ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O CICLO GNOSIOLÓGICO DE PAULO FREIRE NO ENSINO DE FUNÇÕES INORGÂNICAS ATRAVÉS DA TEMÁTICA ADITIVOS ALIMENTARES

AUTORES: Machado Soares Lopes, D. (UNIVASF) ; Martins Novaes Barbosa, R. (UFRPE)

RESUMO: Esta pesquisa objetivou analisar as etapas do ciclo gnosiológico de Paulo Freire numa abordagem contextualizada, a partir da temática aditivos alimentares, no ensino das funções inorgânicas. Participaram alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino em Recife. Seguiram-se etapas de sensibilização para o tema; pesquisas; leitura de textos e rótulos; discussões em grupo dentre outras. Aspectos como conceito, classificação de aditivos e funções inorgânicas, assim como legislação quanto ao uso de aditivos foram abordados. Foram Identificados aspectos do ciclo gnosiológico de Paulo Freire e observou-se uma maior compreensão, por parte dos alunos, em relação aos aditivos alimentares, funções inorgânicas e indícios de mudanças de atitudes frente à temática.

PALAVRAS CHAVES: Aditivos Alimentares; Ciclo Gnosiológico; Funções Inorgânicas

INTRODUÇÃO: Em relação à química, muitos alunos demonstram dificuldade em aprender esta ciência, nos diversos níveis de ensino, por não perceberem o significado ou validade do que estudam. Várias pesquisas em educação química têm apontado para a necessidade do ensino contextualizado, um ensino que parta dos conhecimentos cotidianos que rodeiam a vida dos alunos (ZANON e PALHARINI, 1995). Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) do Ensino Médio de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, propõem que as escolhas sobre o que ensinar devem se pautar na seleção de conteúdos e temas relevantes que favoreçam a compreensão do mundo natural, social, político e econômico (BRASIL, 2002). Assim, o tema aditivos alimentares foi escolhido por envolver vários conceitos científicos, dentre eles funções inorgânicas, que fazem parte do conteúdo curricular da 1a série do Ensino Médio, onde foi desenvolvido o trabalho e pelo interesse dos alunos em estudarem alimentos e hoje não se pode falar em alimentos sem falar em aditivos. Freire (1979) ressalta que a inserção do ser no seu contexto implica em reconhecer a necessidade de atuar, crescer, transformar e não apenas adaptar-se. Ele se refere ao ciclo gnosiológico como sendo “conhecimento existente-transformação do conhecimento-produção do novo conhecimento”. Assim como este ciclo não termina na aquisição do conhecimento existente, se prolonga até a criação do novo conhecimento, a conscientização não pode parar na etapa do desvelamento da realidade, devendo seguir até a prática da transformação desta (FREIRE, 2003). Nosso objetivo neste trabalho foi identificar este ciclo gnosiológico a partir do tema aditivos alimentares, na aprendizagem das funções inorgânicas e nas atitudes dos alunos frente à temática.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa apresenta aspectos qualitativos e quantitativos, tratando-se dentre as várias formas que assume a pesquisa qualitativa, de uma abordagem etnográfica (LÜDKE, 1986). A metodologia envolveu etapas de sensibilização para o tema; levantamento das concepções dos alunos, antes e após a intervenção através de questionários e fichas de hábitos alimentares; pesquisas; leitura de textos e rótulos; discussões em grupo dentre outras. Aspectos como conceito e classificação de aditivos e funções inorgânicas, assim como legislação quanto ao uso de aditivos foram abordados. Participaram alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola da rede particular de ensino.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Através da pesquisa foi possível verificar as etapas do ciclo gnosiológico (FREIRE, 1979) através da identificação do conhecimento existente, registrado em questionário inicial; a transformação do conhecimento, pois os resultados apontaram para uma maior compreensão, por parte dos alunos, em relação aos aditivos alimentares e funções inorgânicas e a produção de novo conhecimento através de indícios de mudanças de atitude com relação a: maior preocupação com a qualidade dos alimentos ingeridos; maior consciência da necessidade de uma alimentação mais sadia; maior criteriosidade quanto ao consumo de alimentos que contêm aditivos e maior cuidado com o corpo (Fig. 1) . Com relação à legislação, também foi constatado uma mudança por parte da maioria dos alunos, que passaram a considerar o uso dos aditivos permitido desde que dentro das quantidades limites estabelecidas por lei. A consciência do limite é fundamental para procurarmos evitar o consumo excessivo de alimentos industrializados, como sugerem Calil e Aguiar (1999).

Ciclo Gnosiológico de Paulo Freire

Fig. 1 - Esquema do Ciclo Gnosiológico de Paulo Freire com resultados da pesquisa

CONCLUSÕES: Os resultados sugerem que o trato pedagógico, apoiado na pedagogia Freireana, vinculando a realidade do aluno com o conteúdo estudado, pode contribuir para a formação de uma visão crítica não apenas quanto à escolha e qualidade dos produtos a serem consumidos, na perspectiva de uma alimentação mais saudável, como também na tomada de decisões mais conscientes e comprometidas, mudando suas atitudes em busca de melhor qualidade de vida. Neste contexto foi possível verificar o fechamento de todo o ciclo gnosiológico ou ciclo do conhecimento proposto por Freire (1979). Diferentemente do estudo normalmente utilizado dessas substâncias, onde são explorados apenas aspectos como nomes, fórmulas e características sem conexão com o contexto do aluno.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CALIL, R., AGUIAR, J. Aditivo nos alimentos. Tudo o que você precisa saber sobre os aditivos químicos adicionados nos alimentos. São Paulo: R.M. Calil, 1999. 140p.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 36.ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003, 184p.
______. Educação e mudança. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. 79p.
LÜDKE, M., ANDRÉ, M. E. D. A. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
ZANON, I. B., PALHARINI, E. M. A química no ensino fundamental de ciências. Química Nova na Escola. São Paulo, n. 2, p.15-18, 1995.