ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: RECICLAGEM DO PAPEL : A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA (ações sustentáveis praticadas na cidade de Confresa – MT).

AUTORES: Luz, B.R.L. (IFMT) ; Souza, K.C. (IFMT) ; Batista, C.C.A. (IFMT) ; Dias, L.A. (IFMT) ; Kuhnen, N. (IFMT) ; Luz, W.P. (IFMT) ; Junior, A.G.B. (FÍSICO IFMT) ; Carvalho, P.C. (IFMT) ; Oliveira, E.C. (IFMT) ; Resplandes, A.C.B. (IFMT)

RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de desenvolver a conscientização socioambiental nos alunos das Escolas Municipais e Estaduais, sendo realizadas quatro oficinas de papel reciclado, contando com a participação de 150 adolescentes em cada evento, com faixa etária de 14 a 17 anos de idade, onde estes eram instruídas a “fabricarem” o seu próprio papel reciclado. Foi aplicada a teoria dos procedimentos de como se reciclar.tendo como o objetivo primordial a inclusão da prática de ensino, onde a abordagem da Reciclagem do Papel possa ser um dos inúmeros fatores que estimulem os alunos a uma melhor compreensão da Educação Ambiental.Foi usado também abordagem do tema Reciclagem do papel por meio de palestras para os alunos de Química da 1ª Série do ensino médio,etc.

PALAVRAS CHAVES: Reciclagem educacional;; Responsabilidade Ambienta; Coleta seletiva.

INTRODUÇÃO: É de suma importância colocarmos em pauta sobre o ensino da Química no âmbito escolar , bem como as diversas ciências, requer uma ação pedagógica visando o desenvolvimento integral do aluno, buscando construir cidadãos críticos que têm possibilidades de apropriar-se de sua realidade e transformá-la construtivamente. Na América Latina e no Brasil, em particular, a Educação Ambiental tem sido concebida em sintonia com acrítica socioambiental sustentada pelos movimentos ambientalistas e difundida na sociedade, o que a torna originária de um campo social historicamente construído denominado de campo ambiental (CARVALHO, 2002).Gostaria de frisar que o nosso foco inicial foi a criação de medidas, que são submetidas a estudos, que foram baseados em um levantamento, elaborado através de um questionário de perguntas, implantado nas escolas púbicas e estaduais da cidade de Confresa MT , que foi o pilar inicial da nossa pesquisa . No segundo momento mobilizamos a sociedade através dos meios de comunicação (Radio,Televisão,Palestras escolares etc.) para participarem das palestras que foram ministradas nos âmbitos escolares, tanto para o publico alvo como para própria família . O objetivo deste trabalho foi inserir a educação ambiental dentro do cotidiano dos alunos aplicando conceitos básicos de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos. Alertando a sociedade para se mobilizar, pois se hoje, não tivermos uma postura e uma consciência ambiental, reparando os danos causados ao meio ambiente e evitando novos desastres ecológicos, a continuidade e a qualidade de vida estará comprometida.

