ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Recurso Audiovisual para a Educação Ambiental no Ensino Médio

AUTORES: Araújo, J.F. (COLÉGIO PANORAMA-CG/PB) ; Andrade, A.M.C. (FAINTVISA) ; Souza, A.M.A. (COLÉGIO DE APLICAÇÃO-UFPE)

RESUMO: A questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos disponíveis. Historicamente as especificidades dos diferentes processos de poluição, sejam no ar, na água, em nossa dieta alimentar ou no solo, está sendo atualmente implementada nos países desenvolvidos para reduzir, no futuro, a exposição humana aos poluentes químicos. Objetivando sempre melhores resultados ao ensino de química e consciente da dificuldade em despertar a atenção e o interesse pelas aulas de química, neste trabalho foi apresentado o filme Avatar aos alunos do primeiro ano do ensino médio como recurso complementar e enriquecedor das atividades sobre química ambiental.

PALAVRAS CHAVES: Educação Ambiental; Recurso Audiovisual; Ensino de Química

INTRODUÇÃO: A questão ambiental envolve um conjunto de temáticas relativas não só à proteção da vida no planeta, mas também à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida das comunidades. Nas últimas duas décadas, temos presenciado um significativo crescimento dos movimentos ambientalistas e do interesse pela preservação ambiental. No âmbito educativo, em 1996, foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) (BRASIL, 1996) que aponta a necessidade de uma formação mais ampla do estudante da escola básica, sugerindo a abordagem de temas que propiciem a reflexão sobre questões como a ética, a responsabilidade e a cidadania; incluindo a percepção e compreensão do meio ambiente numa perspectiva interdisciplinar (ABREU et al., 2008). De acordo com os PCNs, a Educação Ambiental deve ser desenvolvida com o objetivo de auxiliar os alunos a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio ambiente (BRASIL, 1999). A percepção desses problemas é pré-requisito para se atingir diferentes níveis de conscientização ambiental. O somatório da percepção e conscientização com conhecimento científico são os vetores que apresentam potencial para se promover a efetiva conservação ambiental (FREITAS et al., 2010). Objetivando sempre melhores resultados ao ensino de química e consciente da dificuldade em despertar a atenção e o interesse pelas aulas de química, neste trabalho foi apresentado o filme Avatar aos alunos do primeiro ano do ensino médio como recurso complementar e enriquecedor das atividades desenvolvidas em sala.

MATERIAL E MÉTODOS: Tendo como tema a Química Ambiental foi feita uma abordagem em sala de aula usando recurso audiovisual, como forma de enfocar a problemática e as soluções da relação existente entre o meio ambiente e a química aplicando e desenvolvendo conceitos com os alunos. As aulas foram ministradas em um colégio da rede particular de ensino da cidade de Campina Grande em cinco turmas de 1º ano totalizando 200 alunos (1º ano ‘verde’: 20 alunos; 1º ano ‘azul’: 20 alunos; 1º ano ‘amarelo’: 20 alunos; 1º ano ‘branco’: 20 alunos e 1º ano ‘vermelho’: 20 alunos) nos turnos da manhã e tarde com faixa etária entre 14 e 15 anos. O trabalho foi dividido em três partes: na primeira parte foi realizada uma explanação em sala de aula sobre a importância da Química no cotidiano, destacando a sua relação com o meio ambiente. Na segunda parte da aula usando recurso audiovisual, a apresentação do filme Avatar. Na terceira parte ao término do filme, houve um debate, para avaliação de como foi o entendimento do filme por parte dos alunos, onde fizeram desenhos a respeito do filme.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Utilizou-se o filme Avatar para introduzir o tema em sala, com intuito de despertar nos alunos a importância da preservação do meio ambiente, pois o vídeo explora a visualização das situações, as pessoas, os cenários, as cores, as relações espaciais (MORAN, 1995). Foi feita uma explanação do conteúdo do filme antes da sua exposição, mostrando a relação entre a Química e o Meio Ambiente; enfocando que o homem explora os recursos do meio sem se preocupar com as consequências que podem surgir ou interferir no desenvolvimento do planeta. Durante esse processo os alunos mostraram interesse sobre o tema e alguns questionaram e compararam com os fatos ocorridos no cotidiano. Posteriormente ocorreu a confecção de desenhos que representaram a visão deles sobre o assunto abordado. Finalizou-se a aula com um debate, onde os alunos explanaram suas opiniões relacionadas aos problemas e as soluções que podem ser implantadas em prol do meio ambiente, como a química pode ajudar para solucionar os problemas causados pela sua má utilização; pois o homem deve usar a sua capacidade para preservar e não para destruir a natureza.

CONCLUSÕES: Os resultados obtidos demonstram a importância do trabalho interdisciplinar, da utilização de recursos audiovisuais (uso da tecnologia); pois tudo isso contribuiu para despertar no aluno um maior interesse sobre o tema abordado, tornando o ensino de química mais atrativo, acarretando uma melhor aprendizagem e consequentemente ajudando na formação de um cidadão consciente da importância da preservação do meio ambiente a fim de assegurar uma melhor qualidade de vida para si e para as futuras gerações.

AGRADECIMENTOS: Colégio Panorama-CG/PB, CAp-UFPEe FAINTVISA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ABREU, D. G.; CAMPOS, M. L. A. M.; AGUILAR, M. B. R. 2008. Educação ambiental nas escolas da região de Ribeirão Preto (SP): concepções orientadoras da prática docente e reflexões sobre a formação inicial de professores de química. Química Nova, 31: (3), 688-693.
BRASIL. 1999. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio, Brasília: MEC/SEMTEC.
BRASIL. 1996. Ministério da Educação: Diretrizes a Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dez. de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, 248.
FREITAS, M. R.; MACEDO, R. L. G.; FERREIRA, E. B.; FREITAS, M. P. 2010. Em busca da conservação ambiental: a contribuição da percepção ambiental para a formação e atuação dos profissionais da química. Química Nova, 33: (4), 988-993.
MORAN, J. M. 1995. O Vídeo na Sala de Aula. Comunicação & Educação. São Paulo: Moderna, 2: 27-35.