ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: o ludico no ensino da tabela periodica

AUTORES: Moraes, A. (IFPA) ; Bentes, W. (IFPA) ; Barreiros, C. (IFPA) ; Salomão, S. (IFPA) ; Batista, R. (SEDUC) ; Costa, E. (UFPA)

RESUMO: ESSE TRABALHO RELATA NOSSA EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO JOGO LÚDICO NO ENSINO DA QUÍMICA RELACIONADO A TABELA PERIÓDICA, COM OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CORONEL SARMENTO. PRETENDEMOS APRESENTAR E DISCUTIR A IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA AREÁ DA QUÍMICA ATRAVÉS DO BINGO DA TABELA PERIÓDICO, UM JOGO LÚDICO QUE FOI TRABALHADO COM OS ALUNOS DURANTE O ANO LETIVO.

PALAVRAS CHAVES: lúdico ; bingo dos símbolos; conhecimentos de química

INTRODUÇÃO: A descoberta da lei periódica é considerada um marco sem precedente no desenvolvimento da química, entretanto a tabela periódica é muitas vezes ensinada por meio de memorização, isto é, os alunos não têm conhecimento da evolução histórica de sua construção[1]. E, os jogos didáticos trazem consigo um caráter lúdico, onde o professor oferece ao aluno a possibilidade de mostrar o conteúdo como algo “prazeroso”, saindo um pouco da rotina das aulas expositivas juntamente com resolução de exercício de fixação para consolidar os conceitos repassados[2]. Entretanto é preciso se ter cuidado quando se trabalha com jogos didáticos em sala de aula para que os jogos tenham a finalidade de desenvolver o pensamento crítico, lógico e consolidação dos assuntos aprendidos pelos alunos. Tendo em vista o que foi discutido, este trabalho mostra a aplicação do jogo denominado de bingo dos elementos químicos da tabela periódica[3] a alunos do 1º ano do ensino médio.

MATERIAL E MÉTODOS: A CONSTRUÇÃO DOS JOGOS LÚDICOS OCORRERAM NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CORONEL SARMENTO NO BAIRRO DE ICOARACI EM BELÉM. Para que se realiza-se o desenvolvimento desta atividade Lúdica em sala de aula, optou-se pela construção do bingo dos símbolos químicos com materiais alternativos (papel EVA, folhas de papel A4 adesivas) e, além disso, cerca de 20 alunos foram convidados a participarem da confecção do material lúdico que posteriormente seria usado por eles. O jogo do bingo dos elementos químicos apresentado neste trabalho apresenta as seguintes características e regras descritas abaixo: O bingo dos símbolos funciona como um jogo de bingo tradicional, porém nas cartelas, não temos números, mas os símbolos dos elementos químicos, exemplos destas cartelas são mostradas na Figura 2. Tem duração média 45 min, ou seja, gasta uma hora aula para sua aplicação, no mínimo. O bingo dos símbolos é um jogo para ser realizado com toda a turma. Se a turma for menor que 48 alunos, alguns alunos poderão ficar com duas cartelas. Distribuir uma cartela para cada aluno e alguns marcadores para sinalizar o elemento sorteado. O professor ou bolsista do jogo faz a leitura do nome do elemento e o aluno deverá localizá-lo em sua cartela, marcando caso encontre o símbolo correspondente. Ganha o jogo o aluno que completar primeiro sua cartela. Mesmo que um aluno tenha completado sua cartela é interessante continuar o sorteio e determinar o segundo, terceiro e quarto lugares. após a aplicação do jogo foi realizado um questionário onde os alunos puderam expor suas opiniões em relação aos jogos relacionados com ensino da química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O bingo dos símbolos químicos despertou o interesse dos alunos em compreender a disposição dos elementos na tabela periódica, sobre os dados de cada elemento contidos na tabela, tais como: número atômico (Z), sua massa, família e período dos elementos. A aplicação do bingo dos símbolos químicos mostrou como resultados positivos, também, o engajamento e participação natural dos alunos em uma atividade de classe, trabalho em equipe para a confecção do material escolar a ser utilizado e de baixo custo e, por fim, os alunos, realmente, desempenharam um papel ativo no processo de ensino aprendizagem Uma foto do jogo já confeccionado e pronto para ser utilizado em sala de aula . os alunos acharam essa nova metodologia bastante interessante e que haviam compreendido melhor o conteúdo ministrado pelo professor.

CONCLUSÕES: Este jogo proporcionou uma nova abordagem para o ensino da tabela periódica, podendo ser utilizado para discutir com aluno o contexto histórico e a evolução e compreensão da tabela periódica e despertando o senso crítico. Através dos resultados obtidos da aplicação do jogo do bingo dos símbolos químicos, sugerimos que esta metodologia apresenta bons resultados para a consolidação dos conhecimentos sobre símbolos químicos, estrutura da tabela periódica, propriedades periódicas e origens dos símbolos de alguns elementos químicos, sendo que tais conteúdos foram vistos em sala através de aulas expositivas ministradas pelo professor da disciplina

AGRADECIMENTOS: CAPES, PIBID, IFPA, SEDUC

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] SOARES, M. Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari: Ex Libris, 2008.
[2] SANTANA, Eliana Moraes de. A influência de atividades lúdicas na aprendizagem do conceito químico. São Paulo: artigo. Acesso
<http://www.senept.cefetmg.br/galerias/arquivos_senept/anais/terca_temas/
[3] Cunha, M. B. da. Jogos Didáticos de Química, Santa Maria : Grafos, 2000.