ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O USO E EFICIÊNCIA DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: de Souza Filho, A.C.F. (UECE) ; Liberato, M.C.T.C. (UECE) ; Bezerra, P.F. (UECE) ; Cordeiro, S.A. (UECE) ; Filho, M.A.F.C. (UECE) ; Machado, V.B. (UECE) ; Silva, M.M.O. (UECE)

RESUMO: O presente trabalho busca enfatizar a eficiência do uso de metodologias lúdicas na dinâmica e socialização de conhecimentos nas aulas de Química. A metodologia lúdica aplicada é a de elaboração e aplicação de jogos didáticos abordando conteúdos de Química, juntamente com informações sobre as consequências fisiológicas e sociais do uso de drogas de abuso, que é uma problemática social agravante e em constante crescimento principalmente entre adolescentes e jovens. O emprego de jogos didáticos atua como uma ferramenta alternativa de dinamização e descontração nas aulas, relacionando teorias e conteúdos científicos com o cotidiano dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: drogas; ensino de química; jogos educativos

INTRODUÇÃO: Atualmente, em decorrência da carência de materiais didáticos e metodologias mais contextualizadas, o ensino de Química vem se tornando uma tarefa difícil para alguns docentes. Em virtude dessa problemática, busca-se elaborar métodos facilitadores e motivadores para que os conteúdos sejam transmitidos e assimilados da melhor forma possível pelos alunos. Tendo a finalidade principal de atingir tal objetivo, o presente trabalho utiliza como artifício didático, a aplicação de jogos educativos na sala de aula. Esses jogos, além de dinamizar e tornar o ambiente das aulas de Química mais agradável relacionam os conteúdos com uma problemática social, no caso o consumo de drogas por jovens e adultos. O jogo busca conscientizar sobre as consequências causadas por essas substancias enfatizando situações do cotidiano e respostas do organismo. Lisboa, (2010) afirma que o ensino de Química contribui de maneira eficaz para o pleno exercício da cidadania apenas quando é possível levar os alunos a relacionar conceitos científicos entre si e com suas implicações socioeconômicas, culturais, ambientais e tecnológicas. Fatores Sociais, como a dificuldade de acesso à Educação, e fatores político-conjunturais, como o desemprego crescente na população, apresentam também um peso enorme na determinação do abuso de drogas. A falta de perspectiva individual e coletiva, raízes do descontentamento, gera a violência crescente em todos os níveis, em especial a violência urbana (FRANCISCHI, 2005). Em consequência dos altos índices estatísticos que demonstram a quantidade de jovens e adultos, que ingressam no mundo das drogas torna-se urgente necessário elaborar meios para informar e conscientizar sobre as consequências psicossociais causadas pelo uso excessivo dessa substâncias.

MATERIAL E MÉTODOS: O jogo consiste em relacionar as propriedades Químicas, Físicas, e características dos elementos químicos da tabela periódica, e alguns conhecimentos básicos de Química, com a classificação das drogas, suas estruturas químicas, sintomas, ação e consequências das mesmas no metabolismo humano. O presente jogo é constituído de um tabuleiro representado pela tabela periódica; Uma roleta com números de 1 a 18 que representam os grupos da tabela periódica; Envelopes contendo perguntas referentes a cada grupo da tabela periódica e perguntas básicas sobre o conteúdo de Química em geral; Um dado e cartões, onde os jogadores registram e assinalam as informações sobre determinada droga. O jogo pode ter, até no máximo cinco jogadores; Inicialmente, cada jogador sorteia, na roleta seu respectivo grupo da tabela periódica, cada grupo será representado por uma droga; para o jogador identificar a droga que representa seu grupo, terá que responder perguntas sobre o mesmo e seus elementos; a medida que o jogador acerta as perguntas, ele terá o direito de receber uma dica da droga que representa seu grupo; ele irá lançar um dado e dependendo do numero que sair, terá uma dica correspondente. Se o jogador errar a chance passa para o jogador seguinte, e assim por diante. O jogador que descobrir primeiro a droga que representa seu grupo da tabela periódica será considerado vencedor.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A eficácia e contribuição do uso de jogos didáticos no desenvolvimento cognitivo e intelectual de discentes foi comprovada com a aplicação do presente jogo em turmas de alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede publica Estadual do Ceará; além da utilização em alunos da graduação do curso de Química da Universidade Estadual do Ceará. Durante a aplicação dos jogos foi observado interesse e entusiasmo por parte dos alunos, inicialmente pela novidade, mas também pela problemática social abordada nos jogos, muito presente e infelizmente atuante no cotidiano de muitos alunos. Foram aplicados questionários para analisar a opinião e aceitação dos jogos por parte dos alunos. Os resultados do Questionário aplicado estão a seguir:

Gráfico 2



Gráfico 1



CONCLUSÕES: Após a reação e análise do rendimento dos alunos em relação ao uso do jogo didático, torna-se necessário que o docente utilize e aperfeiçoe constantemente métodos e técnicas que possibilitem melhorar cada vez mais a relação entre aluno–professor, facilitando em tal relação a troca de conhecimentos com maior probabilidade de obter um maior rendimento. Após a análise dos dados coletados nos questionários aplicados durante a oficina observou-se que 40% dos alunos classificaram a mesma como interessante e 45% classificaram a aplicação de jogos didáticos na aula de Química como interessante.

AGRADECIMENTOS: UECE - Universidade Estadual do Ceará.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FRANCISCHI, J. N. de A Farmacologia em nossa vida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. 137 p.
LISBOA, J. C. F. Química, 1º ano, Ensino Médio. 1. Ed. São Paulo: Edições SM. 2010.