ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: A Problemática Do Ensino-Aprendizagem Da Matéria De Ciências No Nível Fundamental De Ensino.

AUTORES: da Silva, A.B. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Silva, T. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS) ; Araújo, L.L. (IFRN - CAMPUS CURRAIS NOVOS)

RESUMO: O ensino de Ciências sempre sofreu sérios danos no que diz respeito ao aprendizado dos alunos, principalmente no 9º ano do Ensino Fundamental, especificamente na disciplina de Ciências, este artigo discute quais os motivos que suscitam as dificuldades encontradas pelos alunos nessa área de ensino, no que se refere às falhas dos professores e a formação profissional destes, fazendo com que os discentes cheguem ao Ensino Médio sem saber ao certo qual o fundamento de se estudar Ciências e confundidos com conceitos falsos e ambíguos impostos pelos professores no nível de ensino que se sucedeu. Destacam-se também as várias possibilidades de minimizar essas falhas docentes, fazendo com que os discentes possam ter um melhor aprendizado e uma base de conhecimento mais sólida.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Ciências; Ensino Fundamental; Problemática do Ensino

INTRODUÇÃO: Seguir o caminho da docência é um desafio, além de uma boa qualificação profissional é preciso passar por diversos obstáculos durante a carreira, a verdade, é que a falta de qualificação pode trazer sérios danos a Educação no que se diz respeito ao aprendizado dos alunos. Nas séries iniciais isso é um pouco mais sério, especificamente no 9º ano do Ensino Fundamental, principalmente no ensino de Ciências, na qual os mestres assumem suas funções com conhecimentos limitados, devido à formação docente que adquirem. Esse fato se dá provavelmente, por sua formação não ser capaz de suprir as exigências da disciplina de Ciências, prejudicando ainda mais o alunado. Um dos motivos que levam os profissionais uma possível desqualificação, não é somente sua má formação acadêmica, mesmo tendo uma qualificação adequada, a grade curricular dos cursos superiores restringem-se a apenas uma das subdisciplinas que a matéria de Ciências engloba, pois, entende-se por Ciências no 9º ano do Ensino Fundamental, uma disciplina que conglomera três subdisciplinas: Química, Física e Biologia, sendo que, os mestres de ensino assumem essa disciplina com formação profissional voltada apenas para uma das áreas citadas acima. De acordo com Milaré; Alves Filho(2010,p.43) Com relação às dificuldades no ensino, a formação inicial dos professores merece destaque, pois apresenta deficiências tanto na formação específica quanto na pedagógica. Sem formação adequada, o professor não possui muitos subsídios para inovar o ensino ou incluir elementos que contextualizem os conteúdos que desenvolve em sua prática. Esse artigo tem por finalidade procurar quais são as dificuldades apontadas pelos alunos no decorrer dessa área de conhecimento como também as possíveis falhas identificadas na prática dos professores.

MATERIAL E MÉTODOS: Subtende-se por Ciências Naturais, o ramo da Ciência que estuda os fenômenos, Físicos, Químicos e Biológicos que regem o nosso planeta, sabemos que o seu ensino, principalmente no 9º ano do Ensino Fundamental, na qual engloba as disciplinas responsáveis por explicar os fenômenos citados acima, sempre sofreu com a falta de professores capacitados. Uma das maneiras de sabermos se os alunos realmente aprenderam o que o professor trabalhou em sala de aula, é aplicar uma prova avaliativa, como trabalhamos com o 9º ano do Ensino Fundamental, a prova avaliativa trouxe 08 questões envolvendo alguns conteúdos que perfazem a disciplina de Ciências e foi aplicada em 02 turmas da 1ª série do Ensino Médio, totalizando 25 alunos presentes. O fato de optarmos por esses alunos, é que como eles já concluíram o Ensino Fundamental, nos favorece assim, obter resultados mais fidedignos do seu grau de aprendizagem, além de avaliar e mostrar o nível de conhecimento e dificuldades de cada um. Aplicamos também um questionário, na qual esses discentes opinaram no que diz respeito às principais dificuldades encontradas por eles até a conclusão dessa fase de Ensino. Logo após isso, realizamos uma entrevista com todos os docentes responsáveis por ministrar a disciplina de Ciências no 9º ano, questionando qual o posicionamento deles diante da situação vivida pelas escolas em relação a esse ensino e quais recursos ele usa para aproximar os conteúdos da realidade do aluno. Foram feitas também nesse artigo, pesquisas bibliográficas de cunho teórico, em artigos de revistas, periódicos etc., em páginas de World Wide Web (WWW) a fim de buscar um embasamento teórico que desse apoio ao que foi relatado no presente artigo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Do questionário aplicado nas duas turmas de Ensino Médio, foram levantadas questões como: “Em sua opinião, você conseguiu aprender com clareza os conteúdos da disciplina de Ciências no 9º ano do Ensino Fundamental? Se não, Justifique sua resposta”. 92% dos alunos responderam que sim, mas, nas avaliações aplicadas, a maior nota obtida foi 62,5 e a média geral da turma não passou de 39, ficando distante do que foi respondido pelos alunos. Em outra questão, foi perguntado se as explicações dos conteúdos eram claras, apenas 12% responderam que não, mas, do mesmo modo, na questão seguinte quando se pergunta quais foram as principais dificuldades, no que se refere à disciplina de Ciências no 9º ano, 15 alunos apontaram dificuldades, totalizando 60%, foram elas: sexualidade, substâncias e misturas, tabela periódica, corpo humano, as Leis de Newton, os conteúdos de Física e Química e átomos. Ainda teve respostas como: entender as explicações do professor e quase todas as dificuldades possíveis. Vemos então dificuldades relacionadas aos conceitos da Química e da Física, tal como algumas de Biologia, e contradições relacionadas às respostas dadas pelos alunos. Na avaliação, os resultados foram mais espantosos, pois apenas 20% dos alunos souberam de um dos conceitos mais básicos e conhecidos da Química, “o que é matéria”, em relação a uma questão na qual se pedia para calcular a “velocidade média de um corpo”, apenas 24% dos alunos acertaram a questão. Com isso, Fica demonstrado que, a disciplina de Ciências no 9º ano do Nível Fundamental, está longe do que se pretende nos Parâmetros Curriculares Nacionais, pois foram várias as dificuldades apontadas pelos alunos. O gráfico 1 detalha melhor os resultados, e o quadro 1 auxilia na compreensão desses dados.

CONCLUSÕES: Em última análise, concluímos no presente artigo que são muitas as falhas no ensino de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental, mas, são muitas também as possibilidades de amenizarmos essa situação, pois, várias iniciativas estão sendo tomadas, principalmente no que diz respeito à formação docente, iniciativas essas consideradas bastante importantes para que os alunos cheguem ao Ensino Médio, com uma base adequada nessa área de conhecimento.

AGRADECIMENTOS: Agradeço primeiramente a DEUS por tudo de bom que ele proporciona em minha vida e também a Drª Keila pela sua orientação no decorrer desse trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MILARÉ, Tathiane; ALVES FILHO, José de Pinho. A Química Disciplinar em Ciências do 9º Ano. Química Nova na Escola [on-line]. [S. L.] v. 32. n. 1, p. 1 – 10. Fev. 2010. Disponível em: <http://www.qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_1/09-PE-0909.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2012.