ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: CONFECÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS COM MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS: ESTUDO DE CASO.

AUTORES: Souza Freitas, J.M.A. (FUNESO) ; Dudu, R.E.S. (UEPB) ; Silva, G.N. (UFRN) ; Lima, J.F. (UFCG) ; Silva, E.E.P. (UFCG) ; Barros, R.A. (UEPB) ; Souza, J.M. (FAEST) ; Cavalcante, M.M.M. (IEOP)

RESUMO: A abordagem ao assunto de Atomística pode apresentar-se de forma cansativa, decorativa ou desinteressante para os educandos. Assim foi cogitado, Confeccionar Modelos Atômicos com materiais reaproveitáveis para assimilação das Teorias Atômicas estudadas no 9º ano do Ensino Fundamental II, como objetivo da pesquisa. A metodologia aplicada baseia-se na classificação exploratória e qualitativa, logo utiliza-se do procedimento técnico da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso. Para coleta de dados foram empregadas entrevistas aos alunos de uma escola privada de Olinda – PE. Nos resultados do projeto foram comprovadas as dificuldades enfrentadas pelos educandos. Dessa forma foi possível concluir que a criação dos protótipos atômicos foram determinantes para o aprendizado dos estudantes.

PALAVRAS CHAVES: Ensino-aprendizagem; Modelos Atômicos; Reutilização de Materiais

INTRODUÇÃO: O conteúdo de Atomística lecionado durante o 9º ano do Ensino Fundamental II da disciplina de Química relaciona-se a teorias e memorização da sequência evolutiva do átomo, porém trata-se de um tema conceitualmente rico em fatos históricos e de temática transversal agregado a Educação Ambiental.Fundamentando-se em Brasil (2002, p. 88) que ressalta “a investigação e compreensão, ou seja, o uso de ideias, conceitos, leis, modelos e procedimentos científicos associados a essa disciplina;” reforça a abordagem e o domínio de conteúdos que devem ser adquiridos, atribuindo o valor de competência, aos educandos de Química. Entretanto foi examinada a utilização de atividade investigativa entre os participantes do processo de ensino- aprendizagem, que foram adquiridos papéis importantes e diferenciais, como o aluno que muda-se de agente passivo para reflexivo e interacionista; e o professor que deixa-se de posicionar como transmissor para ser mediador do conhecimento (CARVALHO, 2010). De fato foi refletido sobre a dificuldade do tema por parte dos estudantes e a aplicação das orientações do PCN+ decidiu-se então a criação de modelos atômicos. Que foram manipulados pelos estudantes para melhor entendimento da teoria e da evolução histórica e científica do conteúdo de Modelos Atômicos, além do estudo da Biografia dos cientistas envolvidos no tema e a prática de reutilização de materiais. Assim sendo o principal objetivo da pesquisa tornou-se Confeccionar Modelos Atômicos a partir de materiais reaproveitáveis para assimilação das Teorias Atômicas estudadas no 9º ano do Ensino Fundamental II.

