com 79 alunos matriculados na 2ª série do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães (ETEPAM), na cidade do Recife-Pernambuco. Primeiramente foi ministrada uma aula expositiva com o auxílio do data-show, abordando os fatores que influenciam na rapidez de uma reação química, seguido de demonstrações experimentais relacionadas ao cotidiano. No final da atividade foi aplicado um questionário contendo cinco perguntas objetivas com o intuito de avaliar qualitativamente a eficácia da metodologia aplicada e o grau de compreensão dos conceitos vivenciados em sala de aula pelos alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante as demonstrações experimentais os alunos receberam um texto associado com todos os fatores (concentração, temperatura, superfície de contato e catalisador) de forma contextualizada. Observou-se que à medida que os alunos realizavam a leitura, os mesmos conseguiam relacionar outros exemplos diferentes da literatura com o seu cotidiano promovendo discussões em sala de aula entre eles. Após a aula, 95% dos alunos compreendeu de maneira correta o efeito da concentração na rapidez de uma reação química conforme a figura 01. Resultados positivos também procederam para o efeito da temperatura (97,5%) e catalisador (98,7%); entretanto, para o fator da superfície de contato, 89,9% dos alunos apresentaram dificuldades em seu entendimento que puderam ser superadas com o auxílio de um novo texto. Dessa forma, observou-se que os alunos sentiram-se motivados a aprender o assunto. Em consonância com NANNI (2004), a importância atribuída à inclusão da experimentação está na caracterização de seu papel investigativo e de sua função pedagógica em auxiliar o aluno na compreensão dos fenômenos sobre os quais se referem os conceitos. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de construir seus próprios conceitos diante do conteúdo abordado como mostra os comentários abaixo: “A abordagem contextualizada ajudou entender melhor como a concentração, temperatura, superfície de contato e catalisador agem na rapidez de uma reação...” “Agora entendi melhor como funciona cada fator na rapidez de uma reação química através dos exemplos e experimentos demonstrados em sala de aula.” “Gostei da aula, pois aprendi o assunto de maneira diferente, seria bom que outros assuntos de química fossem ensinados dessa forma”.

Gráfico Cinética Quimica

Figura 1. Representação quantitativa dos acertos verificados no questionário referente a cada fator químico

CONCLUSÕES: A partir do trabalho pode-se concluir que as condições oferecidas aos estudantes de vivenciar a importância do papel da Química no seu cotidiano através de uma metodologia que envolva a contextualização e demonstrações experimentais, promoveram resultados significativos no processo de ensino aprendizagem em Química, incentivando a participação ativa dos alunos na busca de conclusões pertinentes aos conceitos vistos em sala de aula.

AGRADECIMENTOS: ETEPAM, UFPE e UFC.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LIMA, J. F. L.; PINA, M. S. L.; BARBOSA, R. M. N.; JÓFILI, Z. M. S. Contextualização no Ensino de Cinética Química. Quim. Nova na Escola. São Paulo, n. 11, p. 26-29, maio 2000.

NANNI, R. Natureza do conhecimento científico e a experimentação no ensino de ciências. Revista eletrônica de ciências. São Carlos – SP, n. 24, 26 de maio de 2004.

ROSA, M. I. F. P. S.; SCHNETZLER, R. P. Quim. Nova na Escola, 1998, 8,31.

SANTOS, É. da P; AQUINO, G. B; GUEDES, J. T. A contextualização no ensino de Química no Ensino Médio: um estudo de caso no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva. 4º - Encontro de Formação de Professores e 5º Fórum Permanente de Inovação Educacional – Edição Internacional. ISSN 2179-0663. Universidade Tiradentes, Aracaju- SE, Junho, 2011.