ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Projeto de Pesquisa para Avaliar o Nível de Conhecimento dos Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química do IFMT - Campus Confresa na Formação para o Atendimento aos Deficientes Visuais

AUTORES: Guimarães, D.N. (IFMT) ; Lopes, V.S. (IFMT) ; Oliveira, D.F.L. (IFMT) ; Noleto, A.P. (IFMT) ; Dutra, M.M. (IFMT) ; Santos, E.T.G. (IFMT) ; Santos, R.S. (IFMT) ; Ramos, W.S. (IFMT)

RESUMO: O objetivo deste projeto de pesquisa foi o de obter informações sobre o nível de conhecimento dos Acadêmicos do 1º, 2º e 3º anos do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Confresa, a cerca do que sabem sobre Braille e sistema DOSVOX, para o ensino dos Deficientes Visuais; o resultado da pesquisa demonstrou que os acadêmicos já ouviram falar sobre Braille e DOSVOX, a pesquisa também apontou o interesse dos acadêmicos em participar de uma capacitação em Braille que atenda a demanda que os espera tanto na sociedade quanto no ambiente escolar.

PALAVRAS CHAVES: Química; Capacitação; Educação Inclusiva

INTRODUÇÃO: O ensino das disciplinas da área de exatas como a Química traz naturalmente as dificuldades inerentes que afligem muitos alunos do ensino médio. Temos um agravante maior quando falamos dos alunos com necessidades especiais, e neste projeto levamos em consideração o atendimento aos deficientes visuais. Podemos considerar pessoa portadora de deficiência visual aquela que apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20° (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações. No Brasil além do artigo 58 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que garante o acesso a educação para as pessoas com necessidades especiais, temos outras leis como a 10.098/00, que promove a acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida garantindo sua autonomia, independência e promoção pessoal. Para garantir sua autonomia as pessoas com deficiência visual utilizam alguns meios alternativos para o desenvolvimento de atividades como a realização de cálculos matemáticos através do soroban, escrita e leitura por meio do Braille e uso de computadores com o auxilio do software DOSVOX desenvolvido e distribuído gratuitamente pelo NCE/UFRJ. Este projeto tem por objetivo determinar o nível de conhecimento sobre Braille, DOSVOX e educação inclusiva dos quarenta e seis acadêmicos distribuídos em três turmas de diferentes anos 1º, 2º e 3º, do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química do IFMT- Campus Confresa, e diante da demanda propor a oferta de um curso de capacitação em Braille (escrita e leitura).

MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento da pesquisa aplicou-se um questionário com seis perguntas objetivas a alunos das turmas de 1º, 2º e 3º anos do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química, do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Mato Grosso Campus Confresa, para determinar o nível de conhecimento e capacidade de trabalhar com deficientes visuais. As perguntas formuladas na pesquisa versavam sobre: Conhecimento superficial do sistema Braille, tecnologia da informação para facilitar o uso de computadores através do aplicativo DOSVOX, conhecimento de pessoas com deficiência visual na sociedade, autoconfiança dos acadêmicos para trabalhar futuramente com deficientes visuais, interesse dos acadêmicos em conhecer o sistema Braille. Terminada a pesquisa iniciou-se o processo de análise e tabulação das respostas

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Segundo (MAZZOTA, 2011) os artigos 165 e 166 da Constituição Federal dispõem que é assegurado aos deficientes a melhoria de sua condição social e econômica, especialmente mediante Educação especial e gratuita. O resultado da pesquisa comprova que por mais que os acadêmicos entrevistados desconheçam o sistema de comunicação Braille, os mesmos apresentam uma grande preocupação no que diz respeito a qualificação profissional para o atendimento de pessoas com deficiência. Assim, após a realização da pesquisa, verificou-se que: - Ouviu falar do sistema Braille: Sim 96%, Não 4%. - Declararam conhecer o aplicativo DOSVOX: Sim 13%, Não 87%. - Conhecem pessoas com deficiência visual: Sim 63%, Não 37%. - Como futuros professores de química 4% declaram saber trabalhar com alunos deficientes visuais e 96% não saberiam trabalhar. - Dos entrevistados 100% manifestaram interesse em participar de um curso de capacitação em escrita e leitura Braille. - Verificou-se ainda que 100 % dos entrevistados não conhecem a leitura ou escrita Braille.

Conhecimentos sobre Braille, DOSVOX e Educação Inclusiva

Gráfico com resultados da pesquisa quantitativa sobre conhecimento em Braille, Sistema DOSVOX e Educação Inclusiva

CONCLUSÕES: Diante da analise dos dados chegou-se a conclusão que os futuros profissionais do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Confresa já ouviram falar do sistema Braille e DOSVOX, porém não conhecem o seu uso e que 100 % dos entrevistados possuem interesse em participar de um curso de capacitação em Braille (leitura e escrita para deficientes visuais), o que nos remete a conclusão de que todos os acadêmicos estão preocupados em relação ao processo de inclusão de pessoas com deficiência.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm> Acesso em: 21 de jun. 2012.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 e dezembro de 1996. 5. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2010.

BRASIL. Lei nº 10.098, de 19de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10098.htm >Acesso em: 03 jul.2012.
INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT - IBC disponível em: <http://www.ibc.gov.br/?itemid=10235> Acesso em: 21 de Jun. 2012.

MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas publicas 6ª ed., São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Lei nº 10.098, de 19de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10098.htm >Acesso em: 03 jul.2012.