ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

AUTORES: Dutra, M. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Guimarães, D.N. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Lopes, V.S. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Noleto, A.P. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Oliveira, D.F.L. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Ramos, W.S. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Santos, E.T.G. (IFMT-CAMPUS CONFRESA) ; Santos, R.S. (IFMT-CAMPUS CONFRESA)

RESUMO: No município de Confresa MT, parte dos educadores que atuavam em sala não tinham ainda participado de cursos de capacitação na área de educação especial. A partir deste contexto, e da aprovação de um curso de capacitação em educação especial em edital de seleção de projetos de extensão oferecidos pelo IFMT, os acadêmicos das licenciaturas propuseram um projeto de “Pesquisa e Capacitação de Professores em Educação especial”.Este projeto iniciou em agosto de 2011 e teve como objetivo capacitar professores e futuros professores, através de projetos de extensão, para atender alunos com necessidades educacionais especiais, contribuindo significativamente para a mudança de atendimento escolar proporcionando um grande desenvolvimento na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.

PALAVRAS CHAVES: inclusão; Capacitação; aprendizagem

INTRODUÇÃO: Assegurar a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, é um princípio que está na Constituição brasileira desde 1988 e também na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96. Em todo o mundo, durante muito tempo, o diferente foi colocado á margem da educação: o aluno com deficiência, particularmente, era atendido apenas em separado ou então simplesmente excluído do processo educativo, com base em padrões de normalidade (MEC/ SEESP, 2001)... hoje, esta ainda é uma realidade para milhares de crianças, jovens e adultos que apresentam necessidades educacionais especiais, vinculadas ou não a deficiência. Confresa- MT hoje é um dos municípios da região Norte Araguaia que possui uma das maiores demandas de pessoas com deficiência em idade escolar fora da sala de aula; sendo que uma das principais causas desta realidade é a falta de capacitação dos profissionais que atuam nas escolas. Nesta perspectiva, o presente projeto teve como objetivo a “Capacitação em Educação Especial” através de projetos de extensão, de professores das redes federal, estadual, municipal e particular, de pais que tenham filhos com deficiência e de acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências da natureza Habilitação em Química e de Licenciatura em Ciências Agrícolas, do IFMT- Campus Confresa visto que, como futuros professores, os mesmos estarão aptos a atender aos alunos com necessidades educativas especiais; garantindo desta forma uma educação inclusiva de qualidade, de modo a atender às especificidades presentes nesse campo, considerando as condições sociais, culturais, econômicas e educacionais das pessoas com deficiência.

MATERIAL E MÉTODOS: No ano de 2011, foram publicados pelo IFMT, dois editais para seleção de projetos de extensão (edital nº 01/2011 e edital nº037/2011), desta forma três alunos do 2º ano do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Química concorreram e aprovaram projetos na área de Educação Especial. Diante disto, surgiu o projeto denominado “Curso de Pesquisa e Capacitação em Educação Especial” ministrado no IFMT de Confresa, atendendo a 65 participantes entre professores das redes particular, estadual, municipal e federal; alunos dos cursos de licenciatura do IFMT – Campus Confresa e pais de pessoas com deficiência. Ainda de acordo com a metodologia proposta o curso foi ministrado em 12 encontros presenciais além de atividades não presenciais como o desenvolvimento de projetos de inclusão em escolas do município de Confresa, ao final os participantes recebem um certificado de cem horas. Durante o curso foram abordados os temas referentes aos tipos de deficiências e suas variedades, bem como as legislações que garantem os direitos à igualdade de condições e projetos de inclusão desenvolvidos nas escolas. Para melhor compreensão dos conteúdos estudados foram utilizados os seguintes procedimentos: discussões, debates, estudos em grupo, diálogos, entrevistas, dramatização, leituras dirigidas, estudo de caso, pesquisa, oficinas, aulas expositivas, trabalhos individuais, elaboração de resenhas, apresentação PowerPoint. No decorrer do projeto os participantes do curso participaram de duas pesquisas em forma de questionários, sendo uma antes dos participantes iniciarem o curso e outra posterior ao curso.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a implantação do projeto de extensão, e durante o desenvolvimento do curso, nas conversas e nas trocas de experiências, foi possível observar as dificuldades dos professores dentro de uma sala de aula com alunos que tem necessidades educacionais especiais. Mediante tais dificuldades é que esperávamos no final do curso que os professores e gestores educacionais tivessem autonomia para pensar, refletir, trabalhar e pesquisar sobre educação especial e que se sentissem mais a vontade ou habilitado para conduzir o processo de aprendizagem significativa dos alunos com necessidades educacionais especiais, independente de sua área, transformando assim os sistemas educacionais públicos do município de Confresa - MT em espaços inclusivos e de qualidade, que valorizem as diferenças sociais, culturais, físicas e emocionais. No início do projeto foi elaborada uma pesquisa com os professores que participariam do curso e apenas 5,88% declararam estar preparados para atender alunos com necessidades especiais e 94,12% disseram não ter nenhum tipo de formação/capacitação ou participação em cursos voltados à educação especial. Ao término do curso foi realizada a pesquisa com os mesmos questionamentos da pesquisa inicial e 99% dos participantes declararam que o curso contribuiu para a melhoria de suas práticas pedagógicas.

Antes

Antes de iniciar o curso

Depois

Depois do término do curso

CONCLUSÕES: Este trabalho atingiu plenamente seus objetivos, ao ouvimos relatos do quanto o curso tem ajudado as escolas do município, professores e gestores a pensar em uma prática pedagógica que possibilite ao aluno com deficiência oportunidades de construção do conhecimento, também ouvimos relatos de pais do quanto os mesmos estão aprendendo e tendo condições de proporcionar a seus filhos uma melhor qualidade de vida. Fica clara a importância da participação de alunos de licenciatura em projetos de extensão, pois através deste projeto foram capacitadas 65 pessoas que implantarão espaços inclusivos.

AGRADECIMENTOS: Primeiramente agradecemos a Deus por nos dar a vida, ao IFMT Campus Confresa e a Prof.ª Mara Maria Dutra que tem nos ajudado e nos incentivado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na educação Básica. 2001. Dis-ponível em < http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf> Acesso em: 02 jul. 2012.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 e dezembro de 1996. 5. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2010.


MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação Especial no Brasil: Histórias e políticas públicas. 6ª Ed., São Paulo: Cortez, 2011.