53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Alimentos

TÍTULO: Análise Sensorial do Mouse de Araçá Boi em Diferentes Concentraçoes de Polpa

AUTORES: Pereira Fernandes Silva, R. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Lima Christichini, J.P. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Silva Souza, S. (IFMT - CAMPUS CONFRESA) ; Martins de Paula Mota, M. (IFMT - CAMPUS CONFRESA)

RESUMO: O araçá boi é um fruto com baga globosa com o peso variando entre 30 a 800 g, casca fina de coloração amarela, rendimento de polpa de 75%, e polpa ácida (2,4 %). Sendo considerada ótima para o processamento. Nas condições do Norte Araguaia, os araçazeiros florescem e frutificam o ano todo e a colheita concentra-se em quatro ou cinco safras durante o ano, é vendido na feira livre municipal. O objetivo desse trabalho foi a fabricação de um mousse aromatizado com polpa de fruta natural do araçá boi, avaliando suas características sensoriais e a viabilidade da implantação no mercado regional. Na fabricação do mousse todas as amostras tiveram boa aceitabilidade pelos consumidores demonstrando que o produto tem viabilidade de ser inserido no mercado consumidor regional.

PALAVRAS CHAVES: ARAÇÁ BOI; MOUSE; ANÁLISE SENSORIAL

INTRODUÇÃO: O araçazeiro-boi (Eugenia stipitata McVaugh), é uma fruta originária da Amazônia Ocidental cultivada em pequena escala em alguns países da América do Sul. O araçazeiro-boi é um arbusto que alcança até 3 metros de altura, o fruto é uma baga globosa com o peso variando entre 30 e 800 g, casca fina de coloração amarela, rendimento de polpa de 75%, polpa ácida (2,4 %). Portanto, com essas características não serve para consumo ao natural sendo utilizada para confecção de alimentos. (Sacramento e Barretto, 2012). Nas condições do Norte Araguaia, os araçazeiros florescem e frutificam o ano todo e a colheita concentra-se em quatro ou cinco safras durante o ano. De acordo com Folegatti (2001) a Legislação Brasileira não define os padrões de qualidade do produto mousse, o que permite a apresentação no mercado de produtos de composição e características muito diferentes umas das outras. Os ingredientes funcionais de uma formulação de mousse e sua concentração são definidos, por cada região por receitas próprias em função das suas propriedades de formação e estabilização de espuma. O objetivo desse trabalho foi a fabricação de mousse aromatizado com polpa de fruta natural do araçá boi, avaliando suas características sensoriais e a viabilidade da implantação no mercado regional.

MATERIAL E MÉTODOS: A fruta de Araçá Boi utilizada no processamento foi adquirida na feira livre de Confresa-MT, e levada ao laboratório de Tecnologia de Alimentos do IFMT Campus Confresa onde foram realizadas as etapas de limpeza e higienização das frutas, posteriormente a fruta foi processada obtendo-se a polpa de araçá. Para a observação das atribuições sensoriais do mousse a polpa processada foi dividida em três amostras, amostra A, B e C. Sendo amostra A (40% de fruta), B (20% de fruta), C (30% de fruta)aplicando com 70 julgadores. As três amostras foram levadas a análise sensorial onde foram submetidas aos testes afetivos de aceitação, índice de aceitação e escala de intenção de compra. Para o teste de aceitação foi utilizado a escala hedônica de 9 pontos, variando entre “eu não comeria isso de jeito nenhum”(1) e“eu comeria isso, muito frequentemente”(9). Os resultados referentes às amostras A, B e C foram tratados estatisticamente para observar se houve diferença significativa utilizando o software Microsoft© Excel versão 2007. Para o teste de escala de ação a análise foi aplicada com as amostras A, B e C, avaliando o índice de aceitabilidade com uma escala hedônica de 6 pontos cujos extremos referem-se a “eu não comeria isso de jeito nenhum”(1) e “eu comeria isso, muito frequentemente”(6). Já para a escala de intenção de compra as amostras A, B e C, sendo avaliada a escala de intenção de compra com o auxílio de uma escala hedônica de 4 pontos cujos extremos referem-se a “certamente eu não compraria”(1) e“certamente eu compraria”(4). Para se calcular os resultados dos testes de escala de ação e índice de intenção de compra é calculado o Índice de Aceitabilidade (I.A.)onde é calculado a média, dividido pelo maior valor que pode ser atribuído ao produto e multiplicando por cem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Obtenção e discussão dos resultados no teste de aceitabilidade com a escala hedônica de 9 pontos Após a tabulação dos dados do teste Aceitabilidade do mousse de araçá boi, foi realizada a Análise de Variância (ANOVA) conforme a tabela 1, onde as linhas são os resultados dos julgadores e colunas são os resultados das amostras. : Teste de Escala de Ação Primeiramente foi realizado a média dos valores obtidos (Tabela 2), após calculando o I.A., para ser comprovada a aceitabilidade do produto. Como pode ser visto na tabela 2 todas as amostras tem um índice de aceitabilidade satisfatório. A amostra A tem intenção de compra maior com índice de intenção a 94,76 %. Como pode ser observado o resultado do I.A. em todas às amostras tiveram uma ótima aceitabilidade ultrapassando a 70% de aceitabilidade. Intenção de Compra No terceiro teste foi realizado o índice de intenção de compra, para que possa ser verificado o quanto o produto é aceito no mercado, e com que frequência que as pessoas comprariam o produto em questão. Obtendo as seguintes médias e os seguintes resultados do I.A. (Tabela 3). Pelos Resultados obtidos todas as amostras foram bem aceitas pelos consumidores, no entanto a amostra B apresentou maior índice de intenção de compras.

TABELA 1



TABELA 1 e 2



CONCLUSÕES: Como pode ser observado ao longo do trabalho todas as três amostras não houve diferença significativa entre as amostra A, B e C, sendo as três bem aceitas pelos provadores, apresentando um I.A. satisfatórios, para os teste de escala de ação e de intenção de compra, demonstrando que poderá inserir esse produto no mercado consumidor local.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos aos organizadores do evento, ao IFMT - Campus Confresa por está cedendo o espaço para realização das pesquisas referente ao trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FOLEGATTI, M. I. S. et al. Estudo do efeito do uso de diferentes agentes aerantes e gelificantes e do processamento nas características físicas e sensoriais e na estabilidade do produto mousse de maracujá. Campinas. Tese (doutorado), Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia de Alimentos, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos. 2001.

SACRAMENTO, C. K.; BARRETTO, W. S.. Frutas Tropicais Não Tradicionais Para o Cultivo no Brasil. Bento Gonçalves . XXII Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2012.