53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Iniciação Científica

TÍTULO: Qualificação dos trabalhadores envolvidos em atividades ligadas À Química em Usinas de Açúcar e Álcool da Região de Itumbiara-GO

AUTORES: Paula Pacheco, E. (IFG- CÂMPUS ITUMBIARA) ; Victorino Santos, J.P. (IFG- CÂMPUS ITUMBIARA) ; Tomaz Pereira, D. (IFG-CÂMPUS ITUMBIARA)

RESUMO: Com o acelerado desenvolvimento da sociedade e do conhecimento e intensos processos de inovação tecnológica, surge a necessidade de acompanhar a qualificação oferecida aos trabalhadores de indústrias relacionando-a com Ensino de Química oferecido em Goiás, mais especificamente o Ensino de Química. Na Região de Itumbiara-GO, o crescimento da concentração do plantio de cana-de-açúcar é significativo, resultando em uma maior contratação de trabalhadores em áreas diretamente ligadas À Química. Assim, torna-se fundamental diagnosticar a formação oferecida Àqueles trabalhadores que possuem apenas a Educação Básica.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; qualificação; Usinas de Açúcar e Álcool

INTRODUÇÃO: Com o crescente desenvolvimento da sociedade e do conhecimento, além dos processos tecnológicos, fez com que o perfil dos trabalhadores exigidos pelas empresas sofresse algumas modificações. Sendo assim, procura-se contratar funcionários que busquem adequar- se Às novas tecnologia e processos de produção. Na Mesorregião Sul de Goiás destaca-se a produção de álcool e açúcar, tipo de empresas que lidam diretamente com atividades ligadas à Química. Sendo assim, torna-se necessário estudos acerca da qualidade do Ensino oferecido na região e sua influência no mercado de trabalho. Assim, a relação existente entre a crescente mudança econômica em que o Brasil se encontra e a necessidade de formação de mão de obra qualificada é explícita. Sendo necessário formar cidadãos priorizando seus conhecimentos científicos de modo que a sua aplicabilidade no cotidiano seja favorecida. Pois de nada adianta o aluno passar anos na escola recebendo conhecimentos de diversas áreas em sem que estes sejam aplicáveis em sua vida profissional ao final da educação básica(BRASIL, 1996). Portanto, o presente trabalho objetivou verificar junto aos trabalhadores de duas Usinas de Açúcar Álcool da região de Itumbiara-GO as possíveis influências que o Ensino de Química possui sobre as atividades que desenvolvem dentro das Usinas. A escolha das Usinas de Açúcar e Álcool se deu a partir da análise do perfil econômico da Região de Itumbiara-GO., sendo que este setor destaca-se nesta região. Além disso, trata-se de um setor industrial que engloba atividades envolvidas com a aplicação de conhecimentos na área de Química, possibilitando fazer uma correlação com os conhecimentos oferecidos no Ensino Médio.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a execução deste trabalho utilizou-se a pesquisa qualitativa. Sendo que a busca de dados foi realizada através da aplicação de questionário padrão para os responsáveis pelos laboratórios de análises químicas e questionário padrão para os demais funcionários desses laboratórios. Foram selecionadas duas Usinas de produção de Açúcar e Álcool da região de Itumbiara-GO. Para a seleção observou-se as localizações de cada usina, uma na zona urbana e outra na zona rural. As Usinas são apresentadas como Usina A e Usina B, evitando a identificação das respectivas indústrias. De cada usina foram selecionados os funcionários responsáveis pelo setor de laboratório de análises químicas e também os demais funcionários do setor, priorizando aqueles que possuiam pelo menos o Ensino Médio incompleto. Na Usina A são dois funcionários responsáveis pelo laboratórios e sete funcionários desempenhando as demais funções. Na Usina B são quatro responsáveis e 16 funcionários nas demais funções. Apenas funcionários permanentes nas Usinas responderam aos questionários.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em ambas as Usinas a escolaridade mínima exigida é o Ensino Médio o que possibilita concluir que no mínimo funcionários que tiveram algum contato com conhecimentos relacionados A`Química podem ingressar como funcionários desses laboratórios. Nota-se também que para cargos de responsável port laboratório (encarregados) a exigência mínima é que estes possuam pelo menos o Ensino técnico, em qualquer área. De acordo com os dados obtidos nos questionários, segundo os encarregados, o treinamento dos funcionários é realizado dentro da empresa. É importante destacar que aqueles funcionários,segundo os encarregados da Usina B, que possuem apenas o Ensino Médio, ou Ensino Médio incompleto apresentam dificuldades ao ingressar nas Usinas de Açúcar e ÁLccol sobretudo no que refere- se a realização das análises de rotina. De acordo com os encarregados da Usina A apenas conhecimentos obtidos no Ensino Superior facilitam o ingresso e a realização das atividades dentro da Usina. De acordo com os questionários respondidos pelos funcionários das duas Usinas os conteúdos apresentados no Ensino Médio que mais estão presentes nas suas práticas são: acidez e basicidade, fórmulas químicas. Porém em ambas as Usinas destacaram a necessidade de existir mais aulas práticas que possibilitem uma aproximação com a realidade vivenciada em laboratórios de indústrias. Dessa forma, podemos concluir que é necessário repensar o Ensino de Química favorecendo a aplicação dos conhecimentos obtidos no Ensino Médio no mercado de trabalho existente na Região em que vivem os estudantes.

CONCLUSÕES: Conclui-se que é necessário aplicar os conhecimentos obtidos no Ensino Médio nas possiveis atividades que serão desenvolvidas pelos alunos. Para isso, é necessário um estudo acerca das principais atividades desenvolvidas nas regiões, além de uma formação adequada aos professores, para que estes sejam capazes de adequar suas aulas às novas exigências da sociedade. Para tal, não é necessário transformar o Ensino Médio em um curso técnico, mas deve ter em destaque aqueles alunos que irão sair da etapa básica diretamente para o mercado de trabalho.

AGRADECIMENTOS: Aos funcionários e encarregados duas Usinas pela disponibilidade de tempo e paciência com os questionários.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf.

DIEESE. Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Escritório Nacional. Anuário dos Trabalhadores 2007. São Paulo: Ateneu, 2008.