53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: FEPROQUIM - Feira de Projetos de Química

TÍTULO: Produção de jornal de química como ferramenta de inclusão e desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita

AUTORES: Onório, E.L.F. (IFAL - CAMPUS MURICI) ; Melo, C.J.R. (IFAL - CAMPUS MURICI) ; Benigno, A.P.A. (IFAL - CAMPUS MURICI)

RESUMO: O presente trabalho visa apresentar um Jornal de Química, produzidos por alunos do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici, acompanhados por orientação docente, apresentando assuntos relacionados à Química, como: cotidiano, história, experimentos, etc, como ferramenta didática para desenvolver habilidades de leitura e escrita, bem como inclusão de pessoas com deficiência visual. Pois, para haver maior divulgação da Química, atender maior quantidade de alunos e, principalmente, favorecer a prática da inclusão social de pessoas com deficiência visual, este material didático foi transcrito para o braile e também disponibilizado em áudio.

PALAVRAS CHAVES: Jornal de Química; Inclusão; Leitura e escrita

INTRODUÇÃO: O uso de jornal como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem data desde a metade do século XX (RODRIGUES, 2006). O crescente uso de jornais como prática pedagógica e recurso didático, vem ocorrendo por essa ferramenta ser considerada fonte rica de informações e capaz de resgatar o prazer pela leitura (SOUZA, 2008). Ainda, segundo Souza (2008) o jornal como suporte do ensino e aprendizagem na escola, pode contribuir para que os indivíduos desenvolvam a competências de leitura e de escrita. Sendo esperado a partir do presente projeto, o incentivo ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, tanto dos estudantes participantes do projeto, como aos que tiverem acesso ao recurso didático. Além disso, motivados ainda pelo desejo de que haja um processo de inclusão escolar despertando a necessidade em buscar alternativas para não ocorra à segregação dos alunos na Unidade Escolar, pretendeu-se ainda a partir da produção e aplicação do Jornal de Química, incluir pessoas com deficiência visual. Pois, percebe-se através desta atividade a possibilidade, de unir ensino regular e a educação especial – deficientes visuais, procurando satisfazer as necessidades educacionais destes, oferecendo as mesmas oportunidades aos alunos videntes ou não (PEREIRA; SILVA, 2010). Assim, visando estimular ao estudo, a contextualização e ao aprofundamento do conhecimento químico, bem como incentivar a inclusão de pessoas com deficiência visual a compreenderem os temas abordados, o presente trabalho teve como objetivo produzir Jornal de Química. Destaca-se que o material didático foi realizado por alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Alagoas – Campus Murici.

MATERIAL E MÉTODOS: Para realização do presente trabalho, realizou-se um levantamento bibliográfico a respeito do uso de Jornal como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem, para que os alunos compreendam a função do uso dessa ferramenta no projeto. Em seguida, houve um estudo de referências para a seleção dos temas a serem abordados no material didático e, então iniciou-se a produção dos textos, que iriam compor os jornais. Em seguida, iniciou-se a construção dos Jornais. Após essa fase de construção dos jornais escritos, passou-se o material didático para braile e para o CD de áudio, para que a pessoa com deficiência visual pudesse também ouvir a leitura do mesmo. Para realização do trabalho utilizou-se principalmente papel A4, livros, artigos científicos, computador e impressora.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Já foram construídas 2 edições do Jornal de Química. Os temas discutidos foram: História da Química: Marie Curie; Meio Ambiente: energia nuclear; acidente no Brasil com césio – 137; química no cotidiano, ácido ascórbico (vitamina C), entre outros. Além da produção do Jornal, o mesmo já utilizado em turmas do 2º ano do Ensino Médio Integrado do IFAL - Campus Murici. O material produzido propiciou um momento de leitura e escrita sobre assuntos relacionados à Química, promovendo a contextualização de muitos conceitos estudados em sala, e discussão de diversos temas. Pois, destaca-se ainda como ponto positivo do recurso didático, a linguagem acessível aos leitores (foco - alunos de Ensino Médio), sendo ainda uma atividade simples e viável para que se possa promover maior inclusão de alunos com deficiência visual a atividades realizadas/utilizadas em sala de aula.

CONCLUSÕES: A produção do Jornal de Química foi considerada como uma estratégia positiva como possibilidade de estimular ao estudo de Química, bem como o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, não apenas dos alunos envolvidos na produção do material didático, mas também aos demais alunos que tiveram acesso ao Jornal.

AGRADECIMENTOS: A Pró-Reitoria de Extensão do IFAL e ao IFAL - Campus Murici pelo apoio.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: RODRIGUES, M. O. A integração do recurso-jornal na prática pedagógica do professor: estudo de uma proposta de formação continuada. Dissertação. Curitiba/PR. 2006
SOUZA, M. D. Práticas de trabalho com jornal impresso: como acontece em sala de aula?. In: IV Seminário Nacional "O Professor e a leitura do Jornal". Campina/SP, 2008.
PEREIRA, S. L. P. O.; SILVA, J. L. P. B. A aprendizagem química para alunos que apresentam deficiência visual. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília: ENEQ, 2010.