53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

TÍTULO: ÓLEOS ESSENCIAIS: EXTRAÇÃO, IMPORTÂNCIA E APLICAÇÕES NO COTIDIANO

AUTORES: Trancoso, M.D. (COLEGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA) ; Baptista, B.A.V. (COLEGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA) ; Gomes, G.A. (COLEGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA) ; Gonzalez, M.M. (COLEGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA) ; Ribeiro, T.B. (COLEGIO BRIGADEIRO NEWTON BRAGA)

RESUMO: Extrair óleos essenciais de vegetais aromatizados, com a técnica de destilação por arraste a vapor. Selecionamos quatro alunas do Ensino Médio para participar deste trabalho que são responsáveis por toda parte experimental, divulgação e ministrar aulas experimentais para outras séries, sobre extração desses óleos. Visamos motivar os alunos ao estudo das disciplinas científicas, mostrar a importância das ciências e contribuir para desmistificar o ensino de química. Nossos propósitos têm sido atingidos. Observamos grande motivação e interesse em aprender por parte das alunas que trabalham conosco, tanto na parte teórica quanto na parte experimental.

PALAVRAS CHAVES: extração; óleos essenciais; destilação

INTRODUÇÃO: Óleos essenciais são compostos aromáticos, voláteis que podem ser extraídos de raízes, caules, folhas, flores ou todas as partes de plantas aromáticas. Essas extrações podem ser realizadas através de destilação por arraste a vapor, compressão de vegetais ou uso de solventes. Esses óleos apresentam estruturas diversas como ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, aldeídos, cetonas, ésteres, hidrocarbonetos, dentre outras, cada qual com sua característica aromática e ação bioquímica. Os óleos essenciais possuem grande importância industrial e são utilizados nas indústrias de perfumaria, cosméticos, alimentos e farmacêutica. Além de executar técnicas de laboratório para extrair óleos essenciais, visamos também, motivar e incentivar os alunos quanto ao estudo das disciplinas científicas; promover a interação com outras disciplinas; mostrar a importância da pesquisa e contribuir para desmistificar o ensino de química. Para trabalhar conosco selecionamos quatro alunas da primeira série do Ensino Médio que preferencialmente, desejem cursar no nível superior, alguma das áreas de química. Essas alunas receberam aulas teóricas e práticas, ministradas pelo coordenador dos trabalhos, sobre extração de óleos essenciais. Elas são responsáveis pela divulgação do trabalho no colégio, em feiras de ciências, simpósios, etc e pela realização de toda parte experimental.

MATERIAL E MÉTODOS: Para realização do experimento, utilizamos a técnica de extração de destilação por arraste a vapor, empregando o seguinte material: - 1 balão de destilação de 500 mL; - 1 condensador de vidro de tubo reto; - 1 kitassato de 500 mL; - 1 becher de 250 mL; - 1 tubo de vidro para conectar o kitassato ao balão de destilação; - 1 tubo de vidro para ser empregado como tubo de segurança; - 1 bico de Bunsen; - almofariz e pistilo; - 3 suportes universais; - 5 garras; - mangueiras para conexões; - rolhas; - 2 telas de amianto; - 20 a 40 gramas do vegetal a ser destilado; - 380 mL de água. Montagem da aparelhagem e preparação para extração: - montar a aparelhagem de destilação simples; - com auxílio do almofariz e pistilo, triturar a massa do vegetal (20 a 40 gramas) a ser utilizado, misturar com 80 mL de água e transferir para o balão de destilação; - conectar a mangueira do condensador a uma torneira; - conectar ao balão de destilação um tubo de vidro e uní-lo a saída lateral do kitassato; - adicionar 300 mL de água ao kitassato, encaixar a rolha com o tubo de segurança e iniciar o aquecimento, com o bico de Bunsen, até a ebulição; - observar atentamente e constantemente, se não existe vazamento de vapor; - aguardar o início da destilação, observando o aroma do óleo extraído. O tempo de execução do experimento, vária com o tipo de vegetal utilizado.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Extraímos essências do cravo da índia, canela em pau, cascas de laranja e limão, percebemos a mistura óleo e água, coletadas e seus aromas característicos. O vapor d’água formado “arrastou” os óleos essenciais dos vegetais destilados, condensando quando entrou em contato com a parte resfriada do condensador. Observamos que o rendimento dessas extrações é muito baixo, cerca de 20 mL e que, para prepararmos um volume considerável, temos que ter uma quantidade muito superior a massa de vegetais empregada. Isso demandaria um tempo muito maior de trabalho, além de requerer vidrarias com maior capacidade, que não possuímos em nosso laboratório, porém, como nosso intuito não é produzir óleos essenciais em grandes quantidades, julgamos que o trabalho já está atingindo alguns de seus objetivos. Observamos que as alunas participantes do trabalho, estão motivadas para as atividades, participam de todas as etapas do processo e se mostram interessadas em aprender tudo o que é ensinado, seja nas aulas teóricas ou práticas. Realizam técnicas de laboratório necessárias à extração de óleos essenciais, mostrando inclusive uma boa desenvoltura na montagem da aparelhagem e manuseio das vidrarias. Vamos realizar extração de óleos essenciais de outros vegetais, como camomila, erva doce, etc. Pretendemos que as alunas ministrem aulas experimentais para outras séries, divulgando o trabalho e visando que outros alunos conheçam um pouco da importância das ciências, adquiram interesse pelo estudo das disciplinas científicas, uma vez que verão alunas do mesmo colégio, vestindo os mesmos uniformes que eles, trabalhando com vidrarias, fogo e realizando experimentos químicos.

aparelhagem destilação por arraste a vapor



CONCLUSÕES: Qualquer vegetal que possua óleos voláteis aromatizados pode ser utilizado como matéria-prima para a extração de óleos essenciais. A técnica de destilação por arraste a vapor não apresenta dificuldade na montagem da aparelhagem nem durante o processo de extração, contudo requer cuidados devido à utilização do fogo, líquidos em ebulição, vidrarias quentes, etc. As alunas participantes do projeto mostram-se muito motivadas nas atividades realizadas, apresentando interesse mais acentuado na execução das atividades experimentais e sugerindo melhorias para os trabalhos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNEM. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
2. ELA NÃO SABIA (2013), Disponível na internet (http://www.revistaecologico.com.br/. acesso em março 2013).
3. FARMACOGNOSIA (2013), Disponível na internet (http://www.ebah.com.br. Acesso em março de 2013).
4. LISTA DE ÓLEOS (2013), Disponível na internet (http://www.ervadocecosmeticos.xpg.com.br/8.html. acesso em abril de 2013).
5. MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DOS ÓLEOS ESSENCIAIS (2012), Disponível na internet (http://oleosessenciaisnaturais.blogspot.com.br. acesso em abril de 2013).
6. O MUNDO MÁGICO DOS AROMAS (2013), Disponível na internet (http://www.jardimdeflores.com.br. acesso em março 2013).
7. CHANEL Nº 5 (2000), Disponível em (http://veja.abril.com.br. acesso em abril de 2013).
8. WIKIPEDIA (2013), Disponível na internet (http://pt.wikipedia.org/wiki/Óleo_essencial. acesso em março de 2013).
9. WIKIPEDIA (2013), Disponível na internet (http://pt.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Battista_della_Porta. acesso em abril 2013)
10. WOLFFENBÜTTEL, Adriana Nunes. Óleos essenciais. Informativo CRQ-V, ano XI, n.º105, págs. 06 e 07 novembro/dezembro/2007.