ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PIBID/QUÍMICA ABORDANDO RADIOATIVIDADE COMO UM TEMA DIFERENCIADO PARA ESCOLAS PÚBLICAS DE MANAUS-AM.

AUTORES: Martins Brandão, M. (UFAM) ; Vasconcelos dos Santos Oliveira, M.E. (UFAM) ; Ribeiro Soares, E. (UFAM) ; de Orleans Gadelha Costa, T. (UFAM) ; Queiroz de Assis Galotta, A.L. (UFAM)

RESUMO: O PIBID/QUÍMICA apresenta a proposta de introduzir um tema de abordagem rara em sala de aula, a radioatividade.O assunto foi introduzido através de notícias de desastres naturais e acidentes nucleares. Em uma Mostra de Ciências Exatas na escola, foi dada a oportunidade de trabalhar o tema com uma turma de segundo ano.Orientados por bolsistas do PIBID, os alunos encarregaram-se da explanação do conceito, bem como, curiosidades e vídeos contextualizados a fim de promover o interesse e despertar a curiosidade dos discentes, professores, visitantes e avaliadores.Os resultados obtidos, quanto à aplicação do tema foram bastante positivos, pois motivou nos alunos o interesse, criatividade e a dinâmica em grupo rendeu aos alunos a classificação de primeiro lugar com ótimas nos tópicos avaliativos.

PALAVRAS CHAVES: PIBID; radioatividade; contextualização

INTRODUÇÃO: Conforme FREIRE (1996): “O exercício da curiosidade convoca imaginação, a intuição, as emoções, a capacidade de conjecturar, de comparar [...] Se no processo curioso consultou fontes, dicionários, computadores, livros, se fez perguntas a outros. Se a curiosidade enquanto desafio provocou algum conhecimento provisório de algo” Atualmente, assuntos como a Radioatividade raramente são abordados em sala de aula, e quando o são, dá-se apenas de forma superficial causando uma ideia errônea de que a radioatividade é algo perigoso à humanidade e àqueles que a manipulam, por exemplo, quando se fala em energia nuclear, a primeira coisa que vem a mente é algo como bombas atômicas ou armas nucleares. Muitas pessoas fazem a associação da radioatividade com algo nocivo desconhecendo os benefícios e utilidades que avanços decorrentes de estudos sobre radioatividade têm sido úteis nas áreas de medicina, indústria, agricultura entre outras. O ensino de química precisa superar o atual ensino praticado e proporcionar o acesso a conhecimentos que permitam a construção de uma visão de mundo mais articulada e menos fragmentada contribuindo para que o indivíduo se veja como participante de um mundo em constante transformação. Por isso torna-se necessário conhecer os principais efeitos provocados pelas emissões radioativas, como as emissões ∝(alfa),β (beta)e γ(gama), suas respectivas aplicações e onde estão presentes no dia a dia, visto que segundo PCNEMQ (2000): “Toda escola e sua comunidade, não só o professor e o sistema escolar, precisam se mobilizar e se envolver para produzir as novas condições de trabalho, de modo a promover a transformação educacional pretendida”.

MATERIAL E MÉTODOS: Para desenvolvimento deste trabalho, apresentaram-se alguns temas de rara abordagem para a turma 2º02 da Escola Tiradentes, onde os alunos escolheram como tema a Radioatividade, e sob a orientação de duas bolsistas do PIBID QUÏMICA elaborou-se uma fundamentação teórica, seleção de vídeos e curiosidades acerca do assunto a fim de obter aprendizado significativo por meio da construção do conhecimento por parte dos alunos. Elaboraram-se slides para a apresentação, houve uma divisão de tarefas para todos da turma, organizou-se o layout da sala que foi ornamentada em forma labirinto. Na entrada do labirinto, foi apresentado por um aluno um breve histórico da descoberta dos primeiros elementos radioativos e curiosidades, em seguida houve uma exposição de vídeos mostrando alguns acidentes nucleares e consequências, assim como foi apresentado os benefícios quanto ao uso da radioatividade em diversas áreas, tais como medicina, radiologia, conservação de alimentos, datação histórica, etc.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na realização deste trabalho pelos bolsistas de química do PIBID, foi constatado que a aplicação de temas de rara abordagem nas salas de aula com alunos do ensino médio pode e ajuda bastante na construção do conhecimento através de pesquisa orientada, pois durante a elaboração de slides, das pesquisas para a fundamentação teórica as outras atividades efetuadas até a apresentação os alunos mostraram um grande entusiasmo em aprender o tema até então o desconhecido para eles. Conseguindo desta maneira, despertar e motivar os discentes, obter aprendizagem significativa mediante a contextualização, incentivando assim o raciocínio e a instigação em aprender. Visto que, a turma foi contemplada com o 1º lugar das turmas de 2º ano pela escola por conseguir apresentar o tema com bastante criatividade, efetuar uma boa dinâmica em grupo e proporcionar aos mesmos uma visão diferenciada pela disciplina, isto, segundo relatos de professores e bolsistas que elogiaram bastante a turma que propuseram o tema e conseguiram principalmente ligá-lo aos acontecimentos cotidianos.

CONCLUSÕES: Com a realização deste trabalho, pode-se perceber a importância de diversificar métodos de ensino, visando promover a motivação dos alunos para o aprendizado, bem como a divulgação de saberes necessários de um tema complexo de forma dinâmica e concisa contribuindo para a formação do cidadão, seja aluno ou professor.

AGRADECIMENTOS: Prof. Dra.Ana Lúcia Queiroz de Assis Galotta,Prof. Dr.Túlio de Orleans Gadelha Costa,CAPES,UFAM E SEDUC-AM

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.
Ministério da Educação – Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.
Ministério da Educação e Cultura - Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.