ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Produção de Materiais Alternativos: Sustentabilidade e Ensino de Química

AUTORES: Felício, D.L.A. (IFPB) ; Martins, L.S. (IFPB) ; Pontes, E.S. (IFPB) ; Lorenzo, J.G.F. (IFPB) ; Santos, S.R.B. (IFPB) ; Santos, M.L.B. (IFPB) ; Rosario, R.M.F. (EEEFMPABD)

RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo conscientizar alunos do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual Pedro Anísio, da importância de reutilizarem materiais descartados para produção de materiais alternativos. Foi feito e apresentado aos alunos um aparelho de destilação, que além do beneficio de ter sido feito de materiais reciclados, ainda reutiliza a água no processo de destilação, evitando assim o seu desperdício que se dá no uso do aparelho convencional. Esta aula prática proporcionou aos alunos um aprendizado significativo com relação aos seguintes conceitos unificadores: classificação de misturas quanto ao número de fases, tipos de separação de misturas, destilação simples e fracionada.

PALAVRAS CHAVES: destilação ; reciclagem ; sustentabilidade

INTRODUÇÃO: A preocupação com o meio ambiente tem sido um tema bastante discutido nos últimos anos, tendo em vista a necessidade dos seres humanos utilizarem sabiamente os recursos naturais que possuem, até porque estes recursos não são inesgotáveis. De acordo com Moura (2004), o 13% do recurso hídrico existente no planeta, se encontra em nosso território. Contudo, o Brasil é campeão em desperdício, conforme indicam pesquisas e estimativas, do total da água produzida no País, por exemplo, 46%, o correspondente a 5,8 bilhões de m3 por ano, se perde por vários vazamentos ralos. Estimativas indicam que as perdas de alimentos podem chegar a 32 milhões de toneladas, desde a produção até o consumo final, algo equivalente a cestas básicas para quase 10 milhões de famílias durante um ano. Já em energia elétrica, o desperdício corresponde a 15% do total consumido no País1. Conscientizar as novas gerações com relação a esta temática torna-se, então, indispensável. Portanto, o presente trabalho, visa à confecção e aplicação do equipamento alternativo, como ferramenta para conscientização ambiental, aliada ao ensino prático de química, oportunizando aos alunos um aprendizado contextualizado, de forma diferente e atrativa, e fazendo-os refletir, sobre a realidade enfrentada por todos nós, formando assim cidadãos mais críticos a ativas na sociedade.

MATERIAL E MÉTODOS: Reunimos 30 alunos do 1° ano do ensino médio, aplicamos um questionário para uma sondagem sobre conhecimentos pré-adquiridos em relação aos conteúdos programáticos: classificação de misturas quanto ao número de fases, tipos de separação de misturas, destilação simples e fracionada. Em seguida fizemos uma explanação sobre tais assuntos durante uma aula prática, na qual foram apresentados dois aparelhos destilação simples: um convencional e o outro alternativo. O destilador alternativo foi construído com uma garrafa pet, que foi furada ao meio, e atravessado por um tubo onde o vapor seria condensado, além da utilização de um aquário com capacidade para quatro litros e uma mini bomba de sucção, do tipo utilizado em aquários, que fará com que a água circule no condensador sem desperdício, dando características sustentáveis para o método proposto (Figura 1). Ao final os alunos responderam a outro questionário com o objetivo de avaliar os resultados obtidos. A Tabela 1 demonstra o custo dos materiais utilizados na produção do simulador: Tabela 1 - Custo financeiro do “destilador alternativo”: Materiais Custo (R$) Garrafa plástica 0,00 (material reciclado) Tubo de vidro 0,00 (material reciclado) Aquário 12,00 Mini-bomba de sucção 0,00 (material doado) Mangueira de pvc 1,00 Durepox 3,00

RESULTADOS E DISCUSSÃO: finalizada a confecção do equipamento alternativo, pode-se então testá-lo para comprovar sua eficácia no processo de ensino-aprendizado. Quando posto em uso, o sistema de destilação alternativo, se mostrou muito eficiente, pois com o sistema usado normalmente nas escolas, vários litros de água são desperdiçados, porém, com o material alternativo, essa realidade é modificada, a medida que ele reutiliza a água e faz com que ela circule com um fluxo continuo. Além disso, houve uma preocupação no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem, pois essa ferramenta proporcionou ao aluno mais do que o conteúdo programático, abordando em sala, assuntos como a importância da confecção de materiais alternativos, preocupação com o meio ambiente, e a sustentabilidade. Para comprovar a eficácia do equipamento alternativos no processo de ensino aprendizado, foram aplicados questionários antes e depois da aplicação do equipamento, para averiguar o desenvolvimento dos discentes. O questionário pré - experimento demonstrou que 59% dos alunos conheciam pelo menos um processo de separação de misturas e que apenas 6% tinham conhecimento prévio do processo para separar o álcool da água e nenhum dos alunos entrevistados soube explicar o que era material alternativo (Figura 2). O mesmo questionário, elaborado de maneira diferente, pós- experimento, mostrou uma realidade bastante positiva, pois o número de alunos que apresentaram conhecimento dos processos de separações aumentou para 69% e os que responderam corretamente o processo que separa água do álcool foi para surpreendentes 92%. A pergunta pertinente à utilização de materiais alternativos e a sua importância foi respondida corretamente por 69% dos alunos questionados (Figura 2).

figura 1

Figura 1 – aparelhagem alternativa desenvolvida para a destilação

figura 2

resultado das avaliações

CONCLUSÕES: O trabalho mostrou a importância da confecção de materiais alternativos e de baixo valor financeiro, pois além colaborar com o aprendizado, pode também desenvolver um senso crítico sobre a conscientização ambiental, disseminando assim, uma sensibilização sócio – ambiental. O equipamento contribui para a criatividade e o desenvolvimento da criatividade de ambas as partes envolvidas no processo de ensino aprendizado

AGRADECIMENTOS: realizado com apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, da CAPES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Desperdício de recursos naturais. Disponível em: <http://portaldomeioambiente.org.br/noticias/1118-imagens-ambientais/problemas-ambientais-opiniao-dos-jovens/2097-desperdicio-de-recursos-naturais>. Acesso em 28 de julho de 2012

MOURA. Luiz Antônio Abdalla de. Qualidade e gestão ambiental. 4ª Ed. São Paulo – SP: Ed. Juarez de Oliveira, 2004.