53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Alimentos

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO SENSORIAL DO “MIX” DE POLPA CONGELADA DO MARACUJÁ E MAMÃO

AUTORES: Santos, R.M. (IFMT CAMPUS CONFRESA) ; Gallo, T.S. (IFMT CAMPUS CONFRESA) ; Fernandes, A.L.S. (IFMT CAMPUS CONFRESA) ; Costa, A.M.G. (IFMT CAMPUS RONDONÓPOLIS)

RESUMO: O presente trabalho objetivou-se desenvolver um mixes, utilizando polpa de frutos congelada, e verificar a aceitação dos produtos desenvolvidos, aplicando teste sensorial e utilizando escala hedônica de nove pontos. Elaboração de mixes de frutos do cerrado vem sendo confeccionados de forma empírica pela população local sem que antes houvesse teste científico de avaliação sensorial dos mesmos. Utilizaram-se métodos afetivos para avaliar a aceitação preferencia e intenção de compra dos consumidores. Verificou-se que o mix composto por 30% de maracujá e 70% de mamão foi o mais aceito.

PALAVRAS CHAVES: Polpa congelada, ; avaliaçã; sensorial

INTRODUÇÃO: Mesmo com a atual tendência ao consumo de vegetais frescos, verificou-se, nos últimos anos, o crescente aumento na demanda de produtos processados a partir de frutos e hortaliças (BRANCO et al., 2007). A motivação para tal perspectiva deveu-se, sobretudo, pela limitação de tempo e pela praticidade oferecida no consumo de produtos agro industrializados. Visando também ao atendimento dos anseios da população em relação ao valor nutricional desses alimentos, por exemplo, são utilizados mixes ou blends de sucos ou néctares de frutos, em que características de 2 ou mais espécies são combinadas na elaboração de produtos enriquecidos nutricionalmente. Chamam-se mixes ou blends as misturas de sucos ou néctares elaborados com a finalidade de melhorar as características nutricionais e sensoriais dos componentes consumidos isoladamente. A elaboração de mixes de frutos do cerrado atrai consumidores não só pelo sabor característico, mas também pela naturalidade desses produtos. Sucos elaborados com duas ou mais proporções de polpas de frutos sempre existiram na região nordeste de Mato Grosso conforme mencionado por moradores de Confresa - MT e região, estes sucos são elaborados pela população local de forma empírica na qual não há nenhum teste científico estabelecido de forma sistemática para avaliação sensorial dos mesmos. Portanto este trabalho além de desenvolver novos produtos que possa ser destinado ao mercado consumidor local é um meio de difundir conhecimentos técnicos sobre a elaboração de mixes em duas ou mais proporções e os métodos de avaliação sensorial destes produtos antes que sejam disponibilizados aos consumidores.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado nos laboratórios de tecnologia de processamento de alimentos e análise sensorial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso- Campus Confresa IFMT, com frutos das respectivas espécies: Maracujá (Passiflora edulis Sims) e Mamão (Caria papaya L.). Extraíram-se as polpas dos frutos utilizando um multiprocessador de alimentos doméstico, sem adição de água. Peneirou-se o produto resultante removendo as partes grosseiras obtendo polpas puras e livres de impurezas para armazenamento até a elaboração dos mixes. Ao obter as polpas puras, foram elaboradas “mixes” polpas de maracujá e mamão, nas proporções: 10% de maracujá x 90% de mamão, 30% de maracujá x 70% de mamão, 50% de maracujá x 50% de mamão. Os “mixes” produzidos foram então embalados e congelados para preparo dos sucos, para posterior avaliação sensorial dos mesmos. Os blends foram elaborados com auxilio de uma balança de precisão e um liquidificador para homogeneizar as polpas dos frutos. 50 julgadores não treinados analisaram as amostras sem saber sua composição e por meio de testes afetivos expressaram a aceitação, preferência e intenção de compra. Os dados foram Validados pela análise de variância, (ANOVA) e a comparação entre as médias pelo teste Tukey em nível de 5% de significância e posteriormente pelo Índice de Aceitabilidade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As formulações finais de proporções de (10%, 30% e 50%) que foram mencionadas anteriormente, ao serem analisadas pelos testes estatísticos, obtiveram-se os ótimos resultados que estão demostrados na figura 1 logo abaixo. Figura 1- Médias gerais obtidas pelas formulações atribuídas pelos julgadores analisando os atributos Cor, Sabor, Textura e nota global, utilizando escala hedônica de nove pontos. As média apresentadas na figura acima demostra a aceitabilidade dos mixes avaliados Verificou-se que o blend 02 obteve uma melhor aceitabilidade pelo alto valor de sua média em todos os atributos sensorialmente analisados, conforme a figura 2. Figura 2 Índice de aceitabilidade (I.A.) dos mixes I.A. dos blends dos atributos (Cor Sabor Textura e N. global).

figura 1



Figura 2



CONCLUSÕES: Conclui-se que o blend 02 obteve uma maior aceitabilidade pelos provadores percebendo que todos os atributos analisados obtiveram-se o maior índice de aceitabilidade (IA), superior á 80%, seguido do blend 01 com seu IA superior a 72%, e o blend 03 que obteve media superior a 70% pelo I.A.

AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem ao CNPq e o IFMT Campus Confresa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRANCO, I.G.; SANJINEZ-ARGANDOÑA, E.J.; SILVA, M.M.; PAULA, T.M. Avaliação sensorial estabilidade físico-química de um blend e laranja e cenoura. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, n. 1, v.27, p.787-792, 2007.

LIN, B.H.; MORRSON, R.M. Higher fruit consumption linked with lower body mass index. Food Review, Washington, v. 25, n. 3, p. 28-32, 2002.

MOSTAFA, G. A.; ABD-EL-HADY, E. A.; ASKAR, A. Preparation of papaya and mango nectar blends. Fruit Processing, Schonborn, v.7, n.5, p. 180-185, 1997.

TIWARI, R. B. Studies on blending of guava and papaya pulp for RTS beverage. Indian Food Packer, Calcuttá, v. 54, n. 2, p. 68-72, 2000.

MATSUURA, F. C. A. U.; ROLIM, R. B. Avaliação da adição de suco de acerola em suco de abacaxi visando à produção de um "blend" com alto teor de vitamina C. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 24, n. 1, p. 138- 141, 2002.

BUENO, S. M.; LOPES, M. R. V.; GRACIANO, R. A. S.; FERNÁNDEZ, E. C. B.; GARCIA-CRUZ, C. H. Avaliação da qualidade de polpas de frutas congeladas. Revista do Instituto Adolfo Lutz, São Paulo, v. 61, n. 2, p. 121-126, 2002.