ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O ENSINO DE QUÍMICA COM O USO DE JOGO LÚDICO SOBRE DROGAS

AUTORES: Machado, V.B. (UECE) ; Liberato, M.C.T.C. (UECE) ; Bezerra, P.F. (UECE) ; Cordeiro, S.A. (UECE) ; de Souza Filho, A.C.F. (UECE) ; de Carvalho Filho, M.A...F. (UECE) ; Silva, M.M.O. (UECE)

RESUMO: Um grave problema existente entre os jovens nos dias atuais é o crescimento desenfreado do consumo de drogas de abuso no ambiente escolar, trazendo problemas para as famílias e à sociedade como um todo. Com o intuito de facilitar o entendimento da Química, dinamizando a aprendizagem da matéria e ao mesmo tempo trabalhar a questão das drogas foi criado um jogo lúdico para aplicação em sala de aula. O jogo tem o objetivo de conscientizar e informar sobre as consequências do uso das drogas.

PALAVRAS CHAVES: drogas; ensino de química; jogos lúdicos

INTRODUÇÃO: O desemprego crescente e um difícil acesso à Educação apresentam um enorme peso na determinação do abuso de drogas. A falta de perspectiva individual e coletiva fonte de descontentamento geram um aumento desenfreado da violência (FRANCISCHI, 2005). A maioria das pessoas está ciente dos problemas de saúde, econômicos e outros que estão associados ao uso excessivo de drogas. Porém muitas desconhecem os verdadeiros efeitos dessas drogas muito menos são conhecedoras de como esses efeitos ocorrem (LONGENECKER, 1998). O emprego de métodos lúdicos no ensino vem aprimorando a aprendizagem, se tornando um facilitador para esse processo. O lúdico colabora para trabalhar as dificuldades que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos de Química. Segundo AZENHA (1998), os jogos didáticos conseguem inscrever direta e indiretamente os saberes dos alunos no momento em que jogam. Em geral os alunos de diferentes níveis de conhecimentos consideram a disciplina de Química um pouco complexa, assim, justificando a grande dificuldade no processo de aprendizagem. O Grupo de Estudos sobre Drogas de Abuso do Curso de Licenciatura em Química da universidade Estadual do Ceará tem como proposta a criação de jogos sobre drogas de abuso que possam ser aplicados por professores de Química em sala de aula numa maneira de contextualização da disciplina. O objetivo desse trabalho foi a criação de um jogo a ser aplicado em aulas do Ensino Fundamental e Médio.

MATERIAL E MÉTODOS: O jogo “Bloqueando as Drogas” é constituído de um tabuleiro com 48 casas, 2 pinos, 46 fichas pretas e 100 cartas-perguntas sobre drogas e Química. Em cada casa são colocadas as fichas pretas. Os dois adversários posicionam um peão cada um, em uma casa pré-determinada. Cada peão anda tão somente uma casa por vez, se acertar a pergunta da carta, sempre para uma casa onde exista uma ficha preta, em qualquer direção (vertical, horizontal ou diagonal). Ao movimentar-se, o jogador retira a ficha preta da casa onde o peão estava. Vence quem conseguir bloquear o adversário, não deixando casas para que este movimente seu peão.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo foi aplicado em turmas do Ensino Médio e verificou-se que a utilização de jogos lúdicos é uma ferramenta motivadora na aprendizagem dos conteúdos da disciplina, e despertou o interesse e a curiosidade sobre os conteúdos. Foi aplicado um questionário direcionado aos alunos participantes após o jogo e os resultados apresentaram que 45% dos alunos acharam estimulante a aplicação de jogos lúdicos nas aulas de Química. Observou-se que a associação de assuntos do cotidiano, como a problemática das drogas, à Química atuou como facilitador para a aprendizagem, pois através de uma atividade lúdica aliou-se a função educativa. Também foi possível perceber que houve uma maior socialização do conhecimento adquirido a partir da descontração entre os jogadores, tornando a aprendizagem um fato prazeroso.

Gráfico 1

Aplicação de jogos lúdicos nas aulas de Química

CONCLUSÕES: A aplicação dos jogos favoreceu a aquisição do conhecimento em clima descontraído e dinâmico, motivando os alunos a interagir com o professor dentro da sala de aula, criando uma maior socialização com o docente. O objetivo do jogo não é apenas ensinar de maneira lúdica, mas aumentar o interesse do aluno pela disciplina através do prazer de aprender. Junto com o Ensino de Química se tem um significativo esclarecimento sobre as consequências do uso de drogas ilícitas.

AGRADECIMENTOS: UECE - Universidade Estadual do Ceará

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AZENHA, M. G. Construtivismo: de Piaget a Emília Ferreiro. São Paulo: Ática, 1998.
FRANCISCHI, J. N. de A Farmacologia em nossa vida. Belo Horizonte; Editora UFMG, 2005. 137p.
LONGENECKER, G. L. Como Agem as Drogas. São Paulo, SP. Editora Quark do Brasil. 1998. 145p.