ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Facilitando o Ensino de Química: Uso de Jogos sobre Drogas em Sala de Aula

AUTORES: Silva, L.C. (UECE) ; Liberato, M.C.T.C. (UECE) ; Araújo Neto, J.A.M. (UECE) ; Mesquita, W.S. (UECE) ; Braga, D.C. (UECE) ; Guillén, S.P. (UECE) ; Maia, G.B.S. (UECE) ; Lima, V.L.F. (UECE)

RESUMO: O Ensino de Química nos dias atuais passa por uma busca de diferentes estratégias para motivar o aluno. O consumo de drogas de abuso é uma realidade em todo o mundo atingindo crianças e adolescentes com mais intensidade. O Grupo de Estudos sobre Drogas de Abuso, ligado ao Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará, trabalha na criação de jogos que possam ser usados pelos professores da disciplina em suas aulas, facilitando o aprendizado enquanto chama a atenção do aluno para os efeitos deletérios das drogas. O jogo proposto nesse trabalho foi aplicado em uma oficina que ocorreu na IX Escola de Verão de Química realizado em Junho de 2012, na Universidade Estadual do Ceará, em turmas de alunos de Ensino Médio.

PALAVRAS CHAVES: drogas; jogos; ensino em química

INTRODUÇÃO: O VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública e Privada nas Capitais Brasileiras, concluído em 2010, mostrou diminuição de 49,5% no uso de drogas ilícitas entre estudantes da rede pública do país, na comparação com a última pesquisa, realizada em 2004. Esse cálculo levou em consideração o uso, continuado ou não, no ano, de solventes/inalantes, ansiolíticos, anfetamínicos, cocaína, maconha, crack e anticolinérgicos. Somente no caso da cocaína não foi observada redução do consumo. Desta forma, com o intuito de levar a informação sobre as drogas em aulas de Química, os alunos do “Grupo de Estudos sobre as Drogas de Abuso” da Universidade Estadual do Ceará, resolveram criar jogos lúdicos procurando contextualizar o ensino da disciplina de modo que atraindo a atenção do aluno o aprendizado ocorra com maior interesse enquanto o assunto das drogas é colocado de forma concreta e abrangente. O termo abuso de drogas refere-se a qualquer uso de drogas que venha a ferir as normas sociais vigentes em determinada época, em determinada sociedade, e engloba desde o uso de drogas ilícitas, como a utilização de maconha ou de heroína, ou o uso inadequado de drogas lícitas, como o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas, até a utilização de medicamentos sem prescrição médica ( FRANCISCHI, 2005). Segundo Lima (2011) a atividade lúdica tem como objetivo propiciar o meio para que o aluno induza o seu raciocínio, a reflexão e consequentemente a construção do seu conhecimento. Desta forma o lúdico no ensino da Química é uma ferramenta bastante valida para proporcionar um maior interesse dos alunos para uma disciplina de extrema importância para o futuro.

MATERIAL E MÉTODOS: “De cara com as drogas” é o nome de um jogo criado no Grupo de Estudos sobre Drogas de Abuso do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará. O jogo possui quatro grades, contendo 12 drogas em cada. Podem jogar no máximo duas duplas. A partida é iniciada com os participantes possuindo uma grade em mãos. (Sugestão: o jogador mais jovem inicia a partida e o jogo segue no sentido horário). O jogador que começar o jogo escolhe a droga que seu adversário deverá adivinhar através de perguntas, cujas respostas só podem ser sim ou não. O outro participante procede da mesma maneira. Sendo assim o primeiro jogador que adivinhar a droga que seu adversário escolheu ganhará o jogo. Haverá uma cartilha informativa sobre as principais drogas de abuso disponível para os participantes do jogo, mas a mesma será usada por apenas um jogador a cada rodada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO:A aplicação do jogo lúdico ocorreu na IX Escola de Verão de Química e foi aplicado em uma oficina oferecida pelo “Grupo de Estudos sobre as Drogas” que promoveu esse contato do jogo com alunos e professores do ensino médio da EEFM Custódio da Silva Lemos que se situa em Cascavel-Ce, região metropolitana de Fortaleza, e foi aplicado também em um minicurso que reuniu alunos da graduação do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará. Ao fim de cada experiência com os jogos foi entregue um questionário aos participantes. Os resultados obtidos comprovaram uma boa aceitação por parte dos alunos, professores e universitários. Segue abaixo uma tabela com o resultado dos questionários em porcentagem. IDADE 33,33% (10 – 15 anos) 55,55% (15 – 25 anos) 11,11% (maiores que 25 anos) ESCOLARIDADE 33,33% (EF completo) 55,55% (EM completo) 11,11% (EM incompleto) CONHECIMENTO SOBRE DROGAS ANTES DO JOGO 6,7% (muito pouco) 40% (pouco) 46,6% (médio) CONHECIMENTO SOBRE DROGAS DEPOIS DO JOGO 33,33% (pouco) 22,22% (médio) 44,44% (avançado) EXISTÊNCIA DAS DROGAS 44,44% (sim, metade) 22,22% (sim, todas) 33,33% (não) CONHECIMENTO SOBRE QUÍMICA 55,55% (sim) 44,44% (pouco) CONHECIMENTO SOBRE QUÍMICA DEPOIS DO JOGO 11,11% (pouco) 66,66% (médio) 22,22% (muito) CONCILIAÇÃO ENTRE QUÍMICA E OS JOGOS 44,44% (sim) 55,55% (pouco) JOGOS COMO AUXILIADORES EM AULAS DE QUÍMICA E CONCIENTIZADORES CONTRA AS DROGAS 100% (sim) REDE ESCOLAR 100% (pública) GRAU DE ENTENDIMENTO SOBRE QUÍMICA NA ESCOLA 66,66% (sim) 33,33% (pouco)

CONCLUSÕES: Conforme o resultado dos questionários foi possível verificar que a aplicação de jogos desse tipo no Ensino da Química em conjunto com a conscientização sobre os malefícios das drogas foi bem aceita tanto por alunos de nível médio quanto por professores e também por alunos de graduação. Ainda com base nos resultados conclui-se que além de contribuir com a conscientização da sociedade o aprendizado da Química ocorre com mais facilidade.

AGRADECIMENTOS: UECE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FRANCISCHI, J. N. de. A Farmacologia em nossa vida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. 137p.
LIMA, E.C.; MARIANO, D.G.; PAVAN, F.M.; LIMA, A.A.;ARÇARI, D.P. “Uso de Jogos Lúdicos Como Auxilio Para o Ensino de Química” Games sedtoTeachChemistry.(2011)
DUARTE, P. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Disponível no site http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/index.php#efeitosna guia de estatísticas de alunos.Acessado no dia 30/06/2012.
Observatório Brasileiro de InformaçõesSobre Drogas(OBID)Disponivel nos site http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/index.php#efeitosna guia de definição e efeitos das drogas. Acessado no dia 30/06/2012.