ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: INSTRUMENTOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Albuquerque, A.L. (UFPA) ; Silva, J.A.C. (UFPA) ; Nascimento, M.S. (UFPA) ; Souza, J.R.T ()

RESUMO: Este trabalho tem a finalidade de produção de material didático para alunos do ensino médio. No presente trabalho constarão alguns instrumentos para deixar as aulas mais atrativas aos alunos do ensino médio, fugindo da forma tradicionalista aplicada atualmente. Ferramentas como software, jogo didático, vídeo, analogia e experimento foram abordados na sala de aula, onde foi feita uma analise do comportamento dos alunos frente a essa novidade.

PALAVRAS CHAVES: ENSINO MÉDIO; TRADICIONALISMO; FERRAMENTAS

INTRODUÇÃO: A química é uma disciplina instigante, que bem aplicada, se torna um atrativo para os alunos, mas não é o que se tem visto durante os anos, sendo a química um verdadeiro desafio para os alunos de ensino médio, devido esse “pesadelo” para os alunos chegasse a uma indagação: de que forma transformar essa disciplina interessante aos olhos dos alunos? O método tradicionalista como ela é aplicada é o grande fator que implica esta questão. Sendo a química uma ciência experimental, se faz necessário adotar métodos para a sua aplicação, métodos estes como uso de laboratórios, softwares, vídeos educacionais, analogias com o cotidiano vivido pelo aluno, usando essas ferramentas com certeza a química fica muito mais interessante.

MATERIAL E MÉTODOS: No primeiro momento foi elaborado um modelo de aula utilizando os instrumentos para o ensino de Química, vídeos, analogias, software e jogos, em seguida foram ministrados aulas com os instrumentos de Ensino de Química para uma turma do 1º ano do Ensino Médio da E.E.E.F.M. Dr. Justo Chermont localizado n bairro da Pedreira em Belém do Pará, que continha 35 alunos e por último foi entregue aos alunos uma questão onde eles escolheram uma das ferramentas para saber a avaliação dos mesmos sobre a aula desenvolvida com os instrumentos de ensino.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Analisando o Ensino de Química tem reforçado a ideia de uma aula objetiva, sucinta e atrativa, para facilitar o entendimento da disciplina nas aulas, pois o Ensino de química muitas vezes é tachado de uma disciplina complexa e enfadonha pelos próprios alunos. A instrumentação para o ensino de Química é importante para a aproximação positiva no processo de Ensino-Aprendizagem, pois tem a possibilidade de deixar as aulas mais interessantes e compreensivas. Após a aula ministradas foi repassado aos alunos da instituição de ensino onde a pesquisa foi feita a questão a seguir e obtiveram-se os seguintes resultados: Questão: Qual dos instrumentos facilitou o seu entendimento? Os alunos adotaram o software como ferramenta de apoio de melhor entendimento, onde 15 alunos responderam que este foi o melhor método de ensino totalizando um percentual de 43%. Sendo isso uma demonstração que a tecnologia esta cada vez mais inserida no cotidiano dos mesmos e que os educadores não podem deixar isso passar em branco, em seguida os experimentos feitos em laboratório com 32% de aceitação por parte dos alunos indica que a demonstração experimental chama a atenção do aluno que tem a oportunidade de fazer o experimento e relacionar com o conteúdo que o professor ministrou em sala de aula, empatados com 11% ficou o vídeo e o jogo aplicado e em último a analogia com 3% dos alunos.

CONCLUSÕES: Neste trabalho conclui-se que é preciso haver mudanças na forma como a disciplina de química é aplicada, pois o jeito tradicionalista faz com que o aluno perca o interesse em sala de aula o que traz complicações para o seu aprendizado

AGRADECIMENTOS: UFPA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Souza, T. R. J 2011
Instrumentação para o ensino de química / Jorge Raimundo da
Trindade Souza, p. 34 - 43, 50— 2011.