ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: “AMARELINHA QUÍMICA” O LUDICO E A RADIOATIVIDADE

AUTORES: Coelho, A.S.L. (IFPI) ; Silva, S.R. (IFPI)

RESUMO: O presente artigo objetivou desenvolver uma proposta metodológica para a aquisição de conceitos relacionados à radioatividade, especificamente acerca dos conceitos e histórico por meio de um jogo para ser aplicado no segundo ano do ensino médio. De forma lúdica e contextualizada. Para isso, foi feito um estudo acerca do jogo da “amarelinha”, como ele é conhecido. Dessa forma, adaptou-se para o assunto e conceitos da radioatividade. Nessa nova proposta titulou-se, o jogo adaptado, de “amarelinha radioativa”, como uma ferramenta metodológica.

PALAVRAS CHAVES: Jogos; Ensino; radioatividade

INTRODUÇÃO: As radiações e tratada superficialmente sem dar ênfase aos conceitos da química onde a mesma participa do desenvolvimento científico-tecnológico com importantes contribuições específicas, cujas decorrências têm alcance econômico, social e político. (PCN, 1998, p.30) Tratar da química assim como da radioatividade que um conteúdo da mesma no Ensino Médio é um grande desafio para o professor, uma vez que, além da obrigação por parte do mesmo de dominar o conteúdo, há ainda a importância, pode-se dizer uma quase necessidade, de correlacioná-lo com fatos do dia a dia e a momentos históricos marcantes. As abordagens tradicionais de ensino, somado aos conceitos, e às dificuldades na aprendizagem da radioatividade deve ser modificada, pela a inserção de outras propostas metodológicas, Pois Segundo Rego (2000, p.79), o uso dos jogos proporciona ambientes desafiadores, capazes de estimular o intelecto proporcionando a conquista de estágios mais elevados de raciocínios, Como fala (SANTANA, E.M) em seu artigo a influencia de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. O lúdico é um importante instrumento de trabalho no qual o mediador, no caso o professor, deve oferecer possibilidades para a elaboração do conhecimento, respeitando as diversas singularidades. Essas atividades, quando bem exploradas, oportunizam a interlocução de saberes, a socialização e o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi realizado um estudo do assunto “Radioatividade” para ministrar uma aula a partir desta foi constatado algumas dificuldades, e para sana-las partiu-se para a confecção do jogo “amarelinha radioativa”, O jogo consiste em um desenho no chão com 10 quadrados sem contar a saída e chegada os quadros são enumerados de 01 a 10 Onde o jogador devera responder a questão correspondente para poder pular a amarelinha. É utilizado um objeto para jogar no numero que você vai pular e terá uma pergunta sobre a radioatividade. Não podendo pisar nas linhas, e tem que acertar dentro do quadrado, o que errar passara a vez para o outro jogador. O jogador vão se posicionar na saída da amarelinha Vai pulando os quadrados do desenho, sendo que tem que começar do primeiro quadrado. O jogador anda na amarelinha em ordem crescente dos números e depois volta par o começo para jogar no outro quadrado e responder outra pergunta Vence o jogador que percorrer todo o caminho primeiro e responder as dez perguntas do assunto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo da “amarelinha radioativa” foi uma proposta aos alunos da localidade Brejo da Onça em São Miguel do Tapuio para estimular o interesse pelo assunto da radioatividade uma vez que este e pouco estudado no contexto químico. Trazendo uma visão diferenciada do ensino da mesma, pois o jogo traz aos alunos motivação, fazendo com que haja uma competição. Assim sendo, os alunos são estimulados a estudar previamente como intuito de ganharem o jogo. Com isso na avaliação escrita já não tem mais dificuldades, pois todos os conceitos do assunto já foram estudados e replicados.

CONCLUSÕES: Com isso foi percebido uma melhora na aprendizagem do assunto e foi possível observar que o jogo da amarelinha radioativa mostrou-se um bom recurso didático, servindo com aliado para a revisão dos principais conceitos da radioatividade, sem falar que a linguagem do lúdico facilita e incentiva à aprendizagem. E contribui para maior interatividade entre professor e alunos.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a DEUS e a todos os colabores necessários à realização deste trabalho, principalmente ao professor Marcos Henrique da silva passos

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. PCN + Ensino médio – Orientações educa-cionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais. v. 2. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arqui¬vos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acessado em 10 de maio de 2012.

REGO, T. C. Vygotsky. Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 10a. ed.
Petrópolis: Vozes, 2000.

SANTANA, Eliana Moraes de - A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - 2006.