ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DO BIÓLOGO NO ENSINO DE QUÍMICA EM CIÊNCIAS NA 8ª SÉRIE OU 9º ANO

AUTORES: Barros, H.C. (IFPA) ; Ribeiro, R.S. (IFPA) ; Melo, L.A.R. (IFPA) ; Carvalho, J.H.S. (IFPA)

RESUMO: O trabalho em foco foi realizado com professores licenciados em Biologia que lecionam Química na disciplina Ciências Naturais na 8ª série ou 9º ano. Apresenta alguns questionamentos em torno do trabalho pedagógico desenvolvido por estes profissionais da educação para superar as dificuldades encontradas ao lecionarem aquela disciplina. Para subsidiar este estudo, analisamos o currículo de licenciatura plena em Biologia de duas instituições de ensino superior, os Parâmetros Curriculares Nacionais e os saberes docentes do professor de Ciências.As discussões em torno do currículo das licenciaturas em Biologia e suas relações com a Química

PALAVRAS CHAVES: PRATICA PEDAGOGICA; SABERES DO BIÓLOGO ; LIVRO DIDÁTICO

INTRODUÇÃO: O presente trabalho tem por objetivo analisar como o professor de Biologia supera, na prática pedagógica, as dificuldades encontradas no Ensino de Ciências Naturais, ao tratar a unidade de Química. Contudo, o mesmo é centrado nos seguintes pontos: •Investigar como se constrói os saberes de conteúdo didático e estratégico no ensino de Ciências Naturais em Química. •Descrever e analisar os motivos de satisfação e insatisfação de professores licenciados em Biologia em relação ao ensino de Química, identificando os problemas mais citados por eles. Foi realizada uma análise relacionada ao currículo acadêmico desses profissionais versus docência em Química, com vistas à construção de possibilidades para melhoria da prática docente na referida série ou ano.

MATERIAL E MÉTODOS: 2- METODOLOGIA 2.1- Instrumentos de coleta de dados A metodologia deste estudo encontra-se em consonância com os problemas enfrentados na prática docente das aulas de Ciências na oitava série ou nono ano do Ensino Fundamental. Para levantamento de dados, é feito o uso dos seguintes instrumentos: a) Documental – Analisou-se as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em Biologia de duas Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará. b) Aplicação de questionários – Aplicou-se questionários semi-estruturados aos professores licenciados em Biologia, cuja finalidade foi investigar como se dá a atuação dos mesmos que ensinam a disciplina Ciências Naturais na 8ª série ou 9º ano. Dentre as questões pesquisadas, pontuaram-se aquelas referentes aos saberes construídos no cotidiano escolar, sejam eles didáticos, estratégicos ou teóricos. c) Entrevistas com professores – Foram analisados as narrativas / discursos dos mesmos na dimensão conceitual sobre o ensino de Química em Ciências. 2.2- Características dos sujeitos Os sujeitos desta investigação são seis professores licenciados em Biologia que trabalham em escolas públicas do município de Belém (sendo três municipais, quatro estaduais) com a disciplina Ciências Naturais na 8ª série ou 9º ano do Ensino Fundamental. Alguns são aprovados em concurso público para trabalhar com a docência no ensino da Biologia, porém lotados para o ensino de Ciências Naturais, outros são contratados para atuarem especificamente na docência no ensino fundamental.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As análises levam em consideração o estudo efetuado no currículo de Licenciatura em Química proposto por duas instituições de ensino superior. Os dados coletados com a aplicação de entrevistas e questionários semi-estruturados são avaliados qualitativamente. O desenvolvimento desta investigação considera a heterogeneidade dos sujeitos e o conteúdo subjetivo, além das experiências de cada um deles. Os resultados levam em conta os recortes presentes nas narrativas dos sujeitos que expressam, de forma oral ou escrita, suas inquietações. As discussões em torno do currículo das licenciaturas em Biologia e suas relações com a Química O estudo do Currículo das academias se faz necessário, pois o processo de formação do professor envolve uma dupla dimensão: social e pessoal. Social porque envolve uma formação para a vida em coletividade, onde o sujeito contribui na construção da história da comunidade, e pessoal porque proporciona ao sujeito conhecimentos e emancipação profissional. Analisamos inicialmente a matriz curricular de duas instituições públicas de ensino superior — que aqui as denominamos de instituição A e B — e percebemos que as disciplinas interrelacionadas ao ensino de Química ainda estão muito dispersas. Na instituição A, há as disciplinas “Química” e “Bioquímica” no terceiro semestre com a carga horária de 90 horas. Na instituição B tem-se “Química, Metodologia e Prática I” e “Química, Metodologia e Prática II” e “Bioquímica” oferecidas em dois semestres consecutivos, perfazendo um total de 140 horas aula.Como pode ser observado na figura abaixo. Diante dos dados do Quadro apresentado, percebemos uma carência de conteúdo no que diz respeito ao currículo de Química para que o professor de ciências da 8ª série ou 9º ano.

FIGURA 1

Disciplinas relacionadas com química na formação do biólogo formado pela instituição (A) e pela instituição (B).

FIGURA 2

QUESTIONÁRIO PARA COLETA DE INFORMAÇÕES

CONCLUSÕES: Este trabalho trouxe à tona discussões importantes ligadas ao tema Ensino de Ciências. Os problemas aqui expressos sobre, o currículo das academias e o sentido das e nas narrativas dos professores são objetos de pesquisas educacionais que podem contribuir para formulação de propostas de cunho científico, e vêm proporcionando uma nova construção teórica no âmbito da educação. Diante das análises dos dados, foi verificado que a superação de obstáculos profissionais de ensino e de aprendizagem é uma pauta relevante, e ainda necessária, no meio acadêmico e no cotidiano escolar.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALARCÃO, I., FREITAS, C. V., PONTE, J. P., ALARCÃO, J., & TAVARES, M.J.F. (1997). A formação de professores no Portugal de hoje(Documento de um grupo de trabalho do CRUP, disponível em http://correio.cc.fc.ul.pt/~jponte).
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