ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PERSPECTIVAS DO USO DO COMPUTADOR NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Ventura de Queiroz, B. (UFC) ; Cleiton Sousa dos Santos, J. (UFC)

RESUMO: A utilização do computador bem como as ferramentas multimídias auxiliam e facilitam a compreensão dos conteúdos de Química estudados nas escolas. Neste trabalho foi realizado um estudo comparativo entre dois grupos de alunos do ensino médio, um grupo utilizou softwares educativos, outro não teve contato com essa ferramenta digital. Os discentes também responderam um questionário, que tinha o intuito de indagá-los sobre as perspectivas da utilização das redes sociais como ferramentas de ensino. Percebeu-se uma melhora na fixação dos conteúdos estudados em sala de aula no grupo de alunos que utilizou a estratégia tecnológica. Assim, confirmando a importância da utilização de TIC’s (Tecnologia da Informação e Comunicação) no processo ensino/aprendizagem.

PALAVRAS CHAVES: ensino de química; software educativo; estratégia de aprendizage

INTRODUÇÃO: Atualmente, o papel do professor, profissional da educação, no contexto científico atual, é dominar as novas ferramentas tecnológicas. A utilização dos recursos de multimídias no processo de ensino exige preparo do ambiente tecnológico, dos materiais que serão utilizados, dos conhecimentos prévios dos alunos para manusear estes recursos, do domínio da tecnologia por parte do professor, além de seleção e adequação dos recursos à clientela e aos objetivos propostos pela disciplina (Enricone, 2004). Apesar de vivermos na “sociedade da informática”, ainda encontramos docentes que resistem aos avanços tecnológicos e não quer fazer parte deste contexto, segundo Freire (1996), “é preciso desocultar as verdades escondidas, desmistificar a farsa ideológica e enfrentar o extraordinário poder da mídia”. O uso das TIC’s (Tecnologia da Informação e Comunicação) na educação, como lousas digitais, tabletes, laboratórios de informática são ferramentas facilitadoras do processo de ensino/aprendizagem. Dessa forma, compete aos professores terem domínio sobre essas ferramentas tecnológicas, bem como desenvolver uma aula através do uso do computador, tornando este uma ferramenta que possa lhe auxiliar e complementar suas aulas. Este trabalho relata o uso de softwares educativos, através do computador, no ensino de Química, bem como as perspectivas destas para a educação em ciências. A utilização de TIC’s em sala de aula deve ser proferida, de modo que seja usado nas aulas de Química para instigar a curiosidade do educando e gerar circunstâncias que ampliem a sua capacidade de elucidar problemas.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado na Escola de Ensino Médio Liceu de Messejana, Fortaleza-CE, com 108 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os alunos foram divididos em dois grupos: Grupo A – alunos que usaram objetos de aprendizagens (AO), no laboratório de informática e Grupo B – alunos que não usaram objetos de aprendizagens e não foram ao laboratório de informática. Os alunos do Grupo A foram a uma aula de química, que aconteceu no laboratório de informática da escola, utilizando software educativo (Educandus e Labvirt). Esta aula teve duração de 50 minutos, com os objetos de aprendizagens (AO) do Educandus e do Labvirt, o assunto estudado na aula foi hidrocarbonetos e suas aplicações. Em seguida, foi aplicado aos grupos de alunos um questionário com questões que buscavam conhecer: a prática de estudar pela internet, qual o seu grau de domínio em ferramentas do computador como Word, Excel, Power point etc, ainda se eles acreditavam que redes sociais como Twiter e Facebook poderia tornar-se um meio pedagógico, usado, por exemplo, a favor da disciplina de Química. O questionário continha seis questões, duas delas eram referentes à aula de química realizada no laboratório de informática. Por último, foi aplicada uma avaliação escrita de Química para ambos os grupos de alunos focos deste trabalho, as questões desta avaliação eram referentes ao conteúdo hidrocarbonetos e suas aplicações. Ressalta-se que ambos os grupos de educandos tiveram em sala de aula contato prévio com o assunto de hidrocarbonetos e suas aplicações.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No Quadro 1 encontram-se os resultados da pesquisa. Na questão um, observa-se que mais de 90% dos alunos usam, às vezes ou frequentemente, a internet para estudar. Esse resultado é importante, pois mostra que as ferramentas digitais são cada vez mais presentes na atualidade. Para a segunda questão, 87,95% afirmaram que ficou mais fácil entender os conceitos de Química utilizando os OAs. A questão quatro, mais de 80% dos entrevistados disseram que seu grau de domínio está entre razoável e ótimo, o docente de Química pode aproveitar deste dado para trabalhar projetos utilizando estas ferramentas, pois o corpo discente possui conhecimentos necessário. Na questão cinco, 66,67%, a maioria acredita que as redes sociais podem vir a tornar-se uma ferramenta pedagógica, um dos jovens respondeu: “como muitas pessoas acessam fica mais fácil passar informações para os alunos”. Para 84,26% dos educandos entrevistados, existe diferença entre aula expositiva em sala de aula e virtual no laboratório de informática, essa diferença entre os ambientes de aprendizagem deve ser melhor aproveitada pelos professores e com isso conseguir desenvolver nos educandos maior interesse pelo estudo da química. Pôde-se notar que na turma onde os discentes não manipularam o OA,estes tiveram uma nota média de 3,26, já a outra turma que teve a aula virtual, os estudantes obtiveram uma nota média de 6,84. Este resultado comprova que os OAs utilizados como recurso didático pelos discentes favorecem a fixação dos conteúdos estudados.

Quadro 1: Resultados da pesquisa.

Resultados da pesquisa.

CONCLUSÕES: Com a realização desse trabalho pode-se observar que os alunos conseguem lidar bem com as ferramentas tecnológicas, usando-as inclusive para os seus estudos. O uso da aula virtual favoreceu o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com relação aos conteúdos de Química. Nesse contexto, as redes sociais fazem parte do cotidiano dos jovens e os próprios assumem a possibilidade de sua utilização para o ensino de Química. Assim, justifica-se o uso do computador como uma ferramenta que auxilia o professor e este deve buscar somá-lo ao ensino de Química.

AGRADECIMENTOS: À Escola de Ensino Médio Liceu de Messejana, pelo espaço concedido para realização desta pesquisa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
ENRICONE, D. Ser Professor. 4 ed. Porto Alegre: Edipucrs, p. 57-72, 2004.