ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O ENSINO À DISTÂNCIA EM LICENCIATURA EM QUÍMICA NO AMAZONAS

AUTORES: Souza, K.S. (UFAM) ; Gama, C.A.F. (UFAM) ; Santana, G.P. (UFAM)

RESUMO: A educação a distância vem se destacando no âmbito do ensino por atender demandas de municípios onde o ensino presencial não está presente, formando profissionais principalmente da área de ensino. No Estado do Amazonas, os cursos de licenciatura em química estão concentrados principalmente na capital, e muitos municípios do interior do Estado, não possuem professores formados na área de química para atender o ensino básico. Segundo levantamento realizado o ensino à distância na região norte na área de licenciatura química é carente com apenas três cursos sendo oferecidos, portanto um curso à distância em química no Amazonas, poderia melhorar significativamente o ensino de química no interior do Estado, devido a falta de profissionais da educação formados na área.

PALAVRAS CHAVES: Ensino; Distância; Química

INTRODUÇÃO: A educação a distância foi introduzida no ensino brasileiro em 96, com a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9.394/96), como alternativa de formação regular. É uma modalidade de educação chamada não presencial, em que os alunos recebem aulas por meio da TV, telefone e da Internet, sem a obrigatoriedade de ir até a escola. Essa modalidade surgiu com a necessidade do preparo profissional e cultural de estudantes que, pelos mais variados motivos, abandonaram a escola regular (JUNIOR 2004; MEC 2002). A regulamentação da modalidade de Ensino à Distância (EAD), foi aprovada, no final de 2005, pelo Decreto-Lei 5.622 que democratizou o conhecimento, tornando-o mais disponível a quem se dispuser a conhecê-lo (SANTOS 2005). Segundo o Ministério da Educação, no Brasil mais de 225 instituições de ensino superior são credenciadas para oferecer cursos na modalidade á distância (ABED 2007). Na região norte são oferecidos 498 cursos a distância, com apenas 08 cursos na área de química (MEC 2012). Dentro do sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil), sistema integrado por universidades públicas que oferecem cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância, 22 instituições são credenciadas na região norte, ofertando 82 cursos de nível superior, sendo apenas 03 destes de licenciatura em química (UAB 2012). Assim em Estados de grande extensão territorial como o Amazonas, onde o Ensino Superior não atende as demandas, centralizado apenas na capital faz-se necessária a existência de cursos à distância, em áreas como a química, para fomentar o desenvolvimento e tornar a formação acadêmica em química no ensino médio e superior igualitária entre capital e interior.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram coletados dados no site do MEC, UAB, e em Instituições públicas e privadas de ensino do Estado do Amazonas, entre elas SEDUC, UFAM, UEA, IFAM, UNINORTE entre outras, afim de, verificar os dados de oferta e demanda da área de química (Licenciatura) na capital e interior.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O Estado do Amazonas é o maior da região norte contando com 62 municípios e inúmeras comunidades ribeirinhas. Dos dados levantados apenas 11% dos municípios do Estado onde há ensino superior ofertam o curso de Licenciatura em Química (LQ) e de todos os cursos ofertados 53,8% concentram-se na capital Manaus, e os outros 46,2% distribuem-se em apenas 06 municípios. É latente a necessidade de difusão e formação de professores de química no interior do Estado para atender a educação básica. A Figura 01 mostra os percentuais de oferta de ensino superior no geral e de LQ no Estado do Amazonas. Embora o percentual de municípios com núcleos de ensino superior, seja razoável com 42%, somente sete contemplam a formação de professores de química, o que é pouco em relação ao tamanho do Estado, sem contar, que a oferta é desvinculada do número de formandos, pois os cursos de exatas normamente retém muitos alunos, o que acaba tornando o prazo de graduação maior ou levando a desistência do curso. Em muitos municípios não há nenhum licenciado em química, atendendo o ensino médio, e a disciplina é ministrada por professores formados em outras áreas do conhecimento, o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – tem amenizado o problema ofertando a segunda licenciatura em química para professores da rede de ensino, contudo ainda é insuficiente o número de profissionais formados para atender uma demanda de aproximadamente 200.000 alunos de ensino médio. Assim o ensino a distância é fundamental para a formação de professores na área de química no interior do Estado do Amazonas.A Tabela 1 apresenta dos dados da UAB para a região Norte,onde pode ser comprovada, a carência de cursos à distância em licenciatura em química não somente no Amazonas, mais em toda a região norte.

Figura 1. Percentuais de oferta de ensino superior geral e de química

Estatistíca do ensino superior no Estado do Amazonas

Tabela 1. Dados da UAB em relação ao ensino à distância no norte do Br

Dados da UAB em relação ao ensino à distância

CONCLUSÕES: Existe hoje uma grande necessidade de formação de professores de química e de outras áreas em todo o Estado do Amazonas, e o ensino a distância poderia minimizar em parte a defasagem de profissionais da área na região, auxiliando no desenvolvimento das potencialidades dos locais atendidos por esta modalidade de ensino, contudo o ensino à distância ainda está em fase de desenvolvimento em toda a região norte, sendo uma ferramenta promissora para educação no norte do país e nos Estado do Amazonas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Santos, J. F. S. (2005) “Avaliação no ensino a distância”. Revista Ibero-americana de Educação. Número 38/4, Disponível em: <http://www.rieoei.org/1372.htm>. Acesso em: 15/05/2012.
Anuário 2007 ABED, disponível em: <http://www.abed.com.br>. Acesso em: 25/06/2012. Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COMISSÃO ASSESSORA PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA (PORTARIA MEC nº. 335, de 6 de fevereiro de2002) RELATÓRIO Agosto de 2002.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – www.mec.gov.br;
Universidade Aberta do Brasil (UAB) – uab.pti.org.br
Junior, Leonardo. Educação à distância cresce no Brasil, PRIMEIRA IMPRESSÃO ABRIL DE 2004, Disponível em <sites.unisanta.br/faac/jpi/pdf/PRI09>. Acesso em 25/06/2012.