ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Jogos lúdicos: Uma maneira criativa de se gerar interesse auxiliando no ensino da Química

AUTORES: Guillén, S.P. (UECE) ; Silva, L.C. (UECE) ; Braga, D.C. (UECE) ; Mesquita, W.S. (UECE) ; Maia, G.B.S. (UECE) ; Araújo Neto, J.A.M. (UECE) ; Lima, V.L.F. (UECE) ; Liberato, M.C.T.C. (UECE)

RESUMO: O uso de drogas está cada vez maior e a idade em que seus usuários ficam dependentes está cada vez menor. Pesquisas afirmam que a maconha é a droga mais consumida entre os jovens e adultos, e que o Brasil é um dos maiores centros de distribuição de cocaína. O crescimento súbito de dependentes tem como consequência o aumento da violência e problemas familiares e sociais gravíssimos. O Grupo de Estudos da Universidade Estadual do Ceará que desenvolve trabalhos sobre drogas de abuso utilizando a ludicidade dos jogos educativos e a Química contida nas drogas resolveu criar o jogo “Pegue e Responda” que almeja além de ensinar Química de uma maneira mais descontraída, fazer com quem os jovens tenham mais conhecimentos sobre as drogas e suas consequências, alertando-os de uma maneira eficiente.

PALAVRAS CHAVES: Drogas; Ensino de Química; Jogos lúdicos

INTRODUÇÃO: Sabe-se que não existe cura para dependentes químicos, apenas tratamento e que a melhor maneira de diminuir ou, ate mesmo, erradicar o consumo de drogas é pela conscientização do jovem. Visando este fato o Grupo de Estudos sobre Drogas de Abuso do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará cria jogos lúdicos para serem aplicados na sala de aula que possibilitem o interesse e a curiosidade do jovem facilitando o aprendizado no ensino da Química e conscientiza a respeito de todos os malefícios causados pelas drogas, tanto as lícitas como as ilícitas. É sabido que não existe melhor maneira de se aprender um conteúdo que não seja de uma forma lúdica e natural, como a música e o jogo, por exemplo (ALMEIDA, 2003). A quantidade de informações que os professores tentam transmitir, é realmente um obstáculo bastante difícil de superar (ALVES, 2004). Para Jean Piaget (considerado um dos mais importantes pensadores do século XX) interesse e curiosidade fazem parte dos mecanismos de aprendizagem, através das estruturas de assimilação e de acomodação, ou seja, o interesse precede a assimilação.

MATERIAL E MÉTODOS: “Pega e responda” é o nome de um jogo criado no Grupo de Estudos sobre Drogas de Abuso do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará. O jogo possui 46 varetas coloridas e 76 cartas com afirmações sobre as principais drogas, com itens de verdadeiro ou falso. Podem jogar no mínimo duas e no máximo dez pessoas. Deixam-se as varetas amontoadas aleatoriamente em cima de uma superfície plana, cada jogador deverá no seu turno tentar pegar uma vareta sem mover as outras se isso ocorrer deve passar a vez para o próximo jogador. Para receber a pontuação da respectiva vareta, o jogador deve responder uma pergunta aleatória da pilha de perguntas logo após retirar a vareta. Se responder certo, o mesmo, ganha os pontos e continuar a pegar outras varetas, caso erre ele deve passar a vez e não recebe os pontos. A pilha de perguntas contém várias afirmações de verdadeiro ou falso de diferentes drogas e diferentes níveis de conhecimento, todas embaralhadas aleatoriamente. Haverá uma cartilha sobre as principais drogas de abuso disponível para os participantes do jogo, mas a mesma será usada por apenas um jogador a cada rodada. (Sugestão: o jogador mais jovem inicia a partida e o jogo segue no sentido horário). Cores das varetas seguidas de suas respectivas pontuações: Preta-50 pontos Verde-5 pontos Azul-10 pontos Vermelha-20 pontos Amarela-15 pontos

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os jogos foram aplicados em um grupo de alunos da escola pública EEFM Custódio da Silva Lemos, localizada no município de Cascavel e alunos de graduação do Curso de Licenciatura em Química da UECE, durante a IX EVEQ (Escola de Verão de Química) evento anual realizado pelo curso de Licenciatura em Química da UECE. Ao final de cada jogo foi apresentado um questionário sobre o mesmo e sua utilização em sala de aula. No questionário foi interrogado sobre o aprendizado obtido através do mesmo. A grande maioria dos alunos participantes do evento aprovou a utilização dos jogos como uma ferramenta eficaz facilitando a construção do aprendizado da Química, transformando a aula num momento lúdico, bastante dinâmico. IDADE: 92,3% (15 – 25 anos) 7,7% (10 – 15 anos) ESCOLARIDADE: 30,7% (E.M. completo) 69,3% (E.M. incompleto) CONHECIMENTO SOBRE DROGAS ANTES DO JOGO: 6,7% (nenhum) 6,7% (muito pouco) 40% (pouco) 46,6% (médio) CONHECIMENTO SOBRE DROGAS DEPOIS DO JOGO: 30,8% (médio) 69,2% (avançado) EXISTÊNCIA DAS DROGAS: 61,5% (sim, metade) 23,1% (sim, todas) 15,3% (não) CONHECIMENTO SOBRE QUÍMICA: 61,5% (sim) 38,5% (pouco) CONHECIMENTO SOBRE QUÍMICA DEPOIS DO JOGO: 38,4% (pouco) 38,4% (médio) 23,1% (muito) CONCILIAÇÃO ENTRE QUÍMICA E OS JOGOS: 100% (sim) JOGOS COMO AUXILIADORES EM AULAS DE QUÍMICA E CONCIENTIZADORES CONTRA AS DROGAS: 100% (sim) REDE ESCOLAR: 100% (pública) GRAU DE ENTENDIMENTO SOBRE QUÍMICA NA ESCOLA: 84,6% (sim) 15,4% (pouco)

CONCLUSÕES: A aplicação dos jogos tanto na turma de ensino médio quanto na turma de graduação mostrou-se satisfatória, já que os entrevistados acreditam que dessa forma a aula de Química torna-se mais atrativa, introduzindo assuntos do cotidiano que estão em destaque nacional e proporcionando uma metodologia inovadora de ensino de uma forma mais prazerosa. Através da utilização dos jogos, como uma das ferramentas que se pode lançar mão em sala de aula, facilita-se a proximidade do aluno com assunto.

AGRADECIMENTOS: UECE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, N.P. Educação lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos. Edições Loyola, São Paulo, Brasil. 1974. 11ª Edição, 2003.
ALVES, Rosilda Maria. Atividades Lúdicas e Jogos no Ensino Fundamental, 2004.