53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: Cultivando o Saber Ensino de Hortas Pedagógicas nas Escolas do Município de Confresa/MT

AUTORES: Januario de Miranda, C. (IFMT/CONFRESA) ; Bandeira de Jesus, J.N. (IFMT/CONFRES)

RESUMO: RESUMO: Percebemos que devido à rápida urbanização e a tardia implantação de Educação no Campo a maioria das crianças e adolescentes desconhece a grande importância das atividades primária para escola e para o Brasil. Realizou-se o presente trabalho com objetivo de Estimular as crianças e adolescente em hábitos alimentares saudáveis, interesse pelos pequenos problemas ecológicos, com ações educativas que visa incentivar e coordenar estudo e pesquisa em Hortas pedagógicas com culturas sustentáveis, servindo para o autoconsumo e distribuindo o excedente para outras escolas, restabelecendo laços que unem os ambientes urbanos e rurais, socializando conhecimentos e habilidades, comportamentos e valores voltados para o projeto alternativo de desenvolvimento social e humano.  

PALAVRAS CHAVES: licenciatura; qumica; ifmt

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: O Projeto CULTIVANDO O SABER - Acredita ser um processo de apreensão de conhecimentos e transformação da realidade através da construção coletiva dos envolvidos no contexto histórico e uma experiência para professores e alunos da rede pública do município de Confresa – MT. Será desenvolvido nas escolas dos Projetos de Assentamentos de Reforma Agrária, Atendendo os anseios das instituições e da população, pois irá estimular as crianças em hábitos alimentares saudáveis, interesse para o problema ecológico e o meio ambiente como fator de harmonia entre os homens, restabelecer laços que unem os ambientes urbanos e rurais com ações educativas de trabalhos, orientação de ciência e tecnologia na produção e processamento do alimento, qualidade de vida do cidadão brasileiro, destacar a experiência pedagógica desde plantio, manutenção, colheita e encaminhamento da produção para merenda escolar, por meio de pedagogia de movimento, dentre elas: de convivência com a natureza e seus semelhantes, de paciência para semear e saber esperar o tempo de colher, de alternância que visa não cortar raiz, de produção para garantir sustentabilidade com seu esforço, de gestão e capacitação instruindo para vivência e sabedoria, da cultura para preservar os valores histórico-culturais dos seus antepassados, conservando para as futuras gerações. Compreendemos que a escola é o lugar próprio para recuperar e trabalhar os tesouros do passado e transmitir as novas gerações, memórias coletivas que ajuda conhecer profundamente a história da humanidade, constituir raiz e fortalecer os valores para crescer com dignidade e prática do coletivo permanente.    

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS: Através das etapas teóricas e praticas: Implantar nas escolas do campo e urbanas hortas pedagógicas com culturas sustentáveis, plantas medicinais, e a construção de viveiros, mudas com plantas nativas e frutíferas da região. Elaborar concurso, edição de livro de receitas com culturas colhidas nas hortas, autoria dos estudantes. Identificação de perfis dos pesquisadores juvenis, sobre temas pertinentes ao projeto (combate às pragas, prevenção ao plantio, adubação orgânica, alimentos saudáveis...) publicação, reconhecendo o empenho de professores e alunos participante. Utilizar o receituário na escola e nas demais Unidades Escolares. O projeto será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer – SMEEL. A responsabilidade será das Escolas e das Assessorias Comunicação Social e Supervisão – ACS, as Hortas pedagógicas funcionarão nas áreas excedentes a áreas edificadas das escolas e disponibilizadas para implantação das hortas, do viveiro de mudas, plantio de mandioca; legumes; frutas, citros; canteiro de plantas medicinais e a criação de pequenos animais. O projeto desenvolverá nas escolas da zona urbana: Creuslhi. Tapiraguaia, Central e na Creche Municipal e nas escolas da zona rural: Santo Antônio, Novo Planalto, Jacaré Valente, Veranópolis, Branca de Neve, Sol Nascente, Pau Brasil, Setor Buriti. Na zona urbana ficará a Escola Creuslhi (Referencia urbana 1) e na zona rural ficarão as Escolas Santo Antônio (Referencia do campo 2) - Escola do campo 1 e a Escola 1° de maio - Setor Buriti. (Referência do campo 3) - Escola do campo 2 por dispor de área adequada ao estudo e a pesquisa em horticultura em larga escala.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÕES: Diante das análises discutidas pelos os envolvidos o projeto será desenvolvido nas escolas da zona urbana: Creuslhi. Tapiraguaia, Central e na Creche Municipal e nas escolas da zona rural: Santo Antônio, Novo Planalto, Jacaré Valente, Veranópolis, Branca de Neve, Sol Nascente, Pau Brasil, Setor Buriti. Na zona urbana ficará a Escola Creuslhi (Referencia urbana 1) e na zona rural ficarão as Escolas Santo Antônio (Referencia do campo 2) - Escola do campo 1 e a Escola 1° de maio - Setor Buriti. (Referencia do campo 3) - Escola do campo 2 por dispor de área adequada ao estudo e a pesquisa em horticultura em larga escala. O resultado do projeto de hortas pedagógicas nas Escolas do Campo e Urbana será atender as 13 escolas da rede municipal, envolvendo professores e alunos, empenhados em destacar as atividades voltadas para plantio e a produção da merenda escolar, somando e partilhando com as famílias da zona rural que moram, vivem e trabalham na sua propriedade no projeto de Assentamento Reforma Agrária (PA). Discutiu-se a viabilidade do projeto que começa em selecionar e capacitar grupos coordenadores e professores participantes das etapas na proposta pedagógica. – elaborar calendário de assistência técnica, depois a estruturação do projeto adquirindo materiais, ferramentas, adubos, sementes e transporte, a formação da horta, a construção de viveiro de mudas, a coleta de sementes de plantas nativas, frutíferas e medicinais da região, a colheita da cultura de ciclo vital curto, avaliação das culturas, o empenho dos professores e alunos, assistência técnica educacional de conservação do solo (adubação orgânica, sementes, plantio e rotação de cultura) e do meio ambiente, o desempenho de cada horta, a capacitação dos professores/coordenadores do projeto e os resultados atingidos com.      

CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: O projeto Cultivando o Saber acredita ser um novo modelo de Educação, estimula as crianças em hábitos alimentares saudáveis, envolve unidades de ensino e comunidade para pesquisas sustentáveis, resgatando os valores e costumes do sujeito do campo, educação de inclusão social para famílias, desenvolve o conhecimento sustentável sem afastá-los de seus valores conquistado e integra com a natureza, aprende com os antepassado, deixando como testemunha para futuras gerações contribuindo com merenda escolar e aumentando o IDH da região.

AGRADECIMENTOS: AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Deus por está vivenciado esse momento de elaborar um trabalho que serve como esclarecimentos sobre nossa formação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ALTIERI, M. G. AGROECOLOGIA: Bases Científicas para uma Agricultura Sustentável, AS-PTA: Agropecuária 2002.25p. POR UMA EDUCAÇÃO NO CAMPO: ISBN 85326 -3047 -2 I. EDUCAÇÃO RURAL DOIS: Educação Rural Brasil EMBRAPA/ESCOLA: Projeto Cores E Sabores 2006. ZART. L. L. EDUCAÇÃO E SÓCIA – ECONOMIA SOLIDÁRIA: Paradigmas de conhecimentos e sociedade. Serie Sociedade solidária, Ano I, Vol. I. Cáceres: Unemat. Ed. 2004