ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A INSERÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA EM NÍVEL MÉDIO COM USO DE ABORDAGEM CTSA.

AUTORES: Silva de Oliveira, G. (UFCG) ; Bezerra da Costa, C. (UFCG)

RESUMO: Este trabalho teve por objetivo desenvolver estratégias, abordagens pedagógicas e curriculares no contexto escolar com relação ao tema Educação Ambiental com uma utilização do ensino CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) na escola de E. E. Orlando Venâncio em Cuité - PB visando à melhoria do ensino de química e uma iniciação de alfabetização científica voltada ao entendimento do meio ambiente, utilizando a contextualização dos conceitos químicos, tendo o intuito de discutir problemas envolvendo fenômenos naturais e as implicações que o conhecimento destes pode acarretar à sociedade e ao ambiente para nesta perspectiva formar cidadãos cientificamente e tecnologicamente alfabetizados capazes de participar e se posicionar em discussões públicas de problemas que afetam a sociedade.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Abordagens CTSA; Contextualização

INTRODUÇÃO: A questão ambiental é uma preocupação cada vez mais presente em toda a sociedade e é uma realidade com a qual o ser humano precisa aprender a conviver. Isso implica na necessidade de um ensino voltado para essa temática, que venha contribuir para a formação de sujeitos críticos que busquem a preservação da vida do planeta e melhores condições sociais para a existência humana. Segundo Dias (2002), a educação ambiental (EA) estimula o exercício pleno da cidadania e resgata o surgimento de novos valores que tornem a sociedade mais justa e sustentável. Quando consideramos que EA visa formar cidadãos conscientes, isso se relaciona também ao papel da educação formal e do ensino CTSA que tem a formação da cidadania como seu objetivo geral. Segundo Pinheiro, Silveira e Bazzo (2007) o movimento CTSA proporcionou mudanças curriculares em vários países. É papel da escola é desenvolver nos estudantes o pensamento crítico, permitindo a sua imersão não apenas nos aspectos conceituais da ciência, mas possibilitando estabelecer relações destes com outros de natureza social, política, econômica e ambiental, integrando a aprendizagem da ciência com as questões problemáticas do meio em que estão inseridos. O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) – Subprojeto da licenciatura em Química da Universidade Federal de Campina Grande vem desenvolvendo um trabalho com alunos da escola estadual Orlando Venâncio privilegiando e enfatizado questões ambientais e tentando integrar essas questões ao meio em que os alunos então inseridos.

MATERIAL E MÉTODOS: Os professores da disciplina de química, juntamente com bolsistas do projeto PIBID que atuam na Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos vem desenvolvendo estratégias para um ensino inovador com uso das abordagens (CTSA), desde o segundo semestre de 2011 nas turmas de 1°, 2° e 3°. Estas estratégias tentem a melhorar o ensino de química e conscientizar socialmente os alunos diante das dificuldades ambientais atuais com o intuito de minimizar as ações pessoais que diariamente acontecem. A primeira etapa constituiu conhecer o contexto escolar e a realização de uma entrevista com os professores e alunos, com o objetivo de discutir sobre as suas concepções de Ciência, Tecnologia, Sociedade e meio ambiente e de planejar uma proposta de intervenção didática nessa perspectiva para ser aplicada em suas salas de aulas além da apresentação do movimento CTSA (base teórica) na tentativa de propiciar uma melhor compreensão do que é o projeto e quais seriam os objetivos. Foram introduzidos nas turmas temas pertinentes (lixo eletrônico e descarte correto, efeitos industriais ao meio ambiente, preservação ambiental e outros) por meio de vídeo aulas, criação de apostilhas temáticas, uma vez que não há material didático com abordagens CTSA e desenvolvimento de projetos para apresentação na feira de ciências da escola integrando as disciplinas e os conteúdos abordados em sala relacionando sempre os efeitos da química com a sustentabilidade que é tema da feira.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para que a compreensão e o entendimento sobre a importância das questões ambientais possa acontecer plenamente e para que seja possível em outras escolas, devem ser sugeridos temas interdisciplinares da forma que aconteceu na Escola Orlando Venâncio, principalmente entre as disciplinas da área (Biologia, Química, Física e Matemática), abordando os conteúdos de forma contextualizada, mantendo as especificidades de cada uma das disciplinas, mas permitindo o diálogo entre elas, o qual acontece durante a execução de projetos dentro e fora do convívio escolar. Entre as estratégias usadas para abordagem desses temas, podemos destacar: as palestras sobre consciência ambiental nas turmas, apresentação de material (vídeo e música), apostilas para com enfoque na Educação Ambiental e sobre as visões de ciência e tecnologia, leituras e discussões de textos, entrevistas e aplicações de questionários, orientações para elaboração e apresentação de seminário, atividades experimentais e comentários evidenciando o destarte correto, além de solução de problemas em laboratório, preparação para participação em feira de ciências, projetos individuais e de grupo, redações e cartas para autoridades reivindicando iniciativas além da criação de redação as quais concorreram na Maratona de Química. Na realização das entrevistas e dos questionários aplicados nas turmas com o intuito de podermos observar e traçar um perfil sobre o grau de entendimento dos alunos depois da intervenção com as estratégias da abordagem CTSA, observamos que a maioria dos alunos apresentou coerência nas sugestões, apresentações de trabalho e envolvimento nas atividades sobre praticas de minimização dos impactos ambientais com relação à coleta seletiva, poluição industrial, efeito estufa, lixo eletrônico entre outros temas

CONCLUSÕES: Esta proposta está baseada na aplicação de uma combinação de métodos, uns mais antigos, outros mais inovadores, mas que tragam ao processo ensino-aprendizagem um caminho que possa contribuir e elevar a qualidade de ensino assim como o nível científico, de desenvolvimento da capacidade de entendimento e de tomada de decisão dos estudantes de nossas escolas enquanto cidadãos, em benefício individual e da sociedade em busca da sustentabilidade e de praticas de minimização dos impactos ambientais como à coleta seletiva, poluição industrial, efeito estufa, lixo eletrônico entre outros temas.

AGRADECIMENTOS: A Capes, a UFCG, Ao Coordenador Marciano Henrique de Lucena Neto, a Escola Estadual Orlando Venâncio e aos Professores Tereza e Junior.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992
LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

LOUREIRO, C. F. B. (Org.) Cidadania e meio ambiente. Salvador, Centro de Recursos Ambientais da Bahia, 2003.

LOUREIRO, C. F. B.; AZAZIEL, M. & FRANCA, N. Educação ambiental e gestão participativa em unidades de conservação. Rio de Janeiro: Ibase/Ibama, 2003.

Revista brasileira de educação ambiental / Rede Brasileira de Educação Ambiental. n. 0 (nov.2004). – Brasília: Rede Brasileira de Educação Ambiental, 2004.