MATERIAL E MÉTODOS: A metodologia da pesquisa teve caráter exploratório e como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. O método utilizado para coleta de dados foi qualitativo, além disso, como instrumento de pesquisa a realização de entrevistas aos estudantes participantes. O projeto foi executado no Instituto de Educação de Ouro Preto (IEOP), escola da rede privada de ensino de Olinda - PE que possui 25 alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental II na disciplina de Química, no qual todos participaram do projeto. Para análise dos dados foi realizado uma aula expositiva sobre os principais Modelos Atômicos estudados no Ensino Fundamental II. Em outro momento foi realizada uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica sobre Atomística, onde foi separados grupos para criação de modelos atômicos de John Dalton, Joseph J. Thomson, Ernest Rutherford e Niels Böhr . Na aula subsequente foi realizado um seminário com a explicação dos materiais utilizados na confecção dos modelos, a relação com o conteúdo de Atomística e o emprego da entrevista a cada grupo para analisar o entendimento dos estudantes sobre as teorias atômicas. Os materiais utilizados pelos estudantes seguiram as orientações da professora em não comprar materiais para montagem dos protótipos e fazer uso de materiais reaproveitáveis e materiais recicláveis, com a finalidade de conscientização ambiental sobre resíduos sólidos. Assim os materiais utilizados foram: Pedaço de forro de PVC, lixa de parede, papelão, papel, tampas de garrafa pet, gliter escolar, cola branca, palito de dente, gesso, fita dupla face e fita adesiva. Os materiais escolares como gliter escolar, cola branca, fita dupla face e fita adesiva foram materiais remanescentes da feira de conhecimentos do ano passado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O grupo de John Dalton foi desatencioso no protótipo do cientista que não mencionava eletrosfera, por isso na figura 1.1 percebem-se as marcas da lixa que não saíram completamente no modelo atômico. A equipe correspondente por Joseph J. Thomson foi responsável por representar os elétrons do modelo através de tampas de garrafa pet, conforme a figura 1.2 e foi relatada dificuldade em encontrar um modo de identificar os prótons (cargas elétricas positivas) incrustados no átomo, por isso foram colados desenhos que o átomo fosse representado ao lado do protótipo feito por eles. O conjunto equivalente a Ernest Rutherford fez exibição corretamente do modelo, figura 2.1, apontaram-se regiões descritas pelo cientista e foi demonstrado entendimento sobre o assunto através da explicação, da segurança transmitida na apresentação e na resposta da entrevista sobre a biografia, o modelo e os materiais utilizados. No grupo de Niels Böhr foi mencionada como obstáculo a diferenciação em algumas fontes bibliográficas o modelo do cientista, pois foi descrito como Rutherford-Böhr, porém esclarecido durante a pesquisa bibliográfica e o auxílio da professora. No protótipo a equipe fez uso da técnica do papel machê demonstrado na figura 2.2, empregada na cidade principalmente na confecção dos famosos bonecos de Olinda que são símbolos culturais da cidade onde a escola localiza-se. Nas entrevistas foram informadas como condições positivas a reutilização de materiais, por que não tiveram custos e que foram empregadas qualidades como a criatividade nos modelos produzidos. Pois os materiais utilizados foram considerados sobras de materiais, onde provavelmente teriam como destino o aterro sanitário por não possuir serventia, logo pode-se contribuir para durabilidade do meio ambiente.

Modelo de Dalton e Thomson

Modelos atômicos de John Dalton e Joseph Thomson confeccionados pelos educandos do 9º ano do Ensino Fundamental II

Modelos Atômicos de Rutherford e Böhr

Modelos Atômicos de Ernest Rutherford e Niels Böhr confeccionados pelos educandos do 9º ano do Ensino Fundamental II.

CONCLUSÕES: Nas entrevistas aos grupos a atividade prática foi relatada como satisfatória e interessante pelos educandos. Por isso foi unanime a decisão de que o aprendizado do conteúdo evolução atomística foi compreendido, sem o método da memorização, porém através das criações dos modelos desenvolvidos. Além disso, foi mencionado com entusiasmo pelos estudantes o ato de reaproveitar materiais, pois não foram obtidos custos e pode-se ajudar o meio ambiente na redução de resíduos sólidos. Tanto que os modelos atômicos atualmente fazem parte do acervo da biblioteca da escola dispostos em exposição.

AGRADECIMENTOS: À diretora do IEOP Márcia Monique Melo Cavalcante e aos alunos que contribuíram para a realização e concretização da pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). Brasília: 2002. CARVALHO, Anna Maria Pessoa (org.). Ensino de ciências: Unindo a pesquisa a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2010. FERREIRA, M. B. P. et al. Utilização de materiais alternativos na evolução dos modelos atômicos. In: Congresso Brasileiro de Química, 51, 2011, São Luiz. Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2011/trabalhos/6/6-922-8192.htm>. Acesso em 23 abr. 2012. SANTOS, O. ; et al . A importância da contextualização para compreensão dos modelos atômicos em aulas de Ensino Médio. In: Simpósio Brasileiro de Educação Química, 8, 2010, Natal. Disponível em: < http://www.abq.org.br/simpequi/2010/trabalhos/5-7272.htm>. Acesso em 23 abr. 2012. SIMÕES, Estelita. SOARES, Elane Chaveiro. A construção de modelos atômicos no ensino de química. In: Seminário de Educação, 17, 2009, Mato Grosso. Disponível em: <http://www.ie.ufmt.br/semiedu2009/gts/gt4/ComunicacaoOral/ELANE%20CHAVEIRO%20SOARES.pdf>. Acesso em 23 abr. 2012.