ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O ENSINO DA QUÍMICA ORGÂNICA CONTEXTUALIZANDO A NOTÍCIA DO “BOOM” DO PETRÓLEO E GÁS NO AMAZONAS.

AUTORES: Salem, T.M. (UFAM) ; Pedroza, G.R. (UFAM) ; Borges, D.K.G. (SEDUC/AM) ; Assis Jr, P.C. (UNINORTE/CEL/SEDUC) ; Costa, T.O.G. (UFAM)

RESUMO: O petróleo e o gás são recursos minerais encontrados em abundância no Estado do Amazonas, e são assuntos em evidencia nos meios de comunicação. Com base nessas premissas foram utilizados vídeos/DVD baseados nessa temática, aplicados como metodologia complementar e informativa pelos bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência) para as turmas do 3° ano do ensino médio do turno vespertino da Escola Estadual Inspetora Dulcinéia Varela Moura, integrante da rede estadual de ensino da cidade de Manaus-AM. Com o objetivo de complementar o conteúdo abordado em sala de aula pelo professor, possibilitando o aprendizado de um conteúdo da Química Orgânica, os Hidrocarbonetos, relacionando com Petróleo e Gás, por estarem presente no cotidiano dos alunos e da sociedade.

PALAVRAS CHAVES: aprendizado; petróleo; química orgânica

INTRODUÇÃO: No Amazonas, a Bacia do Solimões é a terceira bacia sedimentar em produção de óleo e tem a segunda maior reserva de gás natural do Brasil, e além da Província Petrolífera de Urucum, ocorreu a Descoberta de um segundo sucesso exploratório no Bloco SOL-T-171, num local informalmente conhecido como Leste do Igarapé Chibata. Localizado no Município de Coari, a 25 km da Província Petrolífera de Urucum, que indicaram a estimativa de capacidade de produção diária de 1.400 barris de óleo de boa qualidade e 45 mil m3 de gás, na Formação Juruá, com a perspectiva da criação de um novo polo produtor de petróleo e gás natural na Bacia do Solimões (PETROBRAS). Na Química Orgânica com o estudo dos Hidrocarbonetos foram utilizados vídeos/DVD abordando o tema “Petróleo e Gás”, por estar presente no dia a dia da sociedade, para complementar e exemplificar o conteúdo aplicado pelo professor em sala de aula, e por ser um assunto abordado constantemente em jornais devido a sua influência na economia. Sendo que o vídeo é um importante recurso audiovisual que serve como ferramenta pra promover a aprendizagem (RODRIGUES, 2009). E a aplicação desses vídeos, cria condições que favoreçam o aprendizado, tornando a sala de aula um lugar de interesse e levando o aluno a encarar a Química como uma ciência que tem aplicação prática no cotidiano, de fácil assimilação, pois, queremos que os alunos contextualizem os conteúdos apresentados para uma aprendizagem significativa (BERNADELLI,2004). Os vídeos/DVD foram aplicados, pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/MEC/CAPES) que tem como objetivo antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula, contribuindo com práticas pedagógicas para a melhoria do ensino nas escolas públicas.

MATERIAL E MÉTODOS: Os Hidrocarbonetos conteúdo da Química Orgânica foi aplicado pelo professor em sala de aula, citando o petróleo e o gás como constituintes de compostos que contêm hidrogênio e carbono. E nesse contexto foi utilizado vídeos/DVD do acervo da própria Escola, da Coleção TV Escola Volume II, Disco IV, Ciências - Mundo das Ciências, Parte III, Título 51 a 57: Especial de Petróleo 1 a 5. Que menciona Formação, Perfuração, Produção, Refino, Gás Natural e as¬ Áreas de Atuação Profissional no polo Petroquímico. Os vídeos/DVD foram aplicados na Escola Estadual Inspetora Dulcinéia Varela Moura da rede estadual de ensino da cidade de Manaus- AM, para seis turmas do 3° ano ensino médio do turno vespertino, com a participação de 148 alunos. Tendo sido observado o envolvimento e o entusiasmo dos alunos devido às perguntas e aos comentários acerca do tema após a aplicação dos vídeos/DVD. Onde de forma oral os alunos deram opiniões diante de questionamentos feitos pelos bolsistas sobre o tema abordado e sobre a aplicação de vídeos/DVD temáticos, como metodologia complementar e informativa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os vídeos/DVD com a temática “Petróleo e Gás” foram aplicados com objetivo de demonstrar uma metodologia alternativa de complementar e relacionar o conteúdo com situações do dia a dia, reforçando o conhecimento e o aprendizado do conteúdo aplicado pelo professor em sala de aula. Após a aplicação da metodologia usada, fez-se um levantamento das opiniões dos 148 alunos sobre os seguintes questionamentos: 1) Os vídeos/DVDs ajudaram a compreender melhor os assuntos trabalhados no curso? 92% responderam SIM; 2) Você conseguiu fazer relação dos vídeos com o conteúdo de química abordado nas aulas? 94% responderam que SIM; 3) O estudo da química é importante para o curso de “Petróleo e Gás”? 95% responderam que SIM; 4) O mercado de trabalho de Petróleo e Gás é promissor no Estado do Amazonas? 91% responderam que SIM. Podemos observar que, praticamente por unanimidade, esta metodologia foi aprovada pelos alunos, visto que todas as questões apresentaram mais de 90% (Figura 1) respostas positivas na utilização do recurso utilizado. Os vídeos facilitam o aprendizado dos alunos pois, podemos perceber a compreensão dos alunos acerca da origem dos combustíveis que são obtidos através do refino do petróleo e do gás natural e pela descoberta de que os plástico, a parafina e alguns medicamentos podem ser derivados desta fonte natural.

Porcentagem X Respostas

Opinião dos alunos sobre a aplicação dos vídeos nas aulas de Química do curso Petróleo e Gás.

CONCLUSÕES: Os acervos de DVDs das escolas são poucos utilizados,e a aplicação de vídeos/DVD pode ser considerada uma ferramenta eficiente no ensino, pois permite o aprendizado dos conteúdos de Química,relacionando com situações presentes no cotidiano,principalmente os assuntos abordados pelos meio de comunicação. E a aplicação dos vídeos/DVD pelos bolsistas não foi só com a intenção de complementar e exemplificar o conteúdo abordado em sala, mas também de caráter informativo, instigando os alunos à reflexão de uma possível escolha da área de atuação no Mercado de trabalho após a conclusão do Ensino Médio

AGRADECIMENTOS: À Deus, À Capes, À UFAM, Aldilene A. Nogueira (Gestora/SEDUC-AM).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BERNADELLI, M. S. Encantar para ensinar - um procedimento alternativo para o ensino de Química. In: Convenção Brasil Latino América, Congresso Brasileiro e Encontro Paranaense de Psicoterapias corporais. 1., 4., 9., Foz do Iguaçu. Centro Reichiano, 2004. Acesso em 31 maio 2012. Disponível em: http://www.centroreichiano.com.br/artigos/Anais%202004/Marlize%20Spaqolla%20bernadelli.pdf
PETROBRAS. Petrobras faz descoberta de óleo e gás na Amazônia. Fatos e Dados, 3 fev.2012. Disponível em: http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/02/03/petrobras-faz-descoberta-de-oleo-e-gas-na-amazonia/ Acesso: 10/7/2012.
RODRIGUES, B. C., LAVANDIER, R. C., MESSEDER, J. C. Elaboração de vídeos com experimentos químicos: um suporte didático para professores do Ensino Médio, 32a Reunião Anual da SBQ, Fortaleza/CE, 2009.