ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Flutua ou Afunda? Visão sobre Densidade de alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

AUTORES: Silva Gomes, P. (UNIR) ; Queiroz Souza, J. (UNIR) ; Amaral, R. (EEFMOF) ; Yamashita, M. (UNIR) ; Ernesto Francisco Junior, W. (UFAL)

RESUMO: O presente trabalho foi uma proposta realizada de uma atividade experimental, no qual envolvia o conteúdo de densidade, desenvolvidos em etapas para que o O presente trabalho relata o desenvolvimento de uma atividade experimental para o conceito de densidade. A atividade envolveu a análise e discussão de uma situação-problema em que deveriam prever e explicar porque alguns objetos flutuam e outros afundam em água. Após, os estudantes, divididos em grupos propunham e apresentam um experimento sobre densidade, que deveria ser explicado para a turma. Com os experimentos, especialmente as discussões proporcionadas, observamos que os alunos mostraram maior apropriação do conceito, fato manifestado pela linguagem.

PALAVRAS CHAVES: Densidade; Atividade experimental; Reflexões das monitoras

INTRODUÇÃO: O conceito de densidade é de difícil assimilação por parte dos estudantes,além da polissemia do termo,que reflete conceitos diferentes na Literatura,na Estatística e na Química1. Muitas vezes,os alunos apenas correlacionam o conceito com a equação matemática (a razão entre a massa contida em um determinado volume),o que os pode ajudar a efetuar cálculos, mas dificilmente auxilia à compreensão de fenômenos que envolvem os conceitos2.De acordo com Rossi e cols.1, isso poderia ser facilitado com a abordagem inicial de um modelo pautado em aspectos qualitativos,seguindo-se medidas e cálculos num momento posterior ao entendimento conceitual. Muitos alunos demonstram dificuldades em aprender o conceito, por não perceberem o significado ou a validade do que estudam. Essa ineficiência do ensino aponta para as dificuldades dos alunos em entender ou assimilar tais conceitos,o que culmina em uma deficiência de aprendizagem. A experimentação pode ser uma alternativa para contribuir com mudanças,a partir de aulas que desenvolvam o raciocínio e possibilitem a construção do conhecimento. As aulas práticas têm como um de seus focos despertar no aluno o interesse pela investigação,ativando sua curiosidade a partir de situações-problemas desafiadoras que exigem e ratificam a importância da compreensão conceitual de conhecimentos científicos. É nesse sentido que o presente trabalho propõe uma atividade experimental com intuito de fazer com que os alunos reflitam e elaborem noções sobre o conceito de densidade, para posterior aprofundamento. É fundamental desenvolver atividades que despertem a observação, a curiosidade, estimulem a crítica e promova o conhecimento,procurando despertar no aluno o gosto pelo aprender e mostrando a importância dos fenômenos químicos em nosso cotidiano.

MATERIAL E MÉTODOS: A atividade foi desenvolvida com 3 turmas do 2º ano do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). O experimento foi aplicado em sala de aula, com os alunos divididos em quatro grupos. Para a realização do experimento foram disponibilizados os seguintes materiais: clipes, borracha, ovo, limão, papel alumínio, bolinha de gude, pedaços de maça, pedaços de cera de vela e um recipiente com água. A atividade consistiu de duas etapas. Na primeira delas os alunos deveriam prever quais os materiais disponibilizados iriam flutuar ou afundar quando colocados num recipiente com água. Na segunda parte o teste experimental era realizado, colocando-se os objetos dentro do recipiente com água. Os estudantes anotaram os resultados para efeito de comparação com as suas previsões, discutindo os erros e acertos. Por fim, cada grupo teve um “experimento como curiosidade” para ser realizado. Cada grupo deveria realizar um experimento sobre o tema, demonstrar o procedimento para a sala e exporem suas ideias, argumentando sobre o que ocorria. A pesquisa baseou-se a partir de alguns depoimentos de alunos e na análise das discussões realizadas durante o experimento, que foram registradas em cadernos de campo. Pois quando os alunos precisaram utilizar o conceito de densidade para resolver outra situação problema foram verificadas algumas dificuldades, indicando a necessidade de um maior adensamento das discussões. Aplicar o conhecimento em situações problemas diferentes da inicial pode ser uma alternativa para catalisar esse desenvolvimento.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a atividade podemos notar que os alunos apresentaram dificuldades em explicar os fenômenos ocorridos, especialmente no plano submicroscópico. Isso pode acontecer devido a pouca exploração deste tipo de abordagem conceitual, uma vez que o tema densidade e abordado discutido fundamentalmente com base em cálculos matemáticos, o que leva a pouca compreensão do tema. Com os experimentos, especialmente as discussões proporcionadas, observamos que os alunos mostraram maior apropriação do conceito, fato manifestado pela linguagem. Acreditamos que o espaço para a discussão, a partir de uma situação-problema possa ter contribuído. Apesar de demonstrarem tal evolução após os experimentos, quando precisaram utilizar o conceito de densidade para resolver outra situação problema foram verificados alguns entraves. Um exemplo foi no “experimento curiosidade”, em que um dos grupos propôs investigar a densidade de líquidos a partir de um procedimento que envolvia refrigerantes com e sem açúcar (diet). Durante a explicação, um dos alunos comentou: “O refrigerante normal vai afundar já o diet vai flutuar por não ser pesado, apesar de parecerem ter o mesmo peso" Vimos que os alunos têm dificuldade em explicar o fenômeno ocorrido. Isso se deve ao fato de eles não terem ainda o conceito bem elaborado cognitivamente. O experimento proposto despertou nos alunos curiosidade, isso somente acontece quando a curiosidade é infundida de um significado concreto para o estudante. Em outras palavras, situações desafiadoras, nas quais os alunos podem ter suas opiniões levadas em consideração, assim como suas manifestações para resolver o problema, podem ser frutíferas. Compreender novos problemas a partir dos conhecimentos adquiridos é um indicativo de aprendizagem.

CONCLUSÕES: O experimento,por si só,não garante nem a motivação nem a aprendizagem,mas,por outro lado,favorece a investigação e cria condições potencialmente motivadoras para a aprendizagem. Com os resultados obtidos é possível perceber a contribuição da experimentação para o desenvolvimento do pensamento dos estudantes.Aplicar o conhecimento em situações problemas diferentes da inicial pode ser uma alternativa para catalisar esse desenvolvimento.Desenvolvendo os conteúdos vistos em sala de aula de maneira prática,atrativa e criativa,proporcionando uma aula com maior interação,entusiasmo e conhecimento.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Capes, a UNIR e ao PIBID.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1Rossi V. A.; et al. Reflexões sobre o que se ensina e o que se aprende sobre densidade a partir da escolarização. Química Nova na Escola, n. 30, p. 55-60, 2008.

2MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H.; ROMANELLI, L. I. A proposta curricular de Química do estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos. Química Nova, v. 23, n. 2, p. 273-283, 2000.

Ensino Experimental de Química: Uma abordagem Investigativa Contextualizada.
Ferreira H. L., Hartwing R. D. e Oliveira C. R. v.32, nº2, 2010.