ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: ANÁLISE DO DESENHO “SID O CIENTISTA” COMO RECURSO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AUTORES: Gonzalez, T.S. (IFRJ) ; Jacob, L.F.R. (IFRJ) ; Messeder, J.C. (IFRJ)

RESUMO: O presente trabalho propõe a idéia de que os conceitos de Química devem ser abordados de forma integrada aos demais conhecimentos, propiciando uma interface desde os primeiros anos de escolaridade, auxiliando a fomentar nos alunos seu espírito investigativo e o interesse pela área de ciências. Para tanto, apresenta-se uma sugestão de atividade que utiliza como recurso didático o desenho animado “Sid o Cientista”, divulgado no meio de comunicação Discovery Kids. Cenas analisadas são sugeridas para contextualizar diversos conteúdos programáticos de química, a fim de introduzi-los desde as séries iniciais, levando à compreensão dos alunos de forma lúdica. Assim, o desenho animado, pelo seu formato e apelo junto ao público infanto-juvenil, pode tornar as aulas mais divertidas e atrativas.

PALAVRAS CHAVES: desenhos animados; educação infantil; séries iniciais

INTRODUÇÃO: Os filmes comerciais podem ser base de muitos conteúdos escolares, onde cabe ao professor permitir que os alunos apresentem o seu pensamento crítico, e sejam motivados para a exploração e a descoberta científica dos problemas criados (PAPERT, 1997). Com os filmes infantis atuais, as transmissões de informações ocorrem com muita velocidade, possibilitando cada vez mais que as crianças apresentem perspectivas mais inovadoras e pensamentos mais concretos. O uso da linguagem cinematográfica, especialmente tratando dos filmes de animação (desenhos), constitui um recurso facilitador para introdução e abordagem de vários conceitos que cotidianamente são vivenciados pelas crianças (MAGNO 2001; RAMOS, 2009). O canal Discovery Kids é um canal da TV por assinatura, voltado para o público infantil, onde são exibidos vários desenhos infantis, dentre os quais o desenho “Sid o Cientista”, que foi escolhido para o desenvolvimento da pesquisa. O presente trabalho teve como foco o ensino de química nas séries iniciais, pois tal seguimento de ensino, além das práticas tradicionais de construção do conhecimento, permite a possibilidade de reconstruir através diálogos, debates do conhecimento pedagógico, com o emprego da linguagem científica escolar (CARVALHO, 2004). Os objetivos, a partir dessa escolha, foram identificar quais os aspectos químicos vinculados ao desenho e avaliar se tais conteúdos se adéquam à faixa etária indicada. Foram analisados também, a imagem do cientista, a imagem do professor, o enfoque da família e o ambiente da sala de aula, assim como a imagem da escola e a relevância na utilização dos desenhos em sala de aula. Buscou-se o incentivo para o uso de desenhos animados no ensino introdutório da Química nas séries iniciais da Educação Básica.

