53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Alimentos

TÍTULO: BEBIDA LÁCTEA DE SORO DE LEITE COM ADIÇÃO DE POLPA DE MANGABA

AUTORES: Donin Noleto, J. (IFMT) ; Lima Cristichini, J.P. (IFMT) ; Aparecida Tavares, S. (IFMT)

RESUMO: A Hancornia speciosa Gomes conhecida popularmente como mangaba, é uma arvore nativa do Brasil encontrada nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, seus frutos podem ser consumidos tanto in natura, quanto em forma de sorvetes, compotas e geleias. Visando o aproveitamento do soro que seria descartado de forma impropria no meio ambiente podendo causar graves consequências, foi utilizado para fabricação da bebida láctica com diferentes concentrações de polpa de mangaba, e com isso analisa-la sensorialmente. Com análise sensorial pode se chegar ao resultado que foi a aceitação da amostra com 20% de polpa.

PALAVRAS CHAVES: Hancornia speciosa; porcentagens ; meio ambiente

INTRODUÇÃO: A mangabeira (Hancornia speciosa, Gomes) é uma planta da família das Apocináceas, que vegeta de forma espontânea nas regiões tropicais da América do Sul. No Brasil, ocorre no Centro-Oeste, Sudeste, Norte e, abundantemente, nos tabuleiros costeiros e baixadas litorâneas do Nordeste (Ferreira, 1973). Entende-se por soro de leite o líquido residual obtido a partir da coagulação do leite destinado à fabricação de queijos ou de caseína (BRASIL, 2005).Aproximadamente, de 75 a 85% do volume do leite destinado à fabricação de queijos é constituído pelo soro. O soro de queijo contém a metade do extrato seco do leite, representado por lactose, proteínas solúveis e sais (Greig e Harris, 1983; Mello, 1989, citados por PAOLUCCI, 1991). Estima-se que 50% da produção mundial de soro é tratada e transformada em vários produtos alimentares, sendo que deste total quase a metade é usada diretamente na forma líquida (SISO apud ALMEIDA et. al., 2001) A bebida láctea é facilmente produzida e comercializada por ser uma alternativa viável tecnologicamente, podendo ser fabricada por agricultores familiares, pequenas e médias empresas. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o soro e suas frações se tornaram ingredientes alimentares versáteis e muito valorizados hoje em dia. O presente trabalho teve como objetivo elaborar bebida láctea com diferentes concentrações de poupa, visando o aproveitamento do soro de leite que tem consideráveis porcentagens de lactose e proteínas e analisa-la sensorialmente.

