53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: DETRMINAÇÃO DE BHA E BHT EM MAIONESE E MOLHO DE SALADA POR ESPECTROFOTOMETRIA DERIVATIVA

AUTORES: Neiva, A.M. (UFGD) ; Vieira, H.J. (UFGD)

RESUMO: O presente trabalho propõe a aplicação do método zero crossing, utilizando espectrofotometria derivativa para determinação de BHA e BHT em amostras de alimentos, sem a necessidade de separação prévia dos antioxidantes. Depois de otimizado, o procedimento apresentou uma relação linear entre absorbância e concentração do BHA observada no intervalo de 5,5x10-5 a 2,8x10-4 mol/L e para o BHT de 9,1x10-5 a 4,5x10-4 mol/L. Foram obtidas recuperações no intervalo de 95,2 a 110% para o BHA e 93,7 a 122% para o BHT para amostras de molhos emulsionados.

PALAVRAS CHAVES: antioxidantes; espectrofotometria ; molhos emulsionados

INTRODUÇÃO: Os antioxidantes sintéticos butil hidroxianisol (BHA) e butil hidroxitolueno (BHT) são um dos mais utilizados na indústria alimentícia, apresentam uma estrutura fenólica e podem ser utilizados individualmente ou sinergisticamente. São adicionados em diversos produtos, como óleos, gorduras, alimentos contendo gorduras. Atuam bloqueando a ação de radicais livres, convertendo-os em produtos estáveis por meio da doação de hidrogênio ou elétrons, além de atuarem nas reações com os radicais lipídicos formando o complexo antioxidante-lipídio (ARAÚJO, 2008). A principal preocupação quanto ao uso de antioxidantes está relacionada aos possíveis efeitos toxicológicos associados a estes compostos. Em vista disto, a determinação analítica dos níveis de antioxidantes em alimentos é essencial para certificar que as quantidades efetivamente presentes nos alimentos no momento do consumo não excedam os limites permitidos pela legislação e, ao mesmo tempo, verificar se tais quantidades são suficientes para manter a qualidade destes alimentos (CAMPOS et al., 2000). A espectrofotometria derivativa apresenta maior sensibilidade e maior seletividade quando comparada à espectrofotometria convencional. O aumento da seletividade deve-se a separação das bandas sobrepostas, enquanto que o aumento da sensibilidade é devido à amplificação do sinal da derivativa e a diminuição do ruído (DONATO et al., 2010). De acordo com a lei de Lambert-Beer, a absorbância é proporcional ao caminho óptico da cela de medida, devido ao aumento do número de espécies absorventes que interagem com o feixe de radiação (MELCHERT et al., 2008). Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um procedimento para a determinação simultânea de BHA e BHT em maionese e molho de salada por espectrofotometria derivativa.

MATERIAL E MÉTODOS: Os espectros de ordem zero e suas respectivas derivadas de 1ª ordem foram obtidos na região ultravioleta do espectro, empregando-se o espectrofotômetro UV-vis Cary, modelo 50 CONC (Varian), utilizando cubeta de quartzo de 3,5 ml (caminho óptico 1,0 cm). Uma solução binária contendo BHA 0,010 mol/L e BHT 0,0010 mol/L foi utilizada para a obtenção das soluções utilizadas na construção da curva analítica. Os espectros de absorção das soluções de amostras e das soluções padrão contendo os antioxidantes BHA e BHT foram obtidos na região entre 200 e 350 nm. Utilizando o método do zero crossing, determinou-se os dois comprimentos de onda de anulação para os componentes da mistura, para posterior construção das curvas de calibração. O procedimento proposto foi avaliado para a determinação dos analíticos em amostras de maionese e molho de salada adquiridos em supermercados locais. Uma massa de 1,000 g de amostra foi dissolvida em 5,0 mL de etanol em tubo de centrífuga. Após agitação por 5 min a amostra foi então centrifugada para a separação do óleo e o extrato etanólico formado. O extrato etanólico foi coletado e transferido para um balão volumétrico de 10,0 mL e o volume foi completado com etanol. Em seguida, obteve-se o espectro de absorção no espectrofotômetro.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: BHA e BHT são antioxidantes com absorção na região do UV do espectro eletromagnético e em misturas uma intensa sobreposição espectral das bandas de absorção impede a aplicação da espectrofotometria direta para análises quantitativas, como indicada na Figura 1. Diante disto, buscou-se desenvolver um procedimento baseado na espectrofotometria derivativa, para possibilitar a determinação simultânea dessas substâncias. As curvas da 1ª derivada dos espectros da mistura destes antioxidantes estão apresentadas na Figura 2. É possível observar os comprimentos de onda selecionados 290 nm, sinal zero para o BHA e 305 nm sendo o sinal zero para o BHT. O procedimento apresentou uma curva analítica com resposta linear em 305 nm para o BHA com uma faixa de concentração entre 5,5x10-5 a 2,8x10-4 mol/L , equação da curva analítica de dA/dλ = - 246,07x[BHA] + 0,003, e coeficiente de correlação de r = 0,999, enquanto o BHT apresentou uma faixa de concentração entre 9,1x10-5 a 4,5x10-4 mol/L em 290 nm. Sua equação da curva analítica foi dA/dλ = -163,83x[BHT] + 0,0025; r = 0,99; onde dA/dλ é o valor da primeira derivada da absorbância (UA), [BHA] concentração de BHA em mol/L e [BHT] concentração de BHT em mol/L. Os limites de detecção encontrados foram de 2,43x10-5 mol/L (4,4 mg L-1) para o BHA e 3,05x10-5 mol/L (6,7 mg L-1) para o BHT. Realizou-se estudo de recuperação do BHA e BHT, adicionando-se às amostras uma alíquota de solução padrão da mistura binária em dois diferentes níveis de concentração. Os valores de recuperação para as amostras variaram entre 95,2 e 119% para o BHA e entre 93,7 e 122% para o BHT, indicando que o procedimento proposto é adequado para determinação dos analitos nas referidas amostras.

Figura 1

Espectros de absorção da mistura dos antioxidantes. Concentrações: BHA=5,55x10-5 mol/L e BHT=9,076x10-5mol/L.

Figura 2

Espectro da primeira derivada de uma solução contendo a mistura dos antioxidantes BHA e BHT. [BHA] =2,77x10-4 e [BHT]= 4,54x10-4.

CONCLUSÕES: O procedimento espectrofotométrico desenvolvido apresentou sensibilidade e seletividade adequada para a determinação dos antioxidantes BHA e BHT em amostras de maioneses e molho de salada. O procedimento é simples, barato e seguro ao analista, evitando o uso de solventes orgânicos na análise das amostras.

AGRADECIMENTOS: A CAPES pela bolsa de mestrado e a UFGD.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARAÚJO, J. M. A. 2008. Química de alimentos: teoria e prática. 4.ed. Viçosa: Ed. UFG. 596p.
CAMPOS, G. C. M,; TOLEDO, M. C. F. 2000. Determinação de BHA, BHT e TBHQ em Óleos e Gorduras por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. Brazilian Journal of Food Technology, 3:65-71.
DONATO, E. M.; CANEDO, N. A. P.; ADAMS, A. I. H.; FRÖEHLICH, P. E.; BERGOLD, A. M. 2010. Espectrofotometria derivativa: uma contribuição prática para o desenvolvimento de métodos. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, 31(2):125-130.
MELCHERT, W. R.; ROCHA, F. F. R. P.; RAIMUNDO JR. I. M.; REIS. B. F. 2008. Construção de uma cela de fluxo de longo caminho óptico para medidas espectrofotométricas. Química nova, 31:427-429.