ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE TEMAS

AUTORES: Watanabe, L.A. (UFPA) ; Ramos, G.C. (UEPA) ; Watanabe, L.A. (UFPA)

RESUMO: Em muitas escolas verifica-se que os conteúdos de química têm sido trabalhados de forma desarticulada da realidade vivida por muitos alunos. Considerando que a contextualização exerce importante papel no ensino-aprendizagem de Química, o presente trabalho tem como objetivo entender a importância de temas geradores para a aprendizagem significativa de conhecimentos químicos. A coleta de dados sobre a temática foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica. Os resultados mostram que a utilização de temas geradores contribui para a aprendizagem, pois promove um dos eixos organizadores das dinâmicas interativas no ensino de química, a contextualização.

PALAVRAS CHAVES: temas geradores; contextualização; aprendizagem

INTRODUÇÃO: Em muitas escolas do Brasil verifica-se que a disciplina de química no ensino médio tem dado relevância ao desenvolvimento de conceitos químicos de maneira desarticulada da realidade vivida por muitos alunos (BRASIL, 1999; 2002; 2006). Essa não contextualização pode ser um dos responsáveis pela rejeição da química pelos alunos, dificultando assim o processo de ensino-aprendizagem (LIMA, 2000; SÁ & SILVA, 2008). Segundo Sá & Silva (2008), os temas geradores podem ser utilizados na tentativa de aproximar os conceitos químicos com as vivências dos alunos (conhecimento cotidiano) visando uma aprendizagem ativa e significativa. “Estes temas se chamam geradores porque, qualquer que seja a natureza de sua compreensão, como a ação por eles provocada, contêm em si a possibilidade de desdobrar-se em outros tantos temas que, por sua vez, provocam novas tarefas que devem ser cumpridas” (FREIRE,1987, p.93). O trecho anterior sugere que os temas podem contribuir para a construção de uma visão ampla do conhecimento químico, pois “a aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio” (PELIZZARI et al., 2002, p.37). Considerando que a contextualização é um eixo central norteador do ensino escolar, o presente trabalho tem como objetivo compreender a importância de temas geradores para aprendizagem significativa de conhecimentos químicos. Esta pesquisa é de mais alta relevância, pois é uma oportunidade de melhor entender o papel de temas no ensino dos conteúdos de química,o que nos últimos anos têm sido alvo de dúvidas por muitos professores do ensino médio que não conseguem compreender a função dessa nova proposta metodológica no ensino.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica. Para coleta de informações utilizou-se 03 documentos oficiais: os PCNEM (1999), os PCN+ (2002) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006); 04 artigos científicos: “Contextualização e interdisciplinaridade: concepções de professores no ensino de gases”, “A contextualização no Ensino de Cinética Química” “Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel” e “Alimentos: tema gerador para aquisição de conhecimento químico”; 02 dissertações de mestrado: “A química no ensino médio e a contextualização: a fabricação dos sabões e detergentes como tema gerador de ensino aprendizagem” e “Contextualização no Ensino de Química: ideias e proposições de um grupo de professores”; e 02 livros: “Pedagogia do oprimido” e “Educação em Química: compromisso com a cidadania”. Estes materiais bibliográficos tratam da importância da contextualização através de temas e sobre a facilitação da aprendizagem no ensino de química. Após levantamento das obras na literatura, foram realizados os procedimentos de leitura, análise crítica de conteúdo e fichamentos para seleção de informações mais relevantes. Os dados foram coletados e analisados tomando-se como referência todo e qualquer esclarecimento bibliográfico a respeito da relação temas/contextualização/aprendizagem, ou seja, a contextualização de conteúdos através de temas que relacionam o conhecimento científico e cotidiano do aluno durante a aprendizagem. Com todas as informações disponíveis elaborou-se a redação do mesmo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo Brasil (1999; 2002), para que se tenha uma aprendizagem significativa dos conteúdos de química é preciso contextualizá-los a partir da abordagem de temas mais gerais, universais ou de importância local, regional. Os temas têm sido utilizados como novas propostas metodológicas, pois possibilitam o estabelecimento de inter-relações entre os conteúdos e a realidade vivida pelos alunos (OLIVEIRA, 2005; SILVA, 2007). Assim, o uso de temas geradores pode facilitar a aprendizagem em química, pois “os assuntos do cotidiano quando trabalhados [...] em sala de aula motivam e despertam o interesse do aluno, atiçando a curiosidade e tornando a aula mais prazerosa” (PEREIRA, 2010, p.2). Brasil (2006) também defende a contextualização dos conhecimentos químicos através utilização temas sociais. A esse respeito, Santos & Schnetzler (2003, p. 105) afirmam: Os temas químicos sociais desempenham um papel fundamental no ensino de química para formar o cidadão, pois proporcionam a contextualização do conteúdo químico com o cotidiano do aluno, além de permitirem o desenvolvimento de habilidades básicas referentes à cidadania, como a participação e a capacidade de tomada de decisão, pois trazem para sala de aula discussões de aspectos sociais relevantes, que exigem dos alunos posicionamento crítico quanto a sua solução. A análise do trecho revela que os temas sociais contribuem para que a química seja ensinada a partir do contexto real dos alunos, permitindo a integração de dois componentes essenciais do conteúdo básico de ensino: a informação química e os aspectos sociais. (SANTOS & SCHNETZLER, 2003). Essa união é fundamental, pois mostra o papel social da química, suas aplicações e implicações e de que maneira o cidadão pode aplicar o conhecimento na sua vida.

CONCLUSÕES: Diante do exposto, conclui-se que os temas têm sido utilizados como novas propostas metodológicas para uma aprendizagem significativa (efetiva), pois possibilitam o estabelecimento de inter-relações entre os conteúdos e a realidade vivida pelos alunos, em outras palavras, proporcionam a contextualização da química em sala de aula. Além disso, permitem o desenvolvimento de tópicos do programa, tornam o processo de ensino-aprendizagem interativo e dinâmico e incentivam os alunos a buscar o conhecimento para entender criticamente a realidade onde estão inseridos.

AGRADECIMENTOS: A DEUS.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL (País). Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

____________. Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.

____________. Secretaria de Educação Básica - Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Volume 2. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LIMA, J. F. L. et al. A contextualização no Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola, n. 11, maio de 2000. p. 26 – 29.

OLIVEIRA, Ana Maria Cardoso de. A química no ensino médio e a contextualização: a fabricação dos sabões e detergentes como tema gerador de ensino aprendizagem, 2005. 120 f. Dissertação (mestrado em Ensino de Ciências Naturais e da Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.

PELIZZARI, Adriana et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.39 - 42, jul. 2001 - jul. 2002.

PEREIRA, Gracielle C. L. et al.. Alimentos: tema gerador para aquisição de conhecimento químico. Disponível em: <http://connepi.ifal.edu.br/ocs/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/1710/1025>. Acesso em: 09 de maio de 2012.

SÁ, Helena Cristina Aragão de & SILVA, Roberto Ribeiro da. Contextualização e interdisciplinaridade: concepções de professores no ensino de gases. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0621-1.pdf>. Acesso em: 21 de maio de 2012.

SANTOS, W. L. P dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Coleção Educação em Química. 3ª ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

SILVA, Erivanildo Lopes da. Contextualização no Ensino de Química: idéias e proposições de um grupo de professores, 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.