ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: O JOGO “SHOW DO MILHÃO QUÍMICO”: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ORGANICAS E HIDROCARBONETOS

AUTORES: Soares Santos, A. (UFAL) ; Lima dos Santos, A. (UFAL)

RESUMO: Estre trabalho reata sobre uma atividade realizada em uma turma de 3º ano do ensino médio de Maceió-Al, no qual foi elaborado um jogo de perguntas e respostas intitulado “Show do Milhão Químico” relacionado a química orgânica de Funções orgânicas e hidrocarbonetos, com a finalidade de evidenciar a importância do jogo no processo de ensino aprendizagem e proporcionar uma melhor assimilação do conteúdo abordado de maneira satisfatória e dinâmica.

PALAVRAS CHAVES: ensino médio; jogo; ensino-aprendizagem

INTRODUÇÃO: No ensino de química as novas metodologias de ensino tem crucial importância de promover um ensino mais eficiente em comparação com a pedagogia tradicional conteudista. Os jogos no ensino de química são ferramentas pedagógicas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem por ter um caráter dinâmico e inovador além de proporcionar a satisfação em aprender. "... A atividade lúdica pode ser, portanto, um eficiente recurso aliado do educador, interessado no desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação intelectual." (GILDA RIZZO, 2001) Assim as atividades lúdicas, como os jogos, estimulam os alunos a construir conhecimentos, participar de desafios, de situações de raciocínio, com isso a aprendizagem se torna mais significativa e eficiente. O principal objetivo o desse trabalho é salientar a importância de trabalhar o jogo nas aulas de química. Com o proposito de proporcionar um ensino-aprendizagem mais significativo e o aperfeiçoamento da pratica docente foi desenvolvido o jogo “Show do Milhão Químico” sobre hidrocarbonetos e funções orgânicas, o qual foi aplicado em uma turma de 3º ano do ensino médio. Dessa forma o uso do jogo é uma forma prazerosa e divertida de despertar no aluno a vontade e o interesse pela química gerando assim uma melhor aprendizagem.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente houve uma aula de revisão sobre hidrocarbonetos e funções orgânicas, juntamente vários exemplos das mesmas. Em seguida foi apresentado à turma o jogo “Show do Milhão Químico”, contendo cartões de perguntas e respostas, sendo confeccionados com cartolina comum. Em seguida foram apresentadas as regras do jogo, semelhante ao programa televisivo, contendo somente 31 perguntas e respostas, sendo somente uma alternativa correta. Com isso a turma foi divida em dois grupos de números iguais sendo escolhido um líder para responder as perguntas do grupo enquanto os demais o auxiliavam. As cartas foram colocadas em um saco preto e o professor sorteava um pergunta por grupo e a lia em voz alta, cada grupo tinha 30 segundos para respondê-la, então o procedimento era repetido para o outro grupo e assim por diante até a ultima pergunta onde venceria o grupo que respondesse corretamente o maior número de questões. Para finalizar o jogo os alunos foram incentivados a responder um questionário com duas questões com o objetivo de obter informações acerca da satisfação e do grau de aprendizagem propiciado pela atividade lúdica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A execução do jogo ocorreu sem problemas, os alunos demostraram um grande interesse pela atividade que teve grande participação da turma. Como o jogo “Show do Milhão Químico” foi feito baseado no programa televisivo não houve grandes dificuldades em entender as regras do jogo. Em alguns momentos houve a intervenção a fim de se tirar duvidas a cerca da estrutura de algumas funções orgânicas. Com a utilização do jogo pode-se notar que os alunos se interessaram mais pelo conteúdo, participando espontaneamente o que possibilitou um melhor aprendizado químico. Após analise dos dados contidos nos questionários respondidos pelos alunos contendo duas perguntas sobre a avaliação do jogo e sobre se o jogo realmente tinha auxiliado na assimilação do conteúdo, as respostas foram satisfatórias visto que a maioria acolheu com grande êxito a nova metodologia proposta.

CONCLUSÕES: Os recursos pedagógicos tem uma função eximia de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Com o uso do “Show do Milhão Químico” pode-se introduzir e fixar vários conceitos químicos, símbolos e formulas de forma dinâmica e participativa fazendo com que o educando tenha maior entusiasmo e assimile de modo mais significativo o conteúdo abordado.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: RIZZO, Gilda. Jogos inteligentes: a construção do raciocínio na escola. Ed. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 2001.