ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS, UMA INTERAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA E O CURSO DE PRODUÇÃO DE MODA.

AUTORES: Guerra, M.H.F.S. (UECE) ; Souza, C.A.G. (FGF)

RESUMO: Este projeto tem como objetivo relacionar o tema cosmético e o ensino de química em sala de aula. O projeto foi posto em pratica em turmas de Produção de moda do ensino médio da escola EEPP Prof Onélio Porto. Cada turma ficou com a responsabilidade de relacionar o assunto explanado em aula com os cosméticos. A turma de 1° ano desenvolveu estudos de funções inorgânicas, a turma de 2° ano com a parte de físico-química e a turma de 3° ano na classificação das funções orgânicas. O referido trabalho teve assim seus resultados esperados,pois houve um grande enriquecimento na aprendizagem dos alunos no que se refere à química.O desenvolvimento do mesmo pode também ser utilizado como forma de avaliação do conhecimento dos alunos, podendo assim conhecer os seus pontos fracos e poder melhorá-los.

PALAVRAS CHAVES: QUÍMICA; COSMÉTICOS; ENSINO

INTRODUÇÃO: O aumento da renda, da qualidade de vida e da longevidade da população faz com que homens e mulheres dediquem muito mais tempo, recursos e esforços ao cultivo da higiene pessoal e da melhor aparência possível ao longo de sua vida. Neste contexto, surgem os cosméticos como um dos principais métodos de higiene pessoal e melhor aparência. Hoje, a indústria de cosméticos é extremamente importante dentro da economia de grande parte dos países mais desenvolvidos, dentre os quais se inclui o Brasil, contribuindo para a geração de empregos e a redução de desigualdades regionais, através da exploração sustentável de várias espécies do nosso bioma, especialmente na Amazônia. A sociedade vem exigindo a adoção de tecnologias de produção limpas, econômicas e ambientalmente corretas que, por sua vez, requerem um enorme e entusiástico esforço de estudantes, professores, pesquisadores e engenheiros, na Universidade e na Indústria, na busca de ingredientes diferenciados, naturais e competitivos e de processos de formulação inovadores. Pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de cosméticos oferecem perspectivas promissoras de carreira para profissionais com formação muito variada: químicos, engenheiros de várias modalidades, bioquímicos, farmacêuticos, gestores de vários tipos, publicitários e comunicadores. Esse setor possibilita e mesmo exige relações interdisciplinares e trabalhos conjuntos com médicos (cirurgiões plásticos, dermatologistas), pois além da sua contribuição à higiene e à estética, muitos cosméticos hoje apresentam também propriedades terapêuticas. Este projeto tem como objetivo relacionar o tema cosmético e o ensino de química em sala de aula, principalmente no Curso de Produção de Moda, em que a beleza é o foco.

MATERIAL E MÉTODOS: Através do tema cosmético explorou-se em cada turma do curso Produção de Moda da EEEP Onélio Porto um assunto diferente correlacionando com o conteúdo estudado em cada turma. Na turma de 1º ano o assunto desenvolvido foi o estudo da composição química e das funções inorgânicas como ácidos, bases, sais e óxidos, pois estas temáticas estão muito relacionadas aos cosméticos. A turma do 2º ano que estudou a parte de físico-química dos cosméticos, os alunos ficaram responsáveis em relacionar o tema com o assunto como o Estudo das Soluções a as Propriedades Coligativas. Já na turma de 3º ano, os alunos ficaram responsáveis em identificar e classificar as funções orgânicas nos cosméticos mais utilizados no dia a dia deles.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A estratégia de correlacionar o tema cosmético com a química nas turmas de Produção de Moda obteve os seguintes resultados: verificou-se que os alunos geralmente se mostram interessados quando o objeto de estudo é algo presente em seu cotidiano. Contudo, tal interesse e reconhecimento não significam domínio sobre conceitos e informações que integram o fenômeno em estudo. A proximidade dos alunos com o tema enriqueceu o debate que, em alguns momentos, se transformou em um grande palco para os depoimentos de experiências próprias ou de terceiros, sobre o uso dos cosméticos. Os alunos demonstraram conhecimento detalhado acerca dos benefícios envolvidos dos cosméticos e fizeram uma relação com a disciplina estudada em sala. Esses resultados comprovam que os estudantes valorizaram a discussão das questões sociais e de saúde, em termos gerais.

CONCLUSÕES: De acordo com o trabalho realizado verificou-se que a maioria dos alunos consegue correlacionar à química aprendida em sala de aula com a química do seu cotidiano, reconhecendo a importância da disciplina tanto para sua vida pessoal quanto profissional.Os alunos conseguiram visualizar e perceber a importância da química no processo de higiene pessoal e boa aparência durante a realização da temática. O presente projeto possibilita ao professor avaliar o grau de compreensão dos alunos referente ao assunto estudado, possuindo assim, o mesmo,uma ferramenta no processo mútuo de ensino-aprendizagem.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/ SEMTEC, 2002.
DRAELOS, Z.D. Cosméticos em dermatologia. Rio de Janeiro: Revinter, 1999.
FAGUNDES, L. Detetive da Beleza. Formação do Profissional de Beleza. Curitiba: Allacriativa, 2008.
MARCONDES, M. E. R. Proposições metodológicas para o ensino de química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Revista Em E ROMANOWSKI, P.; SCHUELLER, R. Iniciação a química cosmética. São Paulo: Tecnopress, 2001. xtensão, v. 7, 2008