53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: Análise qualitativa de amônia em pastilhas medicamentosas

AUTORES: Sousa, M.S. (UEMA) ; Nunes, P.M. (COLÉGIO MILITAR TIRADENTES-PMMA) ; Nunes, S.P.H. (UFMA) ; Nunes, P.M. (UEMA/IFMA)

RESUMO: Trata-se de um roteiro de atividade experimental que pode ser usado na disciplina Química Analítica Qualitativa em cursos de Química, Farmácia ou áreas afins. A atividade prática está pautada na identificação de amônia presente em pastilhas medicamentosas à base de cloreto de amônio.Um ponto que merece ser destacado nesta proposta é a aplicação dos conhecimentos clássicos de identificação qualitativa de cátions e ânions em amostras reais.

PALAVRAS CHAVES: análise qualitativa; pastilhas medicamentosas; amônia

INTRODUÇÃO: As aulas práticas em cursos de Química, Farmácia e áreas afins são momentos da alfabetização científica do acadêmico, de suma importância nos anos iniciais de sua formação. Uma forma de dinamizar esta etapa é buscar o envolvimento da teoria com algo que lhe seja concreto e plausível. Diante dessa estreita necessidade de se demonstrar nas práticas os conhecimentos teóricos, vê-se um grande interesse do alunado principalmente se ocorrer relação entre as páginas do livro e a vida. Normalmente, ocorreriam aulas práticas seguindo estritamente procedimentos clássicos de livros(JEFFERY,1992; BACCAN,1979; ALEXÉEV,1983) entre outros, onde gotas da solução 1 reagem com gotas da solução 2 e isso produz como resultado formação de precipitado, mudança de cor, liberação de gás, etc.Ao final do procedimento é comum a pergunta: "Professor, em que situação essa reação pode ser usada?" Pensando nisso e no intuito de desmistificar os conteúdos da química analítica qualitativa estamos propondo este experimento para os cursos de Farmácia e Química utilizando-se medicamentos como uma forma de aproximar o que está no conteúdo do livro com situações do cotidiano.

MATERIAL E MÉTODOS: Materiais usados: cadinho de porcelana, tripé, tela de amianto, bico de Bunsen, béquer de 100 mL, papel de filtro qualitativo ou filtro de papel de coar café, 2 pastilhas medicamentosas para a afecções na garganta à base de cloreto de amônio(sugestões de nomes de patilhas: Dibendril®, Cepacol®, Benalete®, Benatux®), solução de NaOH a 1 mol/L e solução etanólica de fenolftateína a 5% (m/v). Colocar as pastilhas no béquer de 100 mL e aquecer até que a pastilha derreta, neste momento adicionar 20 mL de solução de NaOH a 1 mol/L e no momento que vapores começarem a se desprender do sistema fazer com que estes gases entrem em contato com o papel de filtro umedecido com a solução de fenoftaleína. A presença de amônia pode ser verificada pela mudança de cor da fenolftaleína de incolor para vermelho.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A presença do íon amônio nas pastilhas medicamentosas pode ser detectada indiretamente através da reação de excesso de base forte (NaOH) com o cloreto de amônio presente em sua composição. O íon amônio é convertido em amônia gasosa e vapor de água. A amônia gasosa liberada devido a suas características alcalinas modifica a cor da fenolftaleína de incolor para vermelho. O presente trabalho pode ser usado para despertar o caráter investigativo das análises químicas confrontando o que foi observado experimentalmente com as informações contidas na bula do medicamento.

CONCLUSÕES: Foi possível observar que medicamentos são amostras úteis em práticas de Química Analítica.O melhor resultado não surgiu na bancada e sim nos alunos, que tiveram um melhor entendimento de como usar os conteúdos estudados em situações diferentes dos roteiros clássicos. O roteiro proposto serviu para demonstrar através da identificação de amônia em pastilhas medicamentosas que podemos instigar os alunos a aplicarem as reações dos livros de química em amostras reais.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALEXÉEV, V. Análise quantitativa. Tradução: Albano Pinheiro e Melo. 3. ed. Porto: Livraria Lopes da Silva Editora, 1983.
BACCAN, Nivaldo et. al. Química Analítica Quantitativa Elementar, Edgard Blucher, Campinas, 1979.
JEFFERY, G. H. et al. Vogel química analítica quantitativa. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992. 712p. (Tradução de: Vogel's textbook of quantative chemical analysis).