ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Experimento “chuva ácida”: Trabalhando a temática Meio Ambiente no Ensino de Química

AUTORES: Costa, D.D. (IFMA-CAMPUS ZÉ DOCA) ; Oliveira, L.V. (IFMA-CAMPUS ZÉ DOCA) ; Silva, K.S.L. (IFMA-CAMPUS ZÉ DOCA) ; Vieira, J.S.C. (IFMA-CAMPUS ZÉ DOCA)

RESUMO: O ensino de química voltado à educação ambiental pode ser mais eficiente através da utilização de experimentos que demonstrem como os fenômenos químicos e ambientais ocorrem. O objetivo deste trabalho foi a execução de um experimento que demonstra a ocorrência da chuva ácida, aliando alguns conceitos relacionados ao ensino de química com as problemáticas ambientais que são decorrentes desse fenômeno. A metodologia envolveu a execução de um experimento sobre chuva ácida e aplicação de um questionário. O experimento chuva ácida contribuiu para o aprendizado dos alunos, no entanto, apesar destes saberem da necessidade da preservação ambiental, a maioria dos discentes ainda estão deficientes em relação aos assuntos relacionados a Química e os diversos fenômenos ocorridos na natureza.

PALAVRAS CHAVES: Chuva ácida; ensino de Química; Meio Ambiente

INTRODUÇÃO: O ensino de química voltado à educação ambiental pode ser mais eficiente através da utilização de experimentos que demonstrem como os fenômenos químicos e ambientais ocorrem, pois facilitam a aprendizagem e auxiliam na compreensão da natureza. O experimento chuva ácida é ideal para ser utilizado na demonstração de como as emissões de gases poluentes à atmosfera podem acarretar danos ao meio ambiente e ao homem, além disso, é um experimento simples, onde são utilizados materiais de fácil acesso e que não necessita de um laboratório químico para ser executado. Segundo Miller Jr (2008) todo e qualquer acréscimo de substâncias químicas ao meio ambiente, que possa ameaçar tanto a saúde como a sobrevivência dos seres humanos e demais organismos vivos é considerada como poluição. Os poluentes podem ser lançados ao meio ambiente de forma natural ou através de atividades humanas. A chuva ácida é um fenômeno bastante comum nos centros urbanos e industrializados e vem sendo um dos grandes problemas ambientais da atualidade devido ao alto índice de poluição atmosférica ocasionada pela liberação de gases poluentes, como óxidos de nitrogênio (NOX), dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2), lançados na atmosfera principalmente por automóveis e grandes indústrias (FRANCISCO, 2012). Este trabalho teve como objetivo a execução de um experimento que demonstra a ocorrência da chuva ácida, aliando alguns conceitos relacionados ao ensino de química com as problemáticas ambientais que são decorrentes desse fenômeno.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido no Centro de Ensino Bandeirantes no Município de Zé Doca-MA, com a colaboração de uma turma de alunos do 2º ano do ensino médio. Inicialmente foi explicado aos discentes alguns conceitos referentes a chuva ácida, tais como, as reações ocorridas durante sua formação, seus impactos no meio ambiente e os meios que se podem adotar para prevenir este e alguns outros impactos ambientais, enfatizando sempre a relação da Química com os fenômenos ocorridos no meio ambiente. Demonstrou-se aos alunos através de um experimento utilizando materiais alternativos a ocorrência do fenômeno chuva ácida e em seguida aplicou-se um questionário, in loco, a fim verificar a eficiência do experimento e o interesse dos alunos em relação as temáticas ambientais.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após a análise dos dados obtidos pelo questionário, verificou-se que 100% dos alunos consideraram que a Química está relacionada com o Meio Ambiente e que o experimento os auxiliou na aprendizagem dos conceitos e problemáticas decorrentes da chuva ácida. No momento da execução do experimento os estudantes mostraram-se bastante atentos e surpresos ao visualizar na prática algumas consequências que a chuva ácida pode causar nas plantas. Os alunos demonstraram que sabem da necessidade da preservação ambiental e que costumam adotar algumas atitudes ecologicamente corretas. No entanto, quando foram instigados se a Química tem relação com o Meio Ambiente, todos responderam que sim, porém, não souberam descrever de que forma essa relação ocorre (ver Figura 1). Percebeu-se que o experimento e os assuntos explanados durante a execução da prática contribuiu para o aprendizado dos alunos, porém não pode-se afirmar que foi o suficiente, pois estes discentes demonstraram no questionário uma deficiência acentuada no tocante aos assuntos de Química o que é bastante preocupante.

Figura 1

Relação da Química com o Meio Ambiente segundo os alunos entrevistados

CONCLUSÕES: A Química é sempre vista pelos estudantes como uma disciplina de difícil compreensão. A partir do momento que leva-se para sala de aula um experimento para trabalhar a relação do Meio Ambiente com o Ensino de Química nota-se uma grande diferença na quantidade de conteúdo assimilado. O experimento chuva ácida contribuiu para o aprendizado dos alunos, no entanto, não pode-se afirmar que essa contribuição foi totalmente eficaz, pois a maioria dos discentes ainda estão deficientes em relação aos assuntos relacionados a Química e os diversos fenômenos ocorridos na natureza.

AGRADECIMENTOS: Aos Alunos do Centro de Ensino Bandeirantes do Município de Zé Doca-MA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Chuva ácida. Disponível em:<http://www.brasilescola.com/geografia/chuvaacida.htm> Acesso em: Maio 2012.

MILLER Jr. G. Tyler. Ciência Ambiental. 11ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. 10-15 p.