ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PESQUISA PECULIAR: O QUE AS PESSOAS MAIS BUSCAM EM UM SITE DE QUÍMICA?

AUTORES: Negreiros, R.O. (UNIVASF) ; Castro, A.P. (UNIVASF) ; Costa, H.R. (UNIVASF) ; Santos, N.C.S. (UNIVASF) ; Nascimento, I.N.P. (UNIVASF) ; Cleophas, M.G.P. (UNIVASF)

RESUMO: O presente trabalho de caráter investigativo visa caracterizar quantitativamente os conteúdos mais acessados em um site especializado em exibir diferentes formas de abordagens da Química, consequentemente subsidiar alternativas que possam ser utilizadas para fornecer, perante os professores, uma melhor aprendizagem dos seus alunos. O site escolhido como objetivo de pesquisa foi o http://www.agraçadaquímica.com.br. A escolha partiu de uma eleição feita em ambiente virtual pelo portal INFOENEM, que elegeu como melhor site de Química do Brasil. A ideia teve como foco geral levantar dados a respeito dos conteúdos que foram mais acessados pelo público, no período de Abril a Junho de 2012. O que pretendeu-se foi traçar um perfil sobre os conteúdos,auxiliando os professores no ensino de química.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; TICs; Internet

INTRODUÇÃO: Vivemos em um momento onde o mundo se depara com uma revolução nas comunicações entre os povos através das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs). Dentre os vários setores da sociedade, a educação é uma das áreas que está sendo afetada por esta onda famigerada da tecnologia (FERREIRA, 1998). Desde que a Internet surgiu, vem se tornando uma das mais importantes fontes de pesquisas para alunos e professores do mundo inteiro, além de diminuir as distâncias comunicativas entre os povos a partir dos ambientes virtuais. O aprendizado, há tempos, deixou de ser limitado às ferramentas tradicionais: giz, lousa, cadernos e livros. Hoje temos um grande aliado, para facilitar esse processo, que são as ferramentas de comunicação, e a própria informática, que leva alunos e professores ao mundo da internet, e que por meio desta é possível levar os mais diferentes conhecimentos através de vários recursos, que são usados na transmissão de informações (DELGALLO, 2009). E entrando nesse campo imenso da internet, o ensino de Química se transforma em amplo mundo promissor de possibilidades em inovar cada vez mais nos métodos de ensino, de modo dinâmico, interativo, e interessante para os alunos, que se sentem muito mais estimulados a descobrir as origens, evolução e descobertas da Química. Com a eminente preocupação em promover meios de inovar o ensino de Química através do uso dessa ferramenta, conhecida a internet, inúmeros sites, além de Blogs relacionados a Química são produzidos, diariamente. Esta pesquisa foi produzida tendo como meio metodológico o enfoque no caráter investigativo que, visou caracterizar quantitativamente os conteúdos que foram mais acessados no site já supracitado, entre o mês de Abril e Junho de 2012.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho utilizou como fonte de dados para sua pesquisa investigativa, dados referentes ao site A Graça da Química. Foi realizado contato com a proprietária e autora do site, Professora Graça Porto, onde a mesma disponibilizou todos os dados que foram analiticamente tratados. O mesmo foi escolhido como objeto de pesquisa avaliativa, por este grupo, por ser o mais completo site de Química do Brasil, avaliado em nosso trabalho, e, além de sua ampla popularidade, aceitabilidade e respaldo na mídia brasileira. Segundo dados dos organizadores, o site foi criado com objetivo de constituir um ambiente virtual de qualidade, voltado a disponibilizar ferramentas metodológicas ao ensino e aprendizagem da Química, auxiliando professores e alunos no seu ofício escolar. Ele foi fundado em 2009 a partir da necessidade que existia até então, de sites que levassem a Química a sério, dando uma nova roupagem as abordagens que já existiam previamente, e que contribuísse para a divulgação desta ciência. Atualmente, foi considerado através de uma pesquisa realizada de caráter inédito pelo portal INFOENEM (www.infoenem.com.br), como o melhor site de Química da atualidade. Cada dia mais, o site vem desenvolvendo e articulando ideias para mantê-lo sempre em primeiro lugar, onde a meta principal é dissipar cada vez mais intensamente informações deste universo chamado Química. Atualmente, mais de 85% do público visitante do site é Brasileiro, mas o mesmo também é bastante visitado por públicos oriundos de Portugal, Angola, Espanha e até Estados Unidos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em nossa pesquisa fizemos uma análise dos dados, que foram fornecidos pelos organizadores do site. Os dados foram organizados em um ranking, que foi previamente estipulado para analisar apenas os cinco itens mais acessados do site, tendo em vista a amplitude de conteúdos que foram acessados durante os meses já citados. Fazendo-se uma análise sobre os conteúdos mais procurados pelo público no site nos três últimos meses, é possível verificar que a busca é predominantemente em temas ligados a conteúdos presentes no Currículo de Química no Ensino Fundamental e Médio, além de temas ligados a História da Química. A grande preocupação está na necessidade em aprender as técnicas de separação de misturas, separação dos componentes de uma mistura, além das vidrarias de laboratório. Se somarmos as porcentagens destes três temas, tendo em vista que eles estão intrinsecamente interligados, eles representam quase 53% de todo o número de visitas. Outro ponto é a curiosidade sobre a História da Química, este tema tem sido muito discutido ultimamente por diversos estudiosos desta linha de pesquisa, pois, ainda é bastante incipiente a inserção da HQ no ensino de Química aqui no Brasil. Sabe-se que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) sugerem a inserção da História desta Ciência em sala de aula, ao afirmar que: “A História da Química, como parte do conhecimento socialmente produzido, deve permear todo o ensino de Química, possibilitando ao aluno a compreensão do processo de elaboração desse conhecimento, com seus avanços, erros e conflitos” (BRASIL, 2002). Ao se deparar com esta pesquisa, professores atuais de Química, e futuros profissionais desta área de conhecimento, ficarão em alerta quanto à necessidade de fortalecer o aprendizado destes conteúdos por seus alunos.

Tabelas de Itens mais Acessados

Nessa figura estão representados os itens mais acessados nos meses de abril, maio e junho de 2012.

Gráfico de acessos ao site

Nessa figura esta disposto o gráfico com dados sobre os acessos aos itens, no site.

CONCLUSÕES: O levantamento obtido por esta pesquisa, permitiu verificar que atualmente, diante dos avanços tecnológicos e com a facilidade cada vez maior, de acesso a internet, o processo de ensino e aprendizagem não é apenas fundamentado e segregado somente no ambiente escolar, dentro de uma sala de aula. Percebe-se que com o acesso a internet o aluno é instigado a pesquisar e a inserir meios de como facilitar a sua compreensão diante dos assuntos que são fornecidos, para ele, em sala de aula.Os sites de Química servem como suporte a todos que procuram compreensão frente ao aprendizado de Química.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FERREIRA, Maria Aparecida Gomes (1998) Professor-Pesquisador: a questão da conciliação entre esses dois papéis na prática educacional. In.: Estudos da Linguagem: Renovação e Síntese. Anais do VIII Congresso da Assel-Rio (1999). Rio de Janeiro.

DALGALLO, Maira Rodrigues. SILVA Luís Everson. Blog: Ferramenta útil no Ensino da Química Geral na UFMT. In: 32a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Sociedade Brasileira de Química (2009). Fortaleza.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia, Ministério da Educação. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. In: Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília, 2002.