MATERIAL E MÉTODOS: As frutas foram obtidas no município de São Felix do Araguaia-MT com uma unidade de processamento de frutas regionais, logo após foram trazidas para o município de Confresa – MT, e sendo realizado o processamento e as análises sensoriais nos laboratórios dispostos no IFMT - Campus Confresa. Para a observação das atribuições sensoriais da bebida lácticas de mangaba a polpa processada foi dividida em três amostras, amostra 10 %, 20% e 30% de polpa de fruta. Sendo submetido com 60 julgadores não treinados do IFMT – Campus Confresa, com três testes sensoriais que são Teste de Aceitação, Teste de Escala de Ação e Teste de Intenção de compra. Para o teste de aceitação foi utilizado a escala hedônica de 9 pontos, variando entre “eu não comeria isso de jeito nenhum” (1) e “eu comeria isso, muito frequentemente” (9). Os resultados foram tratados estatisticamente para observar se houve diferença significativa utilizando o software Microsoft© Excel versão 2007. Para o teste de escala de ação a análise foi aplicada o índice de aceitabilidade para cada amostra, com a escala hedônica de 6 pontos cujos extremos correspondem a “eu não comeria isso de jeito nenhum” (1) e “eu comeria isso, muito frequentemente” (6). Já para a escala de intenção de compra as amostras foram avaliadas com a escala de intenção de compra utilizando escala hedônica de 4 pontos cujos extremos correspondem a “certamente eu não compraria” (1) e “certamente eu compraria” (4). Para se calcular os resultados dos testes de escala de ação e índice de intenção de compra é calculado o Índice de Aceitabilidade (I.A.) onde é calculado a média, dividido pelo maior valor que pode ser atribuído ao produto e multiplicado por cem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Obtenção e discussão dos resultados no teste de aceitabilidade com a escala hedônica de 9 pontos Após a tabulação dos dados do teste Aceitabilidade do mousse de araçá boi, foi realizada a Análise de Variância (ANOVA) conforme a tabela 1, onde as linhas são os resultados dos julgadores e colunas são os resultados das amostras. Teste de Escala de Ação Primeiramente foi realizada as médias dos valores obtidos (Tabela 2), após calculando o I.A., para ser comprovada a aceitabilidade do produto. Como pode ser visto na tabela 2 somente a amostra com 20% foi aceita do mercado consumidor local, mas todas as amostras obtiveram resultados próximos a 70 %. Intenção de Compra No terceiro teste foi realizado o índice de intenção de compra, para que possa ser verificado o quanto o produto é aceito no mercado, e com que frequência que as pessoas comprariam o produto em questão. Obtendo as seguintes médias e os seguintes resultados do I.A. (Tabela 3). Pelos resultados obtidos somente a amostra com 20% de polpa foi bem no teste de índice de intenção de compra. As demais amostras não alcançaram o coeficiente de 70% de aceitabilidade.

Tabela 1



Tabela 2 e 3



CONCLUSÕES: Como pode ser observado ao longo do trabalho nenhuma das amostra ouve diferença significativa, mas somente a amostra com 20% de polpa foi aceita no mercado assim podendo-a ser inserida no mercado regional.

AGRADECIMENTOS: Agradeço primeiramente ao IFMT que me deu a chance e a oportunidade de escrever esse projeto, e a comissão organizadora do CBQ pela organização do evento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LIMA FILHO, Rafael R. de; POMBO, Gabriela. Aumenta o consumo de queijo no Brasil. Disponível em: <http://www.bovinos.ufpr.br/100921_Aumenta_o_consumo_de_queijo_no_brasil_def.pdf>. Acesso em: 03 jun. 2013.

OLIVEIRA, Vinicius Modesto de. Formulação de bebida láctea fermentada com diferentes concentrações de soro de queijo, enriquecida com ferro: caracterização físico-química analises biológicas e sensoriais.2006. 70 f. Artigo (Pós - Graduação) - Curso de Medicina Veterinária, Universidade Federal Fluminense, Niterói – Rj, 2006.
ELIANE SOUZA DA SILVA, 3., 2010, Barreiras - Ba. AVALIAÇÃO SENSORIAL DE BEBIDA LÁCTEA A BASE DE SORO DE LEITE ADICIONADO DE POLPA E MESOCARPO DO MARACUJÁ. Barreiras - Ba: 3º Jornada Científica e Tecnológica do Oeste Baiano, 2010. 8 p..
CHIARADIA, Ana Cristina Nascimento; FERREIRA, Paulo Eustáquio.REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELO SORO DE QUEIJO.Disponível em: <http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/brasil20/vi-081.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2013.

OLIVEIRA, Ariane de. Mangaba. Disponível em: <http://www.nutricaoemfoco.com.br/pt-br/site.php?secao=alimentos-M&pub=4187>. Acesso em: 03 jun. 2013.

PAIVA SOBRINHO , Severino de; SILVA, Sérgio José da; MORAIS, Petrina de Bessa. ESTUDO DOS FRUTOS E SEMENTES DE MANGABA (HANCORNIA SPECIOSA) DO CERRADO. Disponível em: <http://www.prp.ueg.br/06v1/conteudo/pesquisa/inic-cien/eventos/sic2005/arquivos/biologicas/estudo_frutos.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2013.