53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA A APRENDIZAGEM EM QUÍMICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO

AUTORES: Martins, J.S. (UFCG) ; Santos, J.C.O. (UFCG)

RESUMO: O presente trabalho analisou a importância de ministrar aulas práticas de Química em sala de aula, considerando que a carência de aulas experimentais poderá acarretar ao aluno um mau entendimento dos assuntos estudados. Os experimentos foram simples, de fácil compreensão, realizados em sala de aula nas turmas de 3ª série do ensino médio de Escolas Estaduais situada nas cidades de Picuí, Cuité, Barra de Santa Rosa e Nova Floresta, Estado da Paraíba, de acordo com o desenvolvimento do projeto. O resultado foi proveitoso, podendo-se observar que após a experimentação em sala, os alunos melhoraram suas concepções a respeito do assunto, além de visualizar na prática o conceitual, aumentando o interesse e a interatividade durante as aulas de química.

PALAVRAS CHAVES: Experimentação; Ensino Médio; Ensino de Química

INTRODUÇÃO: O ensino de química nas escolas públicas está limitado a aulas tradicionais, reduzindo-se a transmissões de informações, definições de leis e conceitos sem nenhuma interação de conteúdo com o cotidiano dos alunos. Modelos científicos são desenvolvidos freqüentemente com o objetivo de auxiliar os alunos na compreensão de idéias aceitas cientificamente. Considerando o papel que os mesmos podem desempenhar na aprendizagem de aspectos abstratos de química, tornando-se importante que os professores reflitam como elaborar-los para o melhor entendimento do aluno, as aulas experimentais a partir do assunto abordado em sala de aula (equilíbrio químico - deslocamento de equilíbrio) foram elaboradas. Esse é um dos temas que mais geram dificuldades no ensino de química, é um assunto de difícil compreensão para os alunos dificultando-o mais ainda se for apenas executado conceitualmente sem prática. Para superar as dificuldades do ensino e aprendizagem do tema é fundamental conhecer a concepção dos alunos sobre o mesmo para que ao introduzir o conceito em sala não ocasione dificuldades na aprendizagem dos alunos. É justamente neste caso que a experimentação se torna uma grande ferramenta de grande importância para a explicação e discussão dos conceitos abordados. Pois a experimentação é um elemento que ajudará para que a aula explicativa se torne mais atrativa, motivadora, levando os alunos a notar com maior clareza os efeitos dos fenômenos químicos envolvidos e relacioná-los ao seu cotidiano.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foram aplicados questionários para os alunos do ensino médio das turmas envolvidas, visando buscar a concepção que os mesmos tinham sobre equilíbrio químico (deslocamento de equilíbrio químico), a partir dos dados obtidos e após a explicação do professor sobre o assunto foi desenvolvido uma pequena abordagem sobre o mesmo como também um experimento em sala de aula para que os alunos pudessem ter compreensão sobre o assunto abordado. Após a realização do experimento foi novamente aplicado um questionário para constatar se os alunos haviam mudado as concepções existentes. O objetivo do experimento foi levar para a prática uma concepção teórica. Dentre os materiais utilizados no experimento estavam: um suporte para tubos de ensaio, tubos de ensaio, os reagentes dicromato de potássio e cromato de potássio, além de ácido clorídrico 0,1 M e hidróxido de sódio 1 M.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os experimentos podem relacionar na prática o conteúdo abordado em sala com o cotidiano dos alunos. Os mesmos foram executados após a exposição da aula teórica. O experimento sobre deslocamento de equilíbrio químico pode ser observado pela mudança de coloração ao se adicionar um ácido o mesmo obteve-se uma coloração alaranjada e ao adicionar uma base ficou amarelo, como também os alunos puderam relembrar os ácidos e as bases. As analise dos questionários permitiram visualizar que antes o da aula expositiva do professor e do experimento, algumas concepções dos alunos distanciavam-se do conceitual, mas após o a experimentação essas concepções melhoraram bastante, como também para a melhoria do entendimento do assunto abordado pelo professor na sala, o que pode-se perceber é que a experimentação seja ela em sala de aula ou em laboratório são significativas para: o melhor entendimento da química no dia-a-dia, assimilar os conceitos e relacioná-los ao cotidiano, como uma forma de abrir novos caminhos para o aprendizado do aluno, além de prender a atenção dos mesmos na sala, tornando-se mais prazeroso a maneira de aprender o conteúdo.

CONCLUSÕES: Contextualizar é trazer a Química para mais próximo dos alunos, o que pode ser feito através da experimentação, pois permite-se articular teoria e prática. Se faz necessário antes de aplicar qualquer conceito novo para o aluno, identificar suas concepções existentes sobre o mesmo e a partir das mesmas elaborar uma aula ou um experimento que possibilitem os alunos a entender de uma forma clara o tema abordado, levando-os a melhorar a concepção já existente.Desta forma, a natureza pedagógica da experimentação foi aproveitada nas turmas analisadas.

AGRADECIMENTOS: PIBIC/CNPq/UFCG

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DIAS, K. A. F.; CARDOSO, A. A. Aspectos macro e microscópico do conceito de equilíbrio químico e de sua abordagem em sala de aula. Química Nova na Escola. n. 27, p. 51-56, 2008.
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SILVA, A. M; BANDEIRA, J. A. A Importância em relacionar a parte teórica das aulas de química com as atividades praticas que ocorrem no cotidiano. 5º Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2006.