53º Congresso Brasileiro de Quimica
Realizado no Rio de Janeiro/RJ, de 14 a 18 de Outubro de 2013.
ISBN: 978-85-85905-06-4

ÁREA: Ambiental

TÍTULO: IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADOS PELA UTILIZAÇÃO DOS ESTERCOS BOVINO, SUINO E CAPRINO/OVINO NA CAFEICULTURA DO SUDOESTE DA BAHIA

AUTORES: Vieira, J.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Amaral, K.D. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Cardoso, K.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Libarino, C.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Paes, E.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Barreto Junior, W.B. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Santos, J.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA) ; Santos, M.L.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA)

RESUMO: A utilização de estercos bovino, suíno e caprino/ ovino como insumos agrícolas é uma prática comum como adubação orgânica na cafeicultura do Sudoeste da Bahia. Tal adubação propicia a disponibilização de nutrientes e devido ao elevado teor de matéria orgânica, protege os solos do processo de compactação. Por outro lado, A utilização desses resíduos como fertilizantes orgânicos, tem-se tornado uma possibilidade promissora para uma destinação final adequada desses rejeitos. Porém, algumas questões devem ser observadas, pois, estes resíduos podem apresentar elementos tóxicos, de forma que seu caráter poluente deve ser considerado. As amostras dos estercos foram submetidas à digestão ácida assistida por microondas, para posterior determinação dos teores de Cd,Pb,Ni e cu por GFAAS

PALAVRAS CHAVES: Adubo orgânico; Elemento tóxico; GFAAS

INTRODUÇÃO: Os insumos agrícolas comerciais ou subprodutos são materiais orgânico composto de dejetos bovinos, suínos e caprino-ovino e outras fontes alternativas, usados com a finalidade corretiva ou nutricional na agricultura, entretanto vem sendo fonte de contaminação do solo com elementos tóxicos devido à dieta disponibilizada aos animais. O adubo orgânico de origem animal mais conhecido é o esterco que é formado por excrementos sólidos e líquidos dos animais e muitas vezes podem está misturada com restos de vegetais, mantendo assim sua composição variada. Eles são bons fornecedores de nutrientes, tendo o Fósforo e o Potássio rapidamente disponível, o Nitrogênio fica na dependência da facilidade de degradação dos compostos [1]. . O cultivo orgânico é uma técnica que privilegia o uso eficiente dos recursos naturais não renováveis, aliado ao melhor aproveitamento dos recursos naturais renováveis e dos processos biológicos, à manutenção da biodiversidade, à preservação ambiental, ao desenvolvimento econômico, bem como, à qualidade de vida humana. O período de conversão em agricultura orgânica é a fase de transição do sistema de produção convencional para orgânico, tendo como uma das prioridades iniciais a substituição do uso de fertilizantes de origem inorgânicos para os de origem orgânicos [2]. Na cafeicultura é estabelecido um período de dois anos para que as safras recebam o selo de produto orgânico. Os cultivos realizados durante a conversão devem remover grande parte das substâncias tóxicas que foram adicionadas e disponibilizadas no solo pelo manejo tradicional [3]. O objetivo deste trabalho é avaliar a disponibilidade de Cd, Cu, Zn Pb, Ni nos dejetos de bovinos, suínos e caprino ovinos que são aplicados como fertilizantes na cafeicultura do Sudoeste da Bahia.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram coletadas amostras de estercos de bovino, caprino, ovino e suíno, na cidade de Tremedal-Ba no período de 20 a 23 de janeiro de 2013. A alimentação dos animais de regime solto, consiste na utilização de capim, concentrado ração própria e farelo de milho essas amostras foram coletadas em sacos plásticos e levadas ao laboratório de química analítica. Em seguida foram secas em estufa de 60ºc por 24hs, sendo feita a maceração e utilização de peneira. O processamento para se extrair os metais iniciou-se pesando 1g da amostra, em seguida adicionou 6 ml de HNO3 concentrado e então as amostras foram submetidas a uma extração por irradiação através de micro-ondas .O conteúdo foi transferido para um balão de 25 ml e completado com água mili-Q para analise da biodisponibilidade dos metais.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados encontrados indicam que houve disponibilização de metais pesados em amostras de caprino, bovino e suíno, o Zn foi o único elemento que não foi detectado em amostras de caprino/ovino e bovino, entretanto nas amostras de suíno houve presença de Zn, isso não representa a ausência deste elemento nos dejetos de bovino e caprino, ele pode está em concentrações inferiores ao limite de detecção do método .[4] Já os elementos o Cádmio (Cd) e o Chumbo (Pb) foram detectados em quantidade superior em amostras de bovino e caprino e em suíno a proporção foi bem maior, como pode ser observado na Figura 01.

Figura 1

Gráfico dos valores das concentrações de Cu, Ni, Pb, Zn, Cd em mg Kg-1 nas amostras de dejetos utilizados como fertilizantes orgânicos.

CONCLUSÕES: O resultado deste trabalho foi satisfatório, através dos efeitos encontrados é possível verificar que a suplementação na alimentação dos animais influi diretamente na disponibilização de metais pesados no esterco bovino, caprino e suíno estes resultados oferecem risco tanto para o ambiente quanto para a saúde humana, variando os resultados de acordo coma região e o manejo.

AGRADECIMENTOS: CNPQ,FABESB,UESB

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: [1] Brasília, EMBRAPA-DEP, 1984. p.255-89 KIEHL, E.J. Fertilizantes orgânicos. Piracicaba, Editora Agronômica Ceres Ltda, 1985. 492p.
[2]http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/BovinoCorte/BovinoCorteRegiaoSudeste/alimentacao.htm
[3]http://alimentacaoesaude.org/criacao-de-gado nos-afeta -confinado-em-que-isso-
[4]MALAVOLTA,E.1994.Fertilizantes e seu impacto ambiental:metais pesados,mitos,mistificação e fatos.são Paulo :produQuimica.