53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Química Inorgânica

TÍTULO: Síntese e caracterização do complexo do cloroacetato de hólmio (III) tendo como ligante a delta-valerolactama

AUTORES: Brum, R.S. (UFES) ; Silva, E.M. (UFES)

RESUMO: Esse trabalho apresenta a síntese e a caracterização do complexo do cloroacetato de hólmio (III) com a amida cíclica delta-valerolactama: Ho(ClH2C2O2) 3.C5H9NO. O espectro na região do infravermelho do complexo preparado apresentou deslocamento para a região de menor energia das freqüências de estiramentos υCO do ligante (1579 cm-1) e do carboxilato, υasCOO (1503 cm-1) e υsCOO (1406 cm-1) indicando que a coordenação do ligante ao íon Ho3+ ocorre através do oxigênio da carbonila. Medidas de condutividade em solução de dimetilformamida (DMF) foram realizadas à 25 ºC, utilizando condutivímetro HANNA HI-8033 indicaram para o complexo comportamento de não – eletrólitos nesse solvente.

PALAVRAS CHAVES: cloroacetato de hólmio; amida cíclica; delta-valerolactama

INTRODUÇÃO: A obtenção de compostos utilizando os elementos da série lantanídica vem sendo reportados consideravelmente na literatura, uma vez que esses compostos têm apresentado uma ampla utilização, como: marcadores luminescentes em fluoroimuno- ensaios, mini lasers, fósforos para lâmpadas fluorescentes, detectores solares e micro dispositivos eletroluminescentes [MARTINS et al., 2005; LIMA et al., 2005]. Os elementos químicos lantanídeos são caracterizados pela configuração eletrônica básica [Xe] 4fn (n = 0-14), possuem o estado de oxidação (+III ) termodinamicamente mais estável e são classificados segundo Pearson, como ácidos duros sendo comumente descrito, a obtenção de vários compostos formados a partir desses elementos, coordenados preferencialmente a oxigênio, nitrogênio ou enxofre [ FARIAS, 2005; MARTINS et al., 2005; SILVA, 1993 ]. O presente trabalho tem como objetivo sintetizar e caracteriza o complexo do cloroacetato de hólmio ( III ) com a delta - valerolactama.

MATERIAL E MÉTODOS: O complexo foi obtido a partir da respectiva mistura do sal do cloroacetado de holmio (III) hidratado tendo como meio reacional partes iguais de álcool etílico e trietilortoformiato com a amida cíclica delta - valerolactama na relação molar (1:1), sal – ligante. O sólido obtido foi lavado com algumas vezes com trietilortoformiato e foi secado e armazenado em dessecador contendo cloreto de cálcio anidro.Os teores de Ho (III) foram obtidos através da complexometria com EDTA, utilizando alaranjado de orto-xilenol como indicador e ácido acético/acetato de sódio como tampão (pH=5,6). Os teores de carbono, nitrogênio e hidrogênio foram obtidos por meio de procedimentos microanalíticos utilizando um analisador elementar Thermofinnigan Flash EA1112 .Os espectros de absorção dos complexos na região do infravermelho foram obtidos na faixa de 4000 – 650 cm-1, através de um espectrofotômetro Spectrum 400 da Perkin Elmer. Medidas de condutância eletrolítica molar realizada à 25ºC foi realizada em solução de dimetilformamida 1.10-3 mol.L-1 utilizando condutivímetro HANNA HI-8033, indicou para o complexo estudado o comportamento de não – eletrólitos nesse solvente. O intervalo do ponto de fusão do complexo preparado foi obtido através do aparelho modelo Q – 340M da QUIMIS.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O composto se apresentou na forma sólida cristalina e ligeiramente higroscópico, solúvel em água, dimetilformamida e metanol. O teor de Ho(III) e os teores de C, N e H sugere a estequiometria Ho(ClH2C2O2) 3.C5H9NO. O espectro do complexo obtido na região do infravermelho (Fig.1) apresentou deslocamentos para regiões de menor energia da freqüência de estiramento simétrica, υsCOO (1406 cm-1) e assimétrica, υasCOO (1503 cm-1) do carboxilato e da freqüência υCO do ligante (1579 cm-1), indicaram que a coordenação ao centro metálico lantanídico ocorre através do oxigênio da carbonila do ligante. O valor da condutividade (41,5 µS cm-1) obtido à temperatura ambiente, indicou para o complexo preparado o comportamento de não-eletrólitos em solução de dimetilformamida. Foi observado que o intervalo do ponto de fusão para o composto preparado ocorre na faixa de 188 – 190ºC.

Figura 1

Espectro do complexo obtido na região do infra vermelho

CONCLUSÕES: O composto apresentou estequiometria Ho(ClH2C2O2)3.C5H9NO. O deslocamento das freqüências de estiramento do ligante e υasCOO e υsCOO do carboxilato observadas no espectro IV do composto indicaram que a coordenação do ligante ao centro metálico Ho3+ ocorre através do oxigênio da carbonila do ligante. As medidas de condutividade indicaram que o complexo apresenta o comportamento de não - eletrólitos em solução de dimetilformamida. O complexo preparado se funde na faixa de temperatura entre 188 – 190ºC.

AGRADECIMENTOS: PIBIC - UFES LABPETRO da UFES

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FARIAS, R.F.; QUÍMICA DE COORDENAÇÃO: fundamentos e atualidades; 1ª Edição; Editora Átomo; SP; 2005. LIMA, P.P., MALTA, O. L., JÚNIOR, S. A. , Quim Nova 28 (2005) 805-808. MARTINS, T.S., ISOLANI, P.C. , Quim. Nova 28 (2005) 111-117. SILVA, E. M.; “Síntese, Caracterização dos cloroacetatos de lantanídeos(III) com a epsolon- Caprolactama e N- Metil - epsolon - caprolactama”; Tese Doutorado, Instituto de Química, USP, 1995.