53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: TEORES DE METAIS PESADOS EM SEDIMENTOS DOS TRECHOS DE INFLUÊNCIA URBANA DO RIO CUIABÁ E SÃO LOURENÇO

AUTORES: Magalhães, G.C. (UFMT) ; Souza, F.S. (UFMT) ; Silva, E.C. (UFMT) ; Dores, E.F.G.C. (UFMT)

RESUMO: A bacia do Alto Paraguai (BAP) está localizada no Estado de Mato Grosso que possui uma das maiores áreas alagáveis e de referências em biodiversidade do planeta, o Pantanal. A BAP é sub-dividida em cinco bacias, dentre essas, a bacia do Cuiabá e São Lourenço são de maior relevância pela interferência antrópica. O presente trabalho objetivou determinar a concentração de Co, Cu, Cr, Cd, Ni ,Pb ,Zn ,Mn e Fe em amostras de sedimento de fundo coletadas em nove pontos distintos na bacia do Cuiabá e São Lourenço no estado de Mato Grosso. Foram coletadas amostras mensais de Ago/2012 a Jan/2013. As concentrações de Cd encontradas foram todas acima do valor máximo permitido (VMP) em todos os pontos. Outros metais cujas concentrações foram superiores ao VMP foram o Zn, o Co e o Ni em alguns pontos.

PALAVRAS CHAVES: Metais pesados; Sedimento de fundo; espectrometria de absorçã

INTRODUÇÃO: O Estado de Mato Grosso possui a grandiosidade de ter em seu território as principais nascentes de três bacias hidrográficas como da Amazônica, Araguaia- Tocantins e Platina (formada pelas sub-bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai), sendo essa última onde se encontra a maior planície alagável do mundo, o Pantanal mato-grossense, que abriga uma das mais ricas biodiversidades do planeta. O Rio Paraguai tem como um dos seus principais afluentes o Rio Cuiabá que possui grande importância econômica e para o abastecimento público. Existem poucos estudos na literatura sobre contaminação por metais pesados na bacia do rio Cuiabá. O sedimento de fundo tem papel importante na avaliação do nível de contaminação dos ecossistemas aquáticos, devido não só por sua capacidade de acumular elementos-traço, mas também por serem reconhecidos como transportadores e possíveis fontes de contaminação (LIMA, et al,2001). Com isso em vista, os teores de metais pesados como Cd, Cu, Mn, Fe, Co, Zn, Cr, Ni, Pb na bacia do rio Cuiabá e São Lourenço foram analisados por Espectrometria de absorção atômica com atomização em chama (FAAS) e os valores comparados com as legislação vigente.

MATERIAL E MÉTODOS: As amostras de sedimentos foram coletadas mensalmente de Agosto de 2012 a Janeiro 2013 em 9 pontos distintos na bacia do rio Cuiabá e São Lourenço(Figura 1). As análises de espécies metálicas foram feitas em triplicadas e o método para o sedimento de fundo utilizado foi o USEPA 3050B (NAVARO et al., 2011) para análise do Fe, Mn, Cu, Cd, Ni, Cr, Co, Zn e Pb total. As análises foram realizadas no espectrômetro de absorção atômica em chama (FAAS), marca Varian (modelo-Spectra AA-220). O método de análise consistiu com secagem do sedimento de fundo em temperatura ambiente e seguido com pulveração com auxilio do gral e pistilo e da peneiração com a peneira de 2,0 mm a amostra e transferida para cápsula de porcelana. Para o processo de digestão da amostra foi pesado 1,000g de sedimento de fundo e colocado num tubo de digestão, em seguida foi adicionado 10 mL de 1:1 (v/v) HNO3, concentrado em bloco digestor na temperatura de 95°C ±5°C por 15 minutos. As amostras foram resfriadas e após a adição de 5 mL de HNO3 concentrado, novamente levadas ao bloco digestor para aquecimento a 95°C ±5°C por mais 30 minutos. Em seguida, foram resfriadas novamente e adicionou-se 2 mL de água deionizada e 3mL de H2O2 30%. A seguir, foram resfriadas novamente conduzidas ao bloco digestor por 2horas a 95°C ±5°C, e depois adicionou-se 10 mL de HCL concentrado e foram levadas novamente para o bloco digestor na temperatura de 95°C ±5°C por 15 minutos. As alíquotas foram filtradas e posteriormente feitas à leitura.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre os noves metais analisados na Bacia do rio Cuiabá e São Lourenço, os metais Co, Zn, Cd e Ni obtiveram valores acima do máximo permitido (VMP). O Co apresentou concentrações acima do VMP em três pontos e pode estar relacionado à formação das rochas dos locais sendo liberado no processo geoquímico advindos de intemperismo. O Zn apresentou concentração acima do VMP, em dois pontos sendo que o primeiro ponto de amostragem se localiza próximo à indústria de mineração e de cimentos. As concentrações Cd ficaram todas acima do VMP e podem ser devido ao uso de fertilizante, corretivos de solo e despejos de industriais. No caso do Ni as concentrações acima do VMP em dois pontos distintos devem-se ao fato de lançamento de efluentes industriais sem tratamento nos corpos d’ águas e também pelo intemperismo e erosão das rochas da bacia. De uma forma geral, as concentrações mais elevadas dos metais ocorreram no período chuvoso, quando ocorre maior carreamento superficial de partículas.

Figura 1

Pontos de coletas de amostra na bacia do rio Cuiabá e São Lourenço-MT.

Tabela 1

Concentração média, máxima e mínima de metais pesados em 9 pontos de coletas(PC) diferentes ao longo da Bacia do Rio Cuiabá/São Lourenço-MT

CONCLUSÕES: Diante dos dados analisados, as concentrações de alguns metais pesados foram superiores ao máximo permissível. As maiores concentrações ocorreram nos períodos de chuvas devidos ao carreamento de metais presente no solo e/ou advindos de metais presentes em fertilizantes também podendo ser de lançamento de esgoto doméstico e industrial sem tratamento adequado e lançado para o corpo d’ água.

AGRADECIMENTOS: A Capes pela bolsa de mestrado e a Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CETESB-COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL. Dispõe sobre a aprovação dos Valores Orientadores para Solos e Águas Subterrâneas no Estado de São Paulo – 2005, em substituição aos Valores Orientadores de 2001, e dá outras providências.
CONAMA – CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTAL. Resolução n.344 de 25 de Março de 2004.Estabelce as diretrizes gerais e os procedimentos mínimos para a avaliação do material a ser dragado em águas jurisdicionais brasileiras, e dá outras providências . Relator: Marina Silva. Diário Oficial da União, Brasília, 7 de maio de 2004.
FEMA, FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE DE MATO GROSSO. Relatório da Qualidade da água dos principais rios da Bacia do Alto Paraguai: Resultados Preliminares 1º Semestre/95, FEMA: Cuiabá-MT, 1995.
LIMA, M. C.; GIACOMELLI, M. B. O.; SÜPP, V.; ROBERGE, F. D. ; BARRERA, P.B.; Especiação de Cobre e chumbo em sedimento do rioTubarão(SC ) pelo método Tessier .Quim. Nova, São Paulo,v.24,n.6,pg 24 -734,2001,.
NAVARO,G.M.E.;TAGLE,V.E.M.;MARÍN,L.T.M.;ALFONSO,P.S.M.Comparison of usepa 3050b and iso 14869-1:2001 digestion methods for sediment analysis by using faas and icp-oes quantification techniques. Quim. Nova, Vol. 34, No. 8, S1, 2011.