ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: UM OLHAR INTERDISCIPLINAR SUBSIDIADO PELA POESIA: UMA ANÁLISE SOBRE A INFLUÊNCIA DA QUÍMICA NO “EU” DE AUGUSTO DOS ANJOS

AUTORES: Andrade, A.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO) ; Lima, D.S.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO) ; Cleophas, M.G.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO)

RESUMO: Neste estudo pretendemos discutir a viabilidade da interdisciplinaridade diante do ensino de Química tendo como aporte os poemas de Augusto dos Anjos, presentes em seu único livro, intitulado: “EU”, que foi publicado em 1912. O enfoque deste trabalho é verificar a influência da Química existente nos versos da obra deste poeta Paraibano que nasceu em Pau d’Arco, em 1884 e faleceu em Leopoldina, MG, em 1914. Este trabalho tem como objetivo analisar minuciosamente o livro “EU” de Augusto dos Anjos e identificar a presença da Química em seus versos, mostrando desta forma, a sua paixão pela Química, a qual influenciou notadamente os seus pensamentos e é evidenciada em vários dos seus poemas, podendo subsidiar professores em sua práxi docente, em atrelar a interdisciplinaridade perante o ensino de Ciências, em especial o da Química com a Literatura.

PALAVRAS CHAVES: Augusto dos Anjos; Ensino de Química; Interdisciplinaridade

INTRODUÇÃO: Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos (1884-1914) nasceu no Engenho Pau d’Arco, na Paraíba, no dia 20 de abril de 1884. Foi poeta de um único livro: EU, escrito em 1912 (MORICONI, 2001). Augusto dos Anjos foi um poeta inovador devido à forma que escrevia, com suas ideias modernas e de sua temática diferenciada marcada pela multiplicidade intelectual pautada nas descobertas científicas do século XIX. O poeta aspira à morte e à anulação de sua pessoa, reduzindo a vida a combinações de elementos químicos, físicos e biológicos (ANTONIO, 2004). O livro é composto por 58 poemas, escritos quase todos em versos rimados e decassílabos. Teve grande influência de Ernst Haeckel, onde absorveu o conceito da monera como princípio da vida, e de que a morte e a vida são um puro fato químico (MAGALHAES, 1978). Augusto dos Anjos era um homem bastante apaixonado pelas ciências em geral, porém em seus poemas é possível notar a grande influência da presença da Química. A Interdisciplinaridade no ensino é muito discutida atualmente e é de suma importância para o ensino de Química, pois, ao trabalhar os conteúdos de forma contextualizada, tende a melhorar a leitura dos estudantes, fazendo-os compreender que a Química pode ser atrelada a outras disciplinas. A característica mais importante na poesia de Augusto dos Anjos é a sua marca cientifico-filosófica. A orientação em inserir a interdisciplinaridade no ensino, vêm das propostas fomentadas a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), que sugere a inserção da interdisciplinaridade com intuito de promover o conhecimento de forma mais ampla, através da conexão entre as disciplinas, fortalecendo-as e conjecturando-as com a realidade do aprendiz.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi realizado com base numa criteriosa análise sobre a leitura do livro “EU”, do Poeta Augusto dos Anjos e também com base nos trabalhos divulgados na literatura. Foi realizada uma leitura do livro já supracitado e feito uma varredura investigativa sobre a presença da Química que transcende nos seus sonetos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da análise foi possível perceber que dos 58 poemas, escritos por Augusto dos Anjos no livro “EU”, em 23 havia a presença de termos utilizados na Química, enfatizando assim a grande admiração por esta ciência. A tabela 1, abaixo exibe alguns desses termos: A partir de leituras pôde-se perceber também a presença constante das demais ciências (Biologia, Física, Astronomia e etc.) em sua obra. Os seus sonetos já vem sendo usados nas provas de vestibulares das mais diversas universidades Brasileiras, nas áreas das Ciências Humanas, quanto das Ciências Exatas e Tecnológicas, como uma forma de contextualizar interdisciplinarmente as questões abordadas, entre elas: UNICAMP-1997, PUC-Rio-2005, UFOP, UFSM-RS, UNIMONTES- 2012, UNB-2009 entre outras. Abaixo, uma poesia de Augusto dos Anjos que fez parte de uma prova de Química no vestibular da UNICAMP, 1997, questão 3, veja: Com apenas uma frase o autor consegue resumir a origem Química da vida: “Eu, filho do carbono e do Amoníaco” (PORTO, 2000). Dos quatro elementos mais abundantes na matéria viva, Augusto dos Anjos só não faz referência, neste poema, ao oxigênio.

tabela 1

tabela dos resultados

texto 1

texto que caiu na prova do vestibular da UNICAMP 1997

CONCLUSÕES: Com a análise do livro “EU” foi possível perceber que estes poemas são promissores como proposta interdisciplinar trazendo a Literatura para dentro da Química, de forma que o ensino de Química fique mais atrativo e dinâmico, demonstrando tanto para o aluno quanto o professor a importância de executar “elos conectores” entre as diversas disciplinas presentes no Currículo de Química. Com base nas leituras do livro “EU”, percebemos a influência da Química em seus poemas, evidenciando a sua admiração e paixão pela mesma. O uso de seus poemas e sonetos nas provas realizadas nas Universidades do Brasil, visam dar um enfoque interdisciplinar sobre as questões abordadas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANJOS, Augusto dos. Eu. 38ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.
ANTONIO, Jorge Luiz. Ciência, arte e metáfora na poesia de Augusto dos Anjos. São Paulo: Navegar, 2004.
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Fundamental e Médio. Brasília: MEC, 1999.
PORTO, Paulo Alves. Augusto dos Anjos, Ciência e Poesia. Ed: Química nova na escola. São Paulo. 2000.
MAGALHÃES JUNIOR, Raimundo de. Poesia e vida de Augusto dos Anjos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978;
MORICONI, Ítalo. Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século. Editora Objetiva - Rio de Janeiro, 2001, pág. 61.