53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ambiental

TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO: PERCEPÇÃO AMBIENTAL E SUBJETIVIDADE NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE QUÍMICA/IFMT – CAMPUS CONFRESA

AUTORES: Almeida, M.A. (IFMT) ; Assis, A.S. (IFMT) ; Pereira, E.S. (IFMT) ; Lima, M.R.S. (UNEMAT) ; Santos, P.C. (IFMT) ; Silva, R.R. (IFMT) ; Cunha, C.R.G. (IFMT) ; Cunha, D.S. (IFMT) ; Silva, M.F.C. (IFMT) ; Souza, F.D.S. (IFMT)

RESUMO: Este estudo discute a percepção humana em relação ao meio ambiente, o modo de ser no mundo e a construção do sujeito ecológico, com base nos conceitos de percepção, subjetividade e sujeito ecológico. Para essa discussão foi feita uma pesquisa qualitativa com entrevistas estruturadas realizadas com os alunos do 3º ano do curso Técnico em Alimentos na modalidade PROEJA oferecido pelo Instituto Federal de Educação-Confresa/MT. O resultado desta discussão pode auxiliar num trabalho de educação ambiental no ensino formal que busque superar dicotomias entre sujeito, sociedade e ambiente com propósito de formação do sujeito ecológico.

PALAVRAS CHAVES: Educação ambiental; Meio ambiente; Sociedade

INTRODUÇÃO: O ambiente é uma unidade que precisa ser compreendida inteira, e é através de um conhecimento eminentemente interdisciplinar que se pode assimilar plenamente o equilíbrio dinâmico do ambiente, que é o foco da Educação Ambiental, uma vez que a vida é percebida em seu sentido pleno de interdependência de todos os elementos da natureza (GUIMARÃES, 1995). Nesse viés desencadeia-se uma aprendizagem ativa, entendida como a construção de novos sentidos e nexos para a vida, envolvendo transformações no sujeito que aprende e incide sobre sua identidade e posturas diante do mundo (CARVALHO, 2005). A educação ambiental, portanto, é uma dimensão essencial da educação fundamental, que diz respeito a uma esfera de interações que está na base do desenvolvimento pessoal e social: a da relação com o meio em que se vive, com essa “casa de vida” compartilhada (SAUVÉ,2000). Nessa reflexão, portanto, é indispensável à discussão de questões fundamentais como a percepção e a subjetividade, uma vez que estas caracterizam o homem, bem como suas ações. Para Vygotsky(2000), o mundo não é visto simplesmente em cor e forma, mas também como um mundo com sentido e significado, é parte de um sistema dinâmico de comportamento, por isso, a relação entre as transformações dos processos perceptivos em outras atividades intelectuais é de fundamental importância. A subjetividade designa um modo de ser-estar no mundo que resultará em estilos de vida e valores adotados nas relações com os outros humanos e não-humanos. Sujeito ecológico é um conceito que demarca aqueles aspectos do sujeito que são orientados por valores ecológicos, em permanente construção e negociação com o mundo (CARVALHO, 2005).

MATERIAL E MÉTODOS: O presente estudo, ao se propor identificar a percepção das pessoas em relação ao ambiente utilizou o método qualitativo. Para Ludke e André (1998), a pesquisa qualitativa permite um contato direto com o contexto, com a situação a ser estudada, com as interações cotidianas e busca na subjetividade dos atores envolvidos (e que são autores) a percepção da realidade. Enfim, enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes. A entrevista é um instrumento básico para a coleta de dados e a “[...] relação que se cria é de interação, havendo uma atmosfera de influência recíproca entre quem pergunta e quem responde”(LUDKE;ANDRÉ 1998 p. 33). A entrevista estruturada foi realizada com perguntas feitas da mesma maneira e na mesma ordem a todos os entrevistados. Dessa forma, foram entrevistados pelos estudantes do curso de Química (2º semestre), 18 estudantes, que representam a totalidade de estudantes matriculados na turma única de 3º ano do curso Técnico em Alimentos, na modalidade PROEJA oferecido pelo Instituto Federal de Educação-Confresa/MT.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As representações do meio ambiente podem ser identificadas e caracterizadas. A identificação da percepção ambiental dos entrevistados deu-se a partir da seguinte pergunta: O que é meio ambiente? Para a categorização da percepção ambiental dos entrevistados foi utilizada a tipologia proposta por Sauvé,(2005). “O meio ambiente — lugar em que se vive (para conhecer, para aprimorar). É o ambiente da vida cotidiana, na escola, em casa, no trabalho etc.” (SAUVÉ, 2005, p.2). A percepção de meio ambiente como natureza (para apreciar, para respeitar, para preservar) mostra que “nos atuais problemas socioambientais existe essa lacuna fundamental entre o ser humano e a natureza, que é importante eliminar” (SAUVÉ 2005, p1). Ainda conforme a autora, a educação ambiental precisa ajudar na reconstrução do sentimento de pertencer à natureza, bem como a explorar os estreitos vínculos existentes entre identidade, cultura e natureza, e a tomar consciência de que, por meio da natureza, reencontramos parte de nossa própria identidade humana, de nossa identidade de ser vivo entre os demais seres vivos.

CONCLUSÕES: Esta pesquisa permitiu concluir que dos 18 alunos entrevistados, 10 percebem a natureza como lugar em que se vive, e 8 como natureza. Foram citadas apenas duas das sete tipologias utilizadas por Sauvé(2005), para mostrar a percepção das pessoas em relação ao meio ambiente.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARVALHO, I. 2005. A invenção do sujeito ecológico: identidade e subjetividade na formação dos educadores ambientais. In: SATO, M.;CARVALHO, I (Orgs.) Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed. 2005. p. 51-63
LUDKE, M. & ANDRÉ. M. E. D. A. 1998.Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU
GADOTTI, M. 2005.Educar para a sustentabilidade. São Paulo: ED,L
GUIMARÃES, Mauro. 1995. A dimensão ambiental na educação. São Paulo: Papirus
SAUVÉ, L. 2005.Educação Ambiental: Possibilidades e Limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322
VYGOTSKY, L.S.2000: A Formação Social da Mente. São Paulo: Ed. Martins Fontes