ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Reações de oxirredução em superfícies metálicas (Zn e Cu) com alunos do ensino médio

AUTORES: Lages, A.S. (UNINORTE) ; Assis Jr., P.C. (SEDUC-AM, UNINORTE, CEL) ; Campos, N.M.M. (UNINORTE) ; Castro, R.F. (UNINORTE)

RESUMO: Neste trabalho são apresentados resultados obtidos em estudo de caso sobre a introdução de procedimentos experimentais nas aulas de Química do ensino médio de uma escola pública da periferia da cidade de Manaus (AM) que apresenta metodologias tradicionais de ensino. E nos últimos dois anos a química aparece no percentual de aprovação anual da escola como a segunda disciplina em maior índice de reprovação nos três turnos. Com o objetivo de chamar a atenção dos alunos para o ensino de Química foi elaborado uma aula prática de oxirredução utilizando lâminas de zinco (Zn) e cobre (Cu). O estudo de caso foi conduzido com o intuito de motivar e despertar o interesse do aluno do ensino médio para a obtenção de conhecimento científico significativo, além da preocupação com a formação social.

PALAVRAS CHAVES: aula prática; ensino médio; oxirredução

INTRODUÇÃO: De acordo com os PCNEM (2002) a Química deve ser ensinada de modo que o conhecimento químico seja traduzido em habilidades e competências cognitiva e afetiva. Alguns autores como Santos e Schnetzler sinalizam que o conhecimento científico estudado na escola deve ser um recurso para melhorar e enriquecer o conhecimento pré-existente, seja qual for o grau de fundamentação, em um processo contínuo de ampliação e construção do conhecimento dos estudantes. É importante criar situações capazes de despertar o interesse dos estudantes para o ensino da Química, tais como a introdução de procedimentos experimentos aqui abordado. Portanto, não há mais razão para fazer do ensino da Química um conhecimento isolado, dogmas e verdades absolutas. Deve-se acabar com a simples transmissão de conhecimento sem a preocupação de relacionar o conteúdo aplicado em sala de aula com a realidade. Durante conversas informais realizadas, antes da aplicação da atividade abordada neste trabalho, pode-se observar que os alunos se dividiam entre a minoria que gostava de Química e a maioria que sentia dificuldades em compreender os conteúdos da disciplina. Os alunos ainda relataram que dentre todas as disciplinas a Química é uma das mais difíceis, e este fator é notório no percentual de aprovação da escola, pois nos dois últimos anos foi a segunda em maior índice de reprovação nos três turnos. Com o objetivo de mostrar na prática o conteúdo teórico e com isso facilitar a alfabetização científica e a compreensão sólida da Química, auxiliar na construção do conhecimento e promover a reflexão dos alunos sobre os conteúdos aprendidos em sala de aula foi proposto um experimento químico sobre Oxirredução para avaliar o quanto os alunos conseguiram absorver da aula aplicada foram aplicados questionários.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi proposto uma aula dinâmica sobre oxirredução, relacionando o conteúdo teórico com fatos do cotidiano, como por exemplo:as saladas de frutas tendem a escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas. Uma dica para que isso não ocorra é adicionar suco de limão ou laranja, pois a vitamina C presente nas frutas cítricas impede a ação oxidante do oxigênio sobre a salada. Oxirreduções são reações que transferem elétrons entre substâncias fazendo com que o número de oxidação (nox) de uma substância aumente enquanto o nox de outra substância diminui. Podemos dizer então que em uma reação a substância que perde elétrons e sofre oxidação é designado agente redutor enquanto a substância que ganha elétrons e sofre redução é designada agente oxidante. Um exemplo simples presente no cotidiano dos alunos é a ferrugem nas grades de janelas e portões, pois a ferrugem é um dos resultados de uma reação redox, na qual o ferro se oxida e forma o óxido de ferro (ferrugem), e o oxigênio do ar é reduzido. Após a aula teórica foi dividida a turma em seis grupos para a prática, e cada equipe recebeu: Material: 1 – Béquer. 1 – Bastão de vidro. 1 – Lâmina de Cobre 1 – Lâmina de Zinco Reagente: 50 mL de ácido clorídrico 10% Procedimento: Foi colocado no béquer 50mL de solução de ácido clorídrico e adicionado as lâminas de cobre e zinco. Após cinco minutos foi observado o processo de oxirredução dos metais. Questionário Qual o elemento oxidante, elemento redutor, agente oxidante e agente redutor das reações abaixo? 1- Al + 3Cu > Al + 3Cu 2- Zn + Cu > Zn + Cu 3- HgO4 + Zn + H2O > Zn(OH)2 + Hg 4- MnO4 + C2O4 2- + H+ > Mn2+ + CO2 + H2O 5- Cl2 + 2NaOH > NaCl + NaClO + H2O

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Neste trabalho buscou-se destacar a importância da alfabetização científica e da aplicação de novas metodologias, em uma escola pública de método tradicional de ensino, para despertar o interesse do aluno pela disciplina de Química e consequentemente reduzir o índice de reprovação nesta disciplina. Os alunos foram participativos durante toda a aula e fizeram perguntas acerca das diferentes técnicas de se obter oxirredução. Houve alunos que comentaram que durante a pesquisa de oxirredução assistiram vídeos e sentiram o desejo de realizá-los. Assim, à medida que se desenvolvia a aula, notava-se o interesse crescente dos alunos por relacionarem o conhecimento teórico que adquiriram durante as aulas com as técnicas usadas na prática experimental. Como descreve Galiazze (2004), a atividade experimental é considerada uma metodologia útil no ensino da Química por tornar as aulas mais dinâmicas, mais interessantes, o que melhora o aprendizado dos alunos. Com relação à dinâmica das aulas foi unânime entre os alunos relatarem que preferem aulas diferenciadas e que gostariam de ter mais aulas experimentais, o que demonstra que além de os alunos não apresentarem resistência à implementação de novas metodologias de ensino, ainda se mostraram bastantes interessados com as aulas inovadoras. Portanto, através dos dados coletados nos questionários é possível mostrar que a inserção de recursos didáticos diferenciados tem alto índice de aceitação entre os alunos, além de melhorar aprendizado.

figura 01

fotos da aula prática

figura 02

gráfico refente ao resultado obtido do questionário

CONCLUSÕES: Através do questionário percebeu-se o quanto é importante e válido o uso de novos métodos de ensino que possibilitem maior nível de aprendizagem, capaz de fazer com que os alunos participem da aula de forma mais afetiva e prazerosa. Com a prática aplicada foi observado que o uso de metodologias diferenciadas fez com que os alunos se sentissem motivados e interessados em aprender, por tornar o conteúdo de Química menos abstrato e mais interessante, pois conseguiam associar esses conteúdos com fatos do cotidiano, com isso, foi possível fazer com que os alunos gostassem mais das aulas de Química.

AGRADECIMENTOS: A Escola Estadual Deputado Josué Cláudio de Souza (SEDUC-AM) por possibilitar o desenvolvimento do trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de química – questionando a vida moderna. Ed. BOKMAM, São Paulo, 2006.
GALIAZZE, M. C.; GONÇALVES, F. P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na Licenciatura em Química. Química nova, V.27, n˚2, 2004.
LEMBO, Antônio. Química realidade e contexto. Vol.2 físico-química, São Paulo: ática, 1999.
SANTOS, W. G.; SCHNETZLER, R. P. Função social: o que significa o ensino de química para formar o cidadão? Química Nova Escola: n°4, p.28-34, novembro de 1996.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: Compromisso com a cidadania. RS, Ed. Unijuí, 4.ed.rev.atual, 2010
SCHNETZLER, R.P. A Pesquisa no Ensino de Química e a Importância da Química Nova na Escola. Química Nova na Escola, n. 20, 2004.