MATERIAL E MÉTODOS: Ludke (2003) dá ênfase à pesquisa qualitativa, a partir da pesquisa participante e etnográfica, afirmando que a pesquisa experimental survey exige do pesquisador e sujeitos da pesquisa, uma troca de saberes e experiências de forma constante: o pesquisador está inserido na pesquisa, se constituindo também como sujeito da pesquisa. De acordo com Moreira (2002), a observação participante é conceituada como sendo “uma estratégia de campo que combina ao mesmo tempo a participação ativa com os sujeitos, a observação intensiva em ambientes naturais, entrevistas abertas informais e análise documental.” Em todos os momentos da pesquisa houve a observação participante nas atividades realizadas em sala de aula, uma vez que a turma onde foi desenvolvida a pesquisa é regida pela autora do trabalho. Inicialmente foram selecionados os episódios que abordavam conteúdos de química nos desenhos: “Sid o Cientista”. É uma produção de 40 episódios de meia hora de duração, produzida por Jim Henson Productions (Califórnia/EUA), que utiliza música e o humor para celebrar a curiosidade natural das crianças sobre a ciência que as rodeia. Foram usadas técnicas de gravação e edição de vídeos da Internet, tendo o cuidado em respeitar as leis de propriedades intelectuais. Em uma segunda etapa, foi realizada a análise desses desenhos, a partir de um referencial teórico, tendo como foco: verificar se os conceitos químicos abordados estavam de acordo com a teoria química, sem equívocos científicos. Em uma terceira etapa: houve a elaboração de planos de aula para que a exibição desses desenhos pudesse ser utilizada como estratégia didática pelos professores das séries iniciais. Esses planos foram aplicados em uma turma do 1º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As análises realizadas levaram a três episódios: “A panqueca perfeita”, “Quente e frio” e “Que podre!” (Log On Filmes, 2010). Sid, um menino de 5 anos, faz diversas perguntas como: “ Por que as coisas crescem?”, “Como as coisas apodrecem?”, dentre muitas outras. Para encontrar respostas para suas perguntas ele tem a ajuda de diversas pessoas: seus pais, sua avó, a professora e seus colegas de classe (Figura). O episódio “A panqueca perfeita”, tem o calor como tema central. A música que é cantada pela professora nesse desenho traz a Química como tema da letra: “Vem para ver a arte de cozinhar, cozinha é química não dá para negar vamos mostrar como faz um delícia dessa, todo mundo ama panqueca, é preciso de uma reação química para ter no prato toda essa delícia,...” Além disso, em tal episódio muitos conceitos são abordados, como: transferência de calor, processos reversíveis e irreversíveis, mudanças de estados da matéria, dentre outros. Pode-se verificar que os conteúdos químicos são abordados de forma simples, com adequação à faixa etária proposta. O desenho reforça que a família tem um papel importante na construção de conhecimento da criança, o que pode ser visto quando Sid, ao fazer suas indagações, tem total apoio de seus pais e avó, que propõem soluções para ajudá-lo em suas perguntas. Observa-se o papel fundamental da escola na construção do conhecimento científico e que o professor tem uma função mediadora, não apenas de transmissor de conteúdos, já que é a partir das dúvidas dos alunos que se iniciam as discussões em sala de aula. Verificou-se que os desenhos animados estão no cotidiano das crianças, logo elas já estão familiarizadas com esse tipo de recurso, sendo mais fácil entretê-las e estimulá-las a aprender algo considerado novo para elas.

Sid em seu dia-a-dia

Sid sempre envolve sua família, a professora e amigos em sua busca incansável de respostas para suas questões.

CONCLUSÕES: São muitas as possibilidades para se trabalhar o ensino de Ciências nas séries iniciais a partir do desenho “Sid o Cientista”. A análise do desenho mostrou que os conceitos de Química devem ser abordados de forma integrada aos demais conhecimentos, propiciando uma interface desde os primeiros anos de escolaridade, auxiliando a fomentar nos alunos seu espírito investigativo e o interesse científico. O presente trabalho buscou contribuir com a proposta de se utilizar outro gênero textual, diferente do apresentado no livro didático, muitas vezes única fonte de apresentação e informação das aulas.

AGRADECIMENTOS: Ao CNPq pela concessão de bolsa PIBIC, e ao IFRJ (PROCIÊNCIA).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARVALHO, A. M. P. (Org). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. Pioneira Thomson Learning, São Paulo, 2004. 34 p.

LUDKE, M. & ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 6ª edição. São Paulo: EPU, 2003.

MOREIRA, M.A. Teorias de Aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2002. 160 p.

MAGNO, M. I. C. O desenho animado em sala de aula. Comunicação e Educação, São Paulo, v.27, n. maio/ago, 2001. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/comueduc/anter_como.htm>. Acesso em: 25 de abril 2012.

PAPERT, S. A Família em Rede. Relógio d’Água Editores, Lisboa, 1997. 278 p.

RAMOS, A. C. C., FIGUEIREDO, C. S. M., OLIVEIRA JUNIOR, G. I., MESSEDER, J. C. Cenas de um filme de animação infantil como proposta para contextualização de temas químicos no ensino fundamental. Livro de Resumos (CD-ROM), II Congresso Nacional das Licenciaturas, São Paulo, 2009.

Sid o Cientista: A panqueca perfeita. Produção de Jim Henson, direção de Katy Garretson e Brian Henson. EUA, Log On Filmes, 2010. DVD (30 min): DVD, Ntsc, son. , color, Sem narrativa.

Sid o Cientista: Quente e Frio. Produção de Jim Henson, direção de Katy Garretson e Brian Henson. EUA, Log On Filmes, 2010. DVD (30 min): DVD, Ntsc, son. , color, Sem narrativa.

Sid o Cientista: Que Podre! Produção de Jim Henson, direção de Katy Garretson e Brian Henson. EUA, Log On Filmes, 2010. DVD (30 min): DVD, Ntsc, son. , color, Sem narrativa.