53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUÍMICOS

AUTORES: Santos Santiago, M. (CELM) ; Brasilino de Morais, G. (IFCE) ; Santos Lucas, A. (CELM) ; Peixoto da Silva, F.A. (CELM) ; Gomes de Lima, J.D. (CELM) ; Pessoa Bastos, A.K. (IFCE)

RESUMO: Os resíduos químicos laboratoriais gerados são de grande preocupação ambiental. A destinação correta destas soluções residuais possui aspectos importantes, tais como a contaminação de solos e recursos hídricos e conscientização ambiental. O descarte correto passa por processos de coleta, identificação, tratamento e disposição final, o que faz parte de uma política ambiental do programa de gerenciamento de resíduos químicos no qual abrange algumas instituições no Brasil. Este projeto visa ampliar a consciência ecológica e correta da comunidade acadêmica do IFCE como estratégia de divulgação dos conceitos de PGRQ. A coleta foi realizada de forma seletiva em garrafas com posterior rotulação e tratamento, contribuindo para um aumento significativo da consciência ambiental.

PALAVRAS CHAVES: resíduos químicos; descarte; meio ambiente

INTRODUÇÃO: Empresas de grande porte desenvolvem atividades que produzem uma grande quantidade de resíduos impactantes ao meio ambiente, estando frequentemente sob fiscalização dos órgãos ambientais. Entretanto, pelo fato de produzirem um pequeno volume de produtos, as instituições de ensino e de pesquisa são quase sempre consideradas insignificantes geradoras de resíduos, não causando, portanto, grandes impactos para o meio ambiente. Resíduos químicos gerados em determinadas reações e processos nos laboratórios de pesquisa e ensino são muitas vezes nocivos, contribuindo para a poluição, dentre eles, resíduos compostos por metais pesados, solventes halogêneos e gases tóxicos, o que requer, portanto, um cuidado especial por parte do analista quanto ao manuseio e descarte. Considerando que universidades produzem uma pequena taxa de resíduos e que as atividades acadêmicas ainda permanecem livres da responsabilidade de um descarte correto de seus resíduos, as legislações que regulamentam a destinação final desses produtos normalmente não são aplicadas a essas instituições. A ausência de um órgão fiscalizador, a falta de visão e o descarte inadequado levaram muitas universidades a poluir o meio ambiente, promover o desperdício de material e arcar com o mau gerenciamento dos produtos sintetizados ou manipulados (AFONSO et al., 2003). Nesse contexto, este trabalho visa estabelecer uma política de gerenciamento dos resíduos obtidos nas atividades dos laboratórios de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - campus Maracanaú, no sentido de conduzi-las de modo correto e seguro sob o ponto de vista ambiental.

MATERIAL E MÉTODOS: 1) Identificação do Problema: nessa etapa será feita com os professores do IFCE - campus Maracanaú uma enquete sob a forma de questionário, a fim de ser identificada a natureza das práticas realizadas, os reagentes utilizados, os processos e reações envolvidas, além dos produtos obtidos nos laboratórios de ensino da instituição. 2) Estudo do Problema: consiste na análise dos efeitos ambientais originados pelas atividades didáticas e na investigação da viabilidade de redução da quantidade dos reagentes empregados ou de sua substituição por outros produtos menos danosos ao meio ambiente. 3) Programa de Ações: com base nos resultados dos estudos do problema, planeja- se: propor aos professores adaptações ou modificações dos experimentos; através de seminários e organização de grupos de debate e discussão, conscientizar o corpo docente e discente quanto à conduta e responsabilidade no desenvolvimento de procedimentos, processos e reações. 4) Descarte dos Resíduos Químicos: com base nas normas brasileiras NBR ISO 1400 e com o esperado apoio por parte da Instituição, pretende-se implantar um programa de descarte apropriado e seguro dos resíduos químicos gerados. 5) Tratamento dos Resíduos: essa etapa consiste na adoção de alguns procedimentos laboratoriais visando desativar os produtos químicos originados nos laboratórios, dentre os quais: controle do pH, diluição, precipitação, formação de complexos, reações eletroquímicas, etc. 6) Atividades Continuadas: para o exercício pleno da cidadania da comunidade acadêmica, pretende-se educar quanto ao monitoramento e a auditoria interna, os quais são políticas que devem ser incentivadas e estabelecidas pela Instituição a fim de que as ações propostas sejam de caráter sistemático, permanente e continuado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados obtidos com um programa de gerenciamento de resíduos requerem a participação de toda comunidade acadêmica, visto que, a implantação de um programa de gestão de resíduos exige antes de tudo, mudança de atitudes e, por isto, é uma atividade que traz resultados a médio e longo prazo, além de requerer a reeducação e uma persistência continuas (AFONSO et al., 2003). O principal resultado obtido com o Programa de Gerenciamento de Resíduos do IFCE PGRQ/IFCE, foi à mudança de atitude por parte dos professores e alunos em relação ao descarte dos resíduos produzidos durante suas atividades rotineiras. Anteriormente eram despejados diretamente nas pias dos laboratórios da instituição, atualmente, toma-se o cuidado de acondicioná-los e coletá-los em recipientes adequados, disponibilizados para este fim. A redução da quantidade de reagentes e soluções foi outro resultado positivo. Os tratamentos aplicados possibilitaram a recuperação/inertização dos resíduos armazenados na forma sólida ou em solução, sendo possível a sua reutilização no mesmo processo e como matéria-prima para outras atividades. Do ponto de vista da conscientização ambiental, houve ganho por parte dos alunos de graduação dos cursos de licenciatura em química e engenharia ambiental, o que será refletido não apenas na sua formação acadêmica, mas também cidadã.

CONCLUSÕES: Este trabalho apresentou aspectos bastante positivos no que concerne à conscientização ambiental, a qual foi marcada por um aspecto inovador, possibilitando a participação do aluno nos diversos níveis de estudo, ou seja, da atividade experimental ao reaproveitamento do resíduo gerado. Dessa forma, as perspectivas deste trabalho são promissoras, devido à contribuição na qualidade do meio ambiente, através da educação e conscientização da comunidade acadêmica e interesse de seus dirigentes com relação ao gerenciamento dos resíduos gerados, apresentando-se como medida útil a outras Instituições.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao CNPq e ao IFCE pelo investimento e parceria.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AFONSO, J. C. 2003. Gerenciamento de Resíduos Laboratoriais: Recuperação de Elementos e Preparo Para Descarte Final. Revista. Química Nova, 26: 602-611.