ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE UM ACERVO DE DOCUMENTARIOS PARA SEREM UTILIZADOS NO ESTUDO DA QUÍMICA PELA EQUIPE DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA SUBPROJETO DA QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

AUTORES: Silva, M.M. (UFCG) ; Araujo, A.L. (UFCG) ; Costa, M.C. (UFCG) ; Lima, J.A.C. (UFCG) ; Santos, A.N.S. (UFCG) ; Raulino, J.L.C. (UFCG) ; Tavares, I.L.M. (UFCG) ; Neto, M.H.L. (UFCG) ; Melo, F.M.A. (EEEFM PROF. LORDAO) ; Nunes, E.D. (EEEFM PROF. LORDAO)

RESUMO: A História da Química é uma parte importante dessa Ciência que deve ser passada aos alunos. Porém o acervo literário sobre esse tema é escasso, e para que ele não deixe de ser abordado temos que usar de outras metodologias. O uso de Documentários sobre algumas das grandes descobertas da Química é uma boa alternativa para resolução dessa problemática.

PALAVRAS CHAVES: História da Química; Documentários; PIBID

INTRODUÇÃO: A História da Química (HQ) retrata o surgimento e a evolução da Ciência Química bem como a grande importância de suas descobertas, sendo mostradas a partir de todo o processo ao qual essas descobertas estão envolvidas. Tendo em vista a escassez de material literário sobre HQ algumas alternativas devem ser buscadas para que o assunto não deixe de ser abordado em sala, considerando a relevância em mostrar aos alunos de onde surgiram os conteúdos que estão sendo estudados. A fim de humanizar a Química, que na maioria dos casos é vista apenas em forma de números, equações e cálculos, resolvemos mostrar aos alunos como alguns dos conteúdos que eles estudam na Química foram “criados”. Este Trabalho tem como objetivo criar um acervo sobre a HQ para o PIBID/QUÏMICA/UFCG, com objetivo de facilitar os conteúdos trabalhados pelos profissionais da Química nas escolas onde o subprojeto da química atua. Em um primeiro o momento, esse trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Professor Lordão na Cidade de Picuí-PB.

MATERIAL E MÉTODOS: No primeiro momento foram escolhidos alguns documentários e mostrados aos alunos de ensino médio da escola estadual Professor Lordão, no município de Picuí-PB. Os documentários escolhidos foram aqueles que retratavam sobre as grandes descobertas da Química. O documentário é apresentado em episódios e faz parte das 100 Maiores Descobertas da Química, produzido pela Discovery Channel. Os temas abordados nesses episódios destacam-se as descobertas do: Oxigênio, teoria atômica, combinação de átomos para formação de moléculas, síntese da Uréia, Estrutura Química, Tabela Periódica dos elementos, plásticos, entre outros. As apresentações dos documentários foram apresentados em horários contrários aos das aulas, em todas as turmas da escola. Lembrando ainda, que estes foram apresentados, antes de serem ministrados os conteúdos abordados nos documentários.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como resultado das apresentações dos documentários o observou-se que os alunos apresentaram uma maior percepção dos conteúdos trabalhados, pois permitiram aos estudantes uma relação interdisciplinar com outras ciências envolvidas e um maior interesse com os conteúdos abordados. Esses documentários serviram ainda para humanização da ciência, mostrando melhor o processo de criação, além de mostrar grandes descobertas da Química. A apresentação desses documentários gerou questionamentos, discussão e interesse para realização de experimentos sobre os temas abordados.

CONCLUSÕES: Os documentários apresentados sobre a História da Química serviram para facilitar aos Professores e bolsistas do subprojeto de Química que atuam na escola estadual professor Lordão o aprendizado dos conteúdos trabalhados. Serviu para mostrar a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento. Mostrou ainda a importância da criação de um acervo de documentários como facilitador da abordagem dos conteúdos da química.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: NEVES, Luiz Seixas das. História da Química: Um livro-texto para a Graduação/ Luiz Seixas das Neves, Robson Fernandes de Farias. Campinas, SP: Editora Átomo, 2008.

http://science.discovery.com/convergence/100discoveries/big100/chemistry.html, acesso em 26/06/2012.