MATERIAL E MÉTODOS: Para passar da intenção à prática e evitar problemas provocados pela falta de informaçã, visto que à própria Educação Ambiental è nova em sua concepção, quanto a inserção de temas do cotidiano no ensino de Química também é recente. Segundo Medina &Santos (1999), do ponto de vista de fundamentação pedagógica a concepção do processo ensino-aprendizagem cria a possibilidade de que o educador possa fornecer novos elementos ao processo de educação que possibilitem mudar a “visão de mundo” dos sujeitos da educação. Para realização deste trabalho foi realizado no primeiro momento uma pesquisa de um levantamento bibliográfico, após a pesquisa, foi efetuada uma palestra sobre reciclagem, Sendo importante ressaltar que o nosso objeto de estudo foi a sociedade local. (envolvendo o âmbito escolar, o lar, setores públicos, entre outros) Sendo desenvolvido com às turmas de 1ª série do ensino médio, sendo um total de 05 (cinco) na Escola Estadual 29 de Julho , 04 (quatro ) na escola Estadual Teotônio Carlos da Cunha Neto; E também na Escolas municipais nas turmas de1ª série do ensino médio , sendo um total de 02 (duas) na Escola Municipal Central , 04 (quatro ) na escola Municipal Escola municipal Profª Creuslhi de Sousa Ramos na cidade de Confresa – MT, tendo em média 25 alunos por turma e perfazendo um total de 375 (trezentos e setenta e cinco ) alunos. Algumas medidas que foi adotadas na metodologia para o alcance dos objetivos Foi a abordagem do tema Reciclagem do papel por meio de palestras, para os alunos de Química da 1ª Série do ensino médio em 02 (duas) Escolas Estaduais e 02 (duas ) Escolas Publicas na Cidade de Confresa MT.A produção dos papéis reciclados foi feito de forma totalmente artesanal, instruindo os estudantes a valorizarem as matérias-primas,etc.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O trabalho teve notadamente resultados positivos, por despertar o interesse e a curiosidade dos alunos sobre questões ambientais totalmente inseridas no seu cotidiano, utilizando metodologia e linguagem apropriadas ao publico presente nas palestras , além de alternativas viáveis e educativas sobre processos de produção de papéis reciclados, contribui também para o desenvolvimento dos alunos, em fazer produtos como cartões com o papel produzido pelos mesmos.Observou-se um grande entusiasmo por parte dos alunos, no processo de “aprender fazendo”,fabricando um produto novo ecologicamente correto, dando enfoque principal a conservação das reservas naturais do meio ambiente. Gostaria de colocar em pauta outro resultado obtido que foi à sensibilização dos professores com relação à problemática ambiental,implantando-se após a realização das oficinas e palestras , A coleta seletiva dos resíduos sólidos dentro do núcleo escolar , beneficiando assim o Projeto de Coleta Seletiva e Reciclagem que já estava em vigor nas escolas. É importante frisar que depois de ter observado os questionários que foram entregues para os estudantes nos deixou complexos e até mesmo impressionados , pois basicamente 60% dos alunos não sabiam sobre coleta seletiva e a importância da reciclagem do papel.Mais e importante ressaltar que as expectativa dos alunos foi basicamente a mesma em todas as turmas trabalhadas das instituições de ensino onde foram realizados os trabalhos. Sendo assim de suma importância a implantação da coleta seletiva no âmbito escolar , pois os alunos passaram a ter uma nova visão ótica, saindo com uma visão critica e ao mesmo tempo construtiva em busca de uma melhoria satisfatória, de preservação do meio ambiente visando a melhoria da qualidade de vida.

CONCLUSÕES: A realização das oficinas de reciclagem de papéis em conjunto com as palestras sobre reciclagem de papel por coleta seletiva para os alunos, foi de suma importância para que os mesmos adquirissem uma maior vivência com os problemas advindos da disposição dos resíduos sólidos no meio ambiente, bem como, de processos simples para a reutilização desses resíduos deforma ecologicamente correta. •Portanto, o projeto atingiu um dos seus principais objetivos, com a formação de agentes multiplicadores tendo reflexos na escola e em suas comunidades de origem.

AGRADECIMENTOS: A DEUS, pelo dom da vida e pela infinita bondade de nos guiar até aqui.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
DIAS, G, F. Educação ambiental princípios e práticas. 2ª edição, São Paulo: Gaia, 1993. pág. 84.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental. Brasília:MEC/SEF, 1998.
CARVALHO, I. C. M. O ambiental como valor substantivo:uma reflexão sobre a identidade da EA. In: SAUVÉ, L.;ORELLANA, I.; SATO, M.(Orgs.). Textos escolhidos em Educação Ambiental: de uma América à outra. Montreal:Publications ERE–UQAM, 2002. p. 85–90.

MEDINA, N. M. & SANTOS, E. C. Educação Ambiental: Uma metodologia participativa de formação. Petrópolis, RJ:Vozes, 1999.

OLIVEIRA, E. M. Educação Ambiental: uma possível abordagem. Brasília: IBAMA, 1998.

ACOBI, P. R. 2005. Educação ambiental: o Desafio da Construção de um Pensamento Crítico, Complexo e Reflexivo. Educação e Pesquisa. 31: 233-250.

1. ALBUQUERQUE, E. A Importância da Reciclagem do Lixo. Revista VEJA. 18 agosto de 1999; pág. 20-24.

2. CALDERONI, Sabetai. “Os bilhões perdidos no lixo”. Editora Humanitas, 3ª edição. São Paulo. 1999

3. CEMPRE – Guia de Coleta Seletiva. São Paulo (1999).

4. DEBATE NA ESCOLA. Desenvolvimento sustentável para todos. Júlio Luis Chiavenato. 20 Julho de 2001.

5. LIMA, J. D. Curso de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. João Pessoa (2000).
6. PEREIRA, F. Neto. Desenvolvimento Sustentável. Editora HEMUS. 2ª edição. São Paulo. 1993.