ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: SABÃO CASEIRO: TEMA TRANSVERSAL PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA CONTEÚDOS DE HIDRÓLISE ALCALINA.

AUTORES: Cristina Marquesz Araújo, S. (ILES/ULBRA - ITUMBIARA-GO) ; Cristina Marques, D. (ILES/ULBRA - ITUMBIARA-GO) ; Batista de Oliveira, L. (ILES/ULBRA - ITUMBIARA-GO) ; Miranda Faria, S. (ILES/ULBRA - ITUMBIARA-GO) ; Ferreira de Medeiros, T. (ILES/ULBRA - ITUMBIARA-GO)

RESUMO: Trabalhar com temas permite que o professor interaja com os alunos estimulando-os e fazendo-os compreender as explicações químicas apreendidos em sala de aula mostrando a eles a relação do conteúdo estudado com o seu mundo real de forma contextualizada, ou seja, de forma que o professor relacione os assuntos abordados em sala de aula, possibilitando o aluno relacionar com aspectos de sua vida cotidiana, visando a sua aprendizagem significativa. Trabalhar com temas envolvendo atividades experimentais que fazem parte do cotidiano dos alunos facilita e contribui para a aquisição de conhecimento e para o desenvolvimento mental dos discentes. Assim, o tema sabão por ser transversal é um assunto bastante interessante para ser trabalhado em sala de aula, devido estar presente na vida dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: Sabão caseiro; temas; atividades experimentais

INTRODUÇÃO: Trabalhar com temas permite que o professor interaja com os alunos estimulando-os e fazendo-os compreender as explicações químicas apreendidos em sala de aula mostrando a eles a relação do conteúdo estudado com o seu mundo real de forma contextualizada, ou seja, de forma que o professor relacione os assuntos abordados em sala de aula, possibilitando o aluno relacionar com aspectos de sua vida cotidiana, visando a sua aprendizagem significativa. Temas assim, envolvendo atividades experimentais que fazem parte do cotidiano dos alunos facilita e contribui para a aquisição de conhecimento e para o desenvolvimento mental dos discentes. Assim, o tema sabão por ser transversal é um assunto bastante interessante para ser trabalhar em sala de aula, devido estar presente na vida dos alunos. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo levar os alunos a compreender a hidrólise alcalina de glicerídeos (reação de saponificação) por meio do processo de fabricação de um sabão caseiro.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho contou com a participação de 22 alunos voluntários do 3º ano do ensino médio da escola da rede pública da cidade de Itumbiara-GO. As aulas foram ministradas nos dias 25 a 28 de março de 2009, com duração total de 10 horas. Os alunos que participaram deste trabalho ganharam certificados. Até este projeto ser desenvolvido, os alunos nunca tiveram aprendido conteúdos de hidrólise alcalina.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em termos gerais, a reação de saponificação ocorre quando um éster em solução aquosa de base inorgânica origina um sal orgânico e álcool. A Reação de saponificação também é conhecida como hidrólise alcalina, através dela é que se torna possível o feitio do sabão. Falando quimicamente, seria a mistura de um éster (proveniente de um ácido graxo) e uma base (hidróxido de sódio) para se obter sabão (sal orgânico). Assim, durante estes encontros os alunos estudaram e conheceram a história do sabão, a reação de saponificação, por que ele limpa, a diferença entre os tensoativos e os emulsificantes ou surfactantes, questões ambientais e como é produzido um sabão caseiro e o reaproveitamento do óleo de cozinha. Estes aprenderam os conceitos de hidrólise alcalina, sabão, éster e como fabricar o sabão caseiro utilizando como reciclagem o óleo de cozinha, tendo noções de questões ambientais que afeta o ambiente se este for descartado de forma incorreta no solo ou pia. Porfim, foi feito à produção de sabão caseiro utilizando restos de óleos doados pelos próprios alunos.

CONCLUSÕES: Como vimos, a saponificação baseia-se na adição de uma base forte ao sistema contendo os triglicerídeos. Assim, se pudermos determinar a quantidade de base necessária para saponificar todo o conteúdo lipídico de uma amostra (o que pode ser feito através da simples titulação com um ácido), teremos o chamado Índice de Saponificação (I.S). Esse índice é definido como a massa de base necessária para saponificar o óleo, e é muito útil na caracterização do óleo ou gordura. Assim, este conteúdo também permiti que os alunos compreendam as transformações químicas com maior facilidade em sala de aula.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a todos que nos ajudaram na realização deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CHEMELLO, Emiliano. Sabão... ...Uma molécula com dupla “personalidade”???. Núcleo de Apoio ao Ensino de Química, Universidade de Caxias do Sul – UCV, 27 fev. 2004. Disponível em:
<http://www.ucs.br/ccet/defq/naeq/material_didatico/textos_interativos_27.htm>. Acesso em: 26 maio. 2009, 17:23:45.

PENUZZO, Tito Miragaia e Canto, Eduardo Leite. Química na abordagem do cotidiano, V.1.4. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2006.