ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Ludo Químico:Uma alternativa didática para o ensino da tabela periódica.

AUTORES: Medeiros, D. (IFRN) ; Costa, A. (IFRN) ; Santos, J. (IFRN) ; Soares, J. (IFRN) ; Bruno, A. (IFRN) ; Pinheiro, M. (IFRN)

RESUMO: Os materiais didáticos são ferramentas essenciais para o processo de ensino- aprendizagem e os jogos didáticos podem ser uma alternativa viável para auxiliar tal aprendizagem. Este artigo tem como objetivo discutir as etapas do projeto, produção, aplicação e avaliação da proposta do jogo Ludo Químico para o ensino da tabela periódica, promovendo uma discussão sobre o impacto realizado pelo jogo entre os alunos. Os jogos proporcionam uma metodologia inovadora e atraente para ensinar de forma mais prazerosa e interessante, já que a falta de motivação é uma das causas do desinteresse dos alunos, quase sempre acarretada pela metodologia utilizada pelo professor, ao transmitir os conteúdos.

PALAVRAS CHAVES: Jogos didáticos; Ludo Químico; Tabela Periódica

INTRODUÇÃO: Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (Brasil, 1998), a Química, como componente curricular, é um instrumento de formação humana, um meio para interpretar o mundo e interagir com a realidade. Entender os conteúdos de Química não é fácil, principalmente quando o professor não tem uma metodologia adequada para ministrar à teoria fazendo uma junção com a prática, pois a química quando trabalhada de forma lúdica pode fazer com que o indivíduo aprenda seus conteúdos brincando de forma dinâmica e interativa. A busca por novas metodologias e estratégias de ensino para motivar a aprendizagem, sendo acessíveis, modernas e de baixo custo, é sempre um desafio para os professores (Rosa e Rossi, 2008; Brasil, 2006). O docente quando usa sua criatividade, procurando meios para trabalhar em sala de aula motivando o discente a estudar, ele faz com que o estudante aprimore seus conhecimentos. Segundo Vygotsky (1989), acredita que os jogos didáticos surgem como uma alternativa, pois incentivam o trabalho em equipe e a interação aluno- professor; auxiliam no desenvolvimento do raciocínio e habilidades, além de facilitar o aprendizado de conceitos. Quando nos referimos ao ensino de Tabela Periódica no Ensino Médio é notado que muitas vezes os professores transferem conhecimentos, deixando muitas vezes lacunas no processo de aprendizagem do estudante. Segundo Freire (2002), ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. O aluno aprende melhor quando o docente procura estabelecer teoria e prática, fazendo com que o conteúdo ministrado se torne fácil de ser compreendido.

MATERIAL E MÉTODOS: A ideia da elaboração do jogo Ludo Químico da Tabela Periódica surgiu durante uma conversação entre 01 (um) supervisor e 06 (seis) bolsistas do Projeto “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência” (PIBID), em uma das primeiras reuniões periódicas realizadas em 2012. Este jogo foi elaborado para ser oferecido aos alunos da primeira série da Escola Estadual Instituto Vivaldo Pereira, onde este visa atuar como instrumentos de aprendizagem para que os estudantes possam aprender o conteúdo “Tabela Periódica” brincando. Chegou-se então a conclusão de que o Ludo Químico seria composto por 01 (um) tabuleiro com 60 (sessenta) casas numeradas em sequência, uma casa bônus onde os participantes poderiam passar duas vezes e 01 (um) dado acompanhado com 04 (quatro) cones de cores diferentes (Figura 01). Quatro equipes jogariam simultaneamente e venceria a que atingisse primeiro a linha de chegada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O jogo quando é aplicado no sentido de ensinar, praticar e compartilhar ideias se torna um instrumento valioso para o crescimento do aluno. A ideia de elaborar o ludo com perguntas sobre a tabela periódica busca desenvolver a compreensão do individuo em relação ao conteúdo, buscando que os mesmo aprendam. Cabe salientar que os jogos didáticos não são substitutos de outros métodos de ensino, mas sim é uma ferramenta poderosa e motivadora para os alunos usufruir. Foi observado que os jogos são uma opção em que o docente pode trabalhar em sala de aula e de grande importância para os estudantes, pois quando eles estão envolvidos emocionalmente na ação, torna-se mais fácil o processo de ensino e aprendizagem.

Figura 01. Estrutura do Ludo Químico.



CONCLUSÕES: Concluiu-se que os professores são capazes de elaborar meios que possibilitam o aprendizado do aluno. Com a utilização do jogo Ludo, para ensinar aos alunos as propriedades periódicas, observou-se que os mesmos se mostraram estimulados para desenvolver a atividade. Percebeu-se que poucos foram às dificuldades encontradas pelos alunos. Mediante pontos positivos e negativos, a realização do jogo ludo contribuiu para a compreensão do conteúdo cientifico de forma prazerosa auxiliando no processo de ensino e aprendizagem dos discentes.

AGRADECIMENTOS: Agradece ao CAPES pela a oportunidade de fazer parte do PIBID, onde a mesma proporcionou a produção do artigo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Ministério da educação, Orientações Curriculares para o ensino médio, vol. 2 Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2008.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 10ª ed. São Paulo. Paz e Terra. 2002.

ROSA, M.I.P. e ROSSI, A.V. Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. Campinas: Átomo, 2